No rumo da modernização do balizamento A SPH modernizará o atual balizamento náutico das hidrovias interiores do RS, inicialmente na Lagoa dos Patos e no Rio Guaíba, com a substituição das lanternas das bóias luminosas e faroletes. As novas lanternas serão do tipo compacto, que integra a lâmpada (LED), a bateria e o coletor solar no corpo da lanterna propriamente dita. Isso proporcionará maior eficiência à manutenção, além de dificultar o roubo dos equipamentos – atualmente a bateria usada é do tipo automotivo, o que facilita sua utilização ou venda pelos ladrões. O coletor solar, que não é integrado à lanterna, também costuma ser roubado para ser usado para carregar as baterias roubadas. As lanternas provavelmente são utilizadas para decoração... Em seguida, a SPH efetuará a substituição gradual das bóias atuais, feitas em aço, por bóias de polietileno, do tipo mostrado nas fotos anexas. A bóia da foto está em exposição no pórtico central do Porto da Capital, e será colocada na posição da BL-137 (Ponta da Cadeia, Gasômetro) para teste durante algumas semanas, inclusive para avaliação dos alcances visual e luminoso. A bóia é fabricada pela francesa Mobilis, do tipo "River Buoys" (Hidrojet 1200), e a lanterna é da canadense Carmanah, modelo 501 (1,5 MN). As fotos mostram esses equipamentos e registram a visita à SPH do Gerente Técnico da Intersolar, César Roberto dos Santos, representante das referidas marcas, acompanhado pelo Diretor de Hidrovias da SPH, Eng. José Carlos Martins, e por técnicos da área hidroviária - engenheiros Hermes Vargas e Newton Garcia. |
A bóia em testes pela SPH
Fotos: Divulgação SPH