Alternador Yanmar: ouro é mais barato!
A decepção do cliente fidelizado
Andreas Bernauer

22 Jan 2008
Tenho o motor Yanmar GM 30 no veleiro Canibal, comprado em 2004, e está com 690 horas de uso. Estava com o motor ligado para esquentar e estranhei a oscilação de tensão ao carregar as baterias, indo a quase 15 volts, fazendo diminuir a marcha lenta e em alguns segundos, voltando a 12,5 volts, aliviando o motor. Como tive meus instrumentos danificados inexplicavelmente por “possível raio”, como foi dito no serviço técnico da Raymarine SP, mandei verificar o alternador. Foi constatado que o regulador de voltagem está defeituoso e precisa ser trocado. Achei muito prematuro dar defeito com tão poucas horas de uso, mas enfim... Que seja.

O espanto é que, conforme a informação do prestador de serviços estabelecido no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, e especializado em eletrônica, a Yanmar não tem este regulador no estoque brasileiro. Vai custar aproximadamente R$ 750,00!!! Tem que importar do Japão e leva 25 a 30 dias.
Detalhe: um alternador novo, original, de 60 Ampéres, sai por R$ 1.200,00 e também não tem.

Acho um absurdo a Yanmar não ter um estoque de peças, já que existem muitos estaleiros que usam estes motores nos veleiros. Afinal, é sabido que importar um lote de peças sairia muito mais barato que encomendar uma peça só e mandar a conta “com casca e tudo” para o comprador, além de fazê-lo esperar um mês para poder continuar uma viagem...

Apesar da minha total aversão às adaptações, vou instalar um Bosch automotivo...
Deutschland über alles...

Será que a Volvo trata seus clientes da mesma forma?

Comentários: info@popa.com.br