Apoio


Trinta nós de vento com temporal à noite
Mau tempo depende da tripulação

 

Patrocínio


Autoridade Organizadora


Patrocínio


Promoção

Patrocínio


Colaboração

Apoio


Patrocínio
 ARO

Patrocínio
Realização

Levando a sério a brincadeira


Patrocínio

 

Trinta nós de vento com temporal à noite
Mau tempo depende da tripulação
Danilo Chagas Ribeiro

14 Abr 2008
Quem já botou a cara pra fora do carro a 60km/h tem noção do que seja 30 nós de vento. E quem já ficou um minuto com a cara pra fora da janela a 60 por hora, tem muito melhor noção.

O entendimento do que seja navegar com 30 nós de vento pode melhorar quando a ventania surge de repente. Navegar com chuva e trovoadas, e com as ondas que fazem parte do kit de 30nós, deixam a percepção ainda mais clara. Raios iluminando a crista das ondas na escuridão da noite é um cenário que poucas pessoas assistiram. Este é o quadro que teríamos visto se tivéssemos largado para Tapes nesta sexta-feira no IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes.

Depois de uma bonança sempre vem uma tempestade
O dia previsto para nossa largada em direção a Tapes havia sido sensacional. Azulaço e quente, com ventos amenos de até 15 nós. Eram ventos favoráveis para descer o Rio Guaíba, como pretendíamos! No entanto, às 21h da 6ª feira, horário previsto para a largada, a pressão havia caído de 1012 para 1004 milibares. O que já estava ruim, piorou. O céu começou a nublar rapidamente. A sucessão de ocorrências meteorológicas que logo presenciaríamos não causou surpresa.

Matando vaca na pedrada
Às 22:30h estava completamente nublado em Porto Alegre (imagem acima). Aí pelas 11 horas da noite o Comte Dieter Brack mediu 23 nós de NW, no Iate Clube Guaíba. As adriças batiam freneticamente contra os mastros no Veleiros do Sul. Em seguida veio a chuva. A estação do Jangadeiros chegou a marcar 29,7 nós. Estava chegando a Porto Alegre a encrenca que horas antes atravessou a fronteira em Uruguaiana a 40 nós, matando vacas com pedradas de granizo do tamanho de um ovo, destelhando, assustando.

Antes da meia-noite começou a trovejar na capital gaúcha. Faltou luz em parte do bairro Ipanema, na zona Sul. Era raio caindo por todo o lado. A NoAA registrou Cumulonimbus (nuvem da tempestade) e 20 nós de vento no aeroporto Salgado Filho à meia-noite (veja aí ao lado*).

A encrenca durou umas duas horas, até que a pressão passou para 1008mb.

"Nós não vamos!"
Afinal, 30 nós tem cheiro de apocalipse?
Não, absolutamente. Esse vento é considerado "Vento Forte", ou "Força 7" na Escala Beaufort que classifica as condições do vento e do mar. A título de referência, "Força 4" é vento considerado "Moderado" (11 a 16 nós). Um "Temporal Desfeito", ou "Força 10", pode ter mais de 50 nós. "Força 7" gera avisos de mau tempo pela Marinha.

Se com 25 nós algumas regatas da classe Oceano são canceladas, imagine-se o efeito de 30 nós quando a maioria dos participantes está na categoria "cruzeiro", isto é, a passeio, incluindo tripulações sem experiência e outras compostas por apenas um casal. Assim que o Comte Dieter Brack leu a previsão do tempo na Reunião dos Comandantes que adiou o Cruzeiro-Regata, a esposa de um comandante presente bradou: "Nós não vamos!". Os mais experientes podem não ter dado muita bola para aquela previsão. Afinal, mau tempo depende da tripulação. Ao reunir-se mais de 50 embarcações com tripulações desniveladas, é preciso cautela.

Praia com ondas e lagoa mexida
Segundo a Comodoro Christina Tina Silveiro, ventou forte do Oeste em Itapuã durante toda a noite de sexta-feira. Isso quer dizer que na Praia do Sítio, onde fundearíamos na madrugada de sábado, teríamos tido uma noite, no mínimo, muito incômoda por causa das ondas. A ventania não durou muito, mas segundo a Tina, que entrou na lagoa para conferir, o vento era sul e a lagoa estava bem mexida na manhã de sábado. Como explicou o comandante Geraldo Knippling, "o vento sul 'atropela' as ondas remanescentes vindas do norte e causa aquelas cavas quase verticais que todos nós conhecemos". Em Tapes, disse o Comandante Emilio Oppitz, o dia foi chuvoso com ventos do quadrante sul.

Acertos e erros da meteorologia
Não fosse a previsão dos meteorologistas locais consultados na véspera (Eugênio Hartbart e Cleo Kuhn), teríamos largado, certamente, porque as previsões na Internet minimizaram a tempestade vinda do Oeste do RGS. A CPTEC previu 1/3 do vento ocorrido, regado a chuvinha de 3mm/h. O Windguru previu ainda menos vento e uma garoa em vez da pauleira. A previsão da SOMAR/IRGA para Guaíba, a 20km de Porto Alegre, apontava para apenas 7nós de vento e 1mm de chuva para toda a madrugada de sábado. Pelo menos alertou para tempestade.
____________
(*) 11:00PM EDT = 00:00h local

Aviso do IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes

Veja em breve mais informações no Popa

Comentários, sugestões: info@popa.com.br


 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics