Dicas do Comte Emilio Oppitz 02 Abr 2008 Além de fornecer detalhes sobre a navegação, o comandante tapense forneceu alguns waypoints especiais, como o de um antigo farolete submerso próximo ao Farolete Pau do Hugo (S30º 45,988' W051º 21,092', NE do Pau do Hugo), e do "Ponto X", como batizou um ponto de passagem entre a bóia do Pontal de Santo Antônio (S30º 49,805' W051º 18,370', SW da bóia) e o farolete "Pau do Hugo". A palestra foi enriquecida com comentários dos presentes. Na abordagem sobre cada um dos obstáculos do percurso (naturais, ou não), foi esclarecido que deve ser evitada a navegação noturna a leste da linha entre a Ponta Grossa e um ponto de passagem a 0,5MN ao sul da Ilha Francisco Manuel. Isso garante distância das Pedras de Belém Novo, das Pedras do Arado Velho, da Pedra da Vovó e das Netinhas (em volta da Vovó). Considerando que o Guaíba tem estado baixo, a opção pela navegação através do canalete em frente ao Jangadeiros, em vez do canal de navegação do rio, deve ser bem analisada. A bóia amarela do DMAE, que sinaliza originalmente a extremidade de um duto nas proximidades da Ponta do Arado Velho, agora sinaliza o próprio duto. O duto é de plástico e está boiando. O comandante Pedro Sidou comentou que as coordenadas do local do naufrágio da embarcação "Arquiteto", ocorrido no ano passado, foram marcadas pela tripulação do rebocador que o trazia do sul, em torno de uma milha ao norte do local. Para evitar problemas, navegue entre a costa oeste e o navio naufragado Álvaro Alberto. Consta que o farolete sobre este navio não está operacional e que a bóia sobre o navio naufragado Rio Negro garrou. A sinalização do Guaíba e da Lagoa dos Patos, de modo geral, apresenta problemas. A navegação deve ser feita por GPS, principalmente no Guaíba à noite. O Comte Emilio abordou outros temas, como "redes de pesca", que teve especial interesse dos presentes. Diversos aspectos sobre a navegação na Enseada de Tapes foram abordados, incluindo os turísticos. Na chegada dos barcos ao CNTapense haverá orientação por VHF sobre o trapiche e o box a utilizar. Haverá placas de sinalização identificando os trapiches e os boxes. Estiveram presentes velejadores dos clubes náuticos de Porto Alegre e do CNT, incluindo o comodoro deste último, Luis Eduardo Cidade. Ao final da palestra, o Comte Emilio, que veio de Tapes especialmente para fazer a palestra, foi aplaudido de pé. Foi bem merecido. Agradeço também à Comodoria do Veleiros do Sul pela cortesia de ceder-nos o local para a palestra, e ao funcionário Ricardo, da Secretaria Esportiva, pela atenção dedicada.
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