Apoio
|
Aviso de Adiamento
Chegada do que poderá ser uma das piores
frentes frias
em 20 anos adia evento
|
Patrocínio
|
Autoridade Organizadora
|
Patrocínio
|
Promoção
|
Patrocínio
|
Colaboração
|
Apoio
|
|
Patrocínio
|
Realização
Levando a sério a brincadeira |
Patrocínio
|
|
Aviso de Adiamento
Chegada do que poderá ser uma das piores
frentes frias em 20 anos adia evento
Danilo Chagas Ribeiro
11 Abr 2008
No final da tarde de ontem a Comissão Organizadora do IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes decidiu adiar a largada, por 6 votos a 1. A decisão foi comunicada na noite de ontem aos 40 comandantes reunidos na Reunião dos Comandantes, na sede do Veleiros do Sul.
Previsões e consultas
Depois de quase uma semana observando diariamente previsões meteorológicas desencontradas, resolvemos consultar dois renomados meteorologistas gaúchos. O Comandante Dieter Brack, membro da Comissão Organizadora, conversou com Eugênio Hackbart (METSUL) e com Cléo Kuhn (INMET), especificamente sobre a realização do Cruzeiro-Regata.
-Hackbart disse que está por chegar uma frente fria forte de sexta para sábado, com vento forte, chuva e grande queda de temperatura, informou Dieter. -No sábado o vento deve roncar de WSW, disse ainda Hackbart. Cléo Kuhn previu que choverá durante todo o sábado, e que na passagem de NW para Sul, o vento alcançará de 25 a 30nós.
A reunião ainda não havia terminado quando chegou a fulminante previsão do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, publicada em destaque no site da METSUL, às 16:58h de ontem (os grifos abaixo são do Popa):
MetSul Meteorologia alerta para chuva forte a intensa, e frio de inverno no RS
Radicais mudanças do tempo são uma característica do tempo no Rio Grande do Sul em qualquer época do ano, mas ocorrem com maior freqüência no período mais suscetível ao ingresso de massas de ar frio entre o outono e a primavera. Os gaúchos devem se preparar para o que pode acabar provando ser uma das mais fortes massas de ar polar a atingir o estado nesta época do ano nas duas últimas décadas. O ar frio, entretanto, será antecedido por um evento de chuva que igualmente pode provar ser muito significativo. Tudo começa já nesta sexta-feira. O Rio Grande do Sul vai ter um dia de sol e nuvens, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do período no sul e no oeste. A aproximação de uma frente fria pelo sul determinará uma condição conhecida como pré-frontal em que é favorecida uma forte elevação da temperatura. Apesar do começo de manhã agradável, a tarde deve ser de calor. Áreas de instabilidade pré-frontais podem provocar chuva, forte em pontos isolados, e temporais localizados da tarde para a noite especialmente nas metades sul e oeste.
Com esse quadro, não podemos mesmo desatracar para Tapes hoje.
-Ventos de 25 a 30 nós na virada de NW para Sul, com 54 embarcações fundeadas na Praia do Sítio, com frente NW?
-Ventos de 25 a 30 nós roncando na cara, na Lagoa dos Patos?
-Correr o risco de enfrentar uma das piores frentes a atingir o RGS em 20 anos?
Tudo isso ainda é previsão. Mas com a também "previsão" de quase 200 tripulantes a bordo em cruzeiro de 70 milhas náuticas pela Lagoa dos Patos, com algumas tripulações inexperientes e outras compostas por um casal apenas, não há mais o que fazer a não ser acatar a opinião dos especialistas e adiar a largada.
Apesar de lamentar que a encrenca esteja por ocorrer justamente agora (carta sinótica acima), fiquei muito contente com a decisão da Comissão Organizadora, que inclui cruzeiristas e velejadores de regata. Em que pese o adiamento involuntário, houve compreensão dos comandantes. O Comandante Márcio Lima, da Equinautic, co-patrocinadora, que veio do Rio de Janeiro antecipadamente para participar do IIº Cruzeiro-Regata P. Alegre - Tapes, disse que diante das previsões disponíveis, o adiamento foi acertado. Outros comandantes externaram a mesma opinião ao final da reunião, apoiando a decisão. Não houve manifestação contrária.
Para quando foi adiada a largada?
Ainda não é possível informar a nova data. Pela previsão disponível (CPTEC "15 dias", ao lado), no próximo final de semana o vento chegará aos 20 nós (10m/s), de sudeste. Observe ainda no gráfico, que o ventão de 25 nós está previsto pela CPTEC somente para a madrugada de 2ª feira. Em breve saberemos dos erros e acertos da meteorologia.
Além disso, diversos comandantes presentes informaram que já têm atividades programadas para o próximo final de semana (é feriadão, dia 21, 2ªfeira, é Tiradentes).
A nova largada será realizada na primeira oportunidade plausível, a critério da Comissão Organizadora.
Passa para 54 o número de embarcações inscritas
Novas inscrições foram realizadas ao final da reunião. Subiu para 54 o número de embarcações inscritas, representando 177 tripulantes.
Certamente que o significativo número de tripulantes será preponderante na determinação da nova data.
Placas e adesivos
A Triativa, do Comandante Fernando Maciel, apresentou as placas comemorativas que cada tripulante receberá pela participação. Os adesivos para os barcos, também fornecidos pela Triativa, co-patrocinadora do Cruzeiro-Regata,, foram entregues aos comandantes.
Muita gente terá que mudar os planos
O adiamento representou mudanças de planos para muita gente. Além de todas as tripulações inscritas, também mudaram os planos os marinheiros do Veleiros do Sul que embarcariam para apoiar o evento, a banda da Brigada Militar que tocaria no Veleiros e a bordo do Vitya, os funcionários do Clube Náutico Tapense que se preparavam para receber os participantes, os funcionários da Secretaria de Turismo de Tapes que organizava o churrasco, o pessoal da Marinha do Brasil que acompanharia as embarcações em Porto Alegre e em Tapes, jornalistas e fotógrafos que cobririam o evento, pescadores com atuação de Porto Alegre a Tapes solicitados a evitar o uso de redes, comandantes de embarcações de apoio de sobreaviso, e até o técnico que dispararia os fogos de artifício na largada, para citar alguns. A reserva do ônibus especial para o retorno a P. Alegre foi cancelada. Idem a contratação do equipamento de som para as festividades da largada.
A logística para a realização dos eventos do Popa tem crescido bastante.
(Aviso aos Navegantes, da Marinha do Brasil)
O evento precisará ser novamente programado, representando mais horas ao telefone, outras dezenas de e-mails, novos avisos e mais reuniões, novas reservas de locais, agendamento de profissionais, etc. Mas enfim, quem navega sabe que quem manda mesmo nessa brincadeira é o tempo.
A propósito, minha Tia Rosa, que morreu velhinha há uns 30 anos, costumava dizer:
-Quer mentir? Fala do tempo!
Agradecimentos
Agradecemos a todos os inscritos, às autoridades, aos patrocinadores, apoiadores, parceiros e a todos que de alguma forma colaboraram para que chegássemos até aqui. Agradecemos também aos meteorologistas Eugênio Hackbart (METSUL) e Cléo Kuhn (INMET) pelas previsões especiais, e também ao Veleiros do Sul pela sede disponibilizada para a realização da reunião, e especialmente a atenção da secretaria esportiva. Esperamos poder em breve anunciar nova data de largada.
Imagens: CPTEC
Aviso do IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Veja em breve mais informações no Popa
Comentários, sugestões: info@popa.com.br
11 Abr 2008
Roberto Gruner/CDJ
Danilo,
Mesmo com os transtornos criados em função do adiamento, foi correta e segura a decisão. Não podemos prever, assim como o clima, o que poderia acontecer a uma flotilha de mais de 50 embarcações enfrentando uma situação destas na Lagoa.
Prevenir é melhor que remediar.
Um abraço.
Roberto
11 Abr 2008
Maximilia S de Paula/ICG
Danilo, Bom dia!
Lamento que a comissão organizadora do evento e principalmente você, tenham que preparar novamente um evento dessa amplitude, são coisas que o tempo propicia aos velejadores: ter paciência e recomeçar.
Mas acredito que as tripulações irão agradecer não terem que enfrentar a fúria da Lagoa com ventos "na contramão".
Maxymilha S.
Veleiro Garoa
11 Abr 2008
Andreas Bernauer/VDS
Estava já me preparando para um grande e divertido evento, mas tenho que dar os PARABÉNS para a Comissão Organizadora pelo zelo com que cuida de seus eventos.
SEGURANÇA vem primeiro. Churrascos vem depois...
Tô pronto para zarpar, seja quando for.
Grande abraço a todos.
Andreas / Canibal
11 Abr 2008
Patrícia Lima/jornalista
Puxa, Danilo, que pena. Traídos pelo mau tempo. Mas tudo bem, a segurança de todo mundo é mais importante.
Contem comigo na próxima data.
Abraço
Patrícia
11 Abr 2008
Fábio de Lima Beck/CDJ
Meus cumprimentos à decisão da Comissão Organizadora.
Embora não estivesse inscrito, vinha acompanhando com interesse toda a movimentação. Deve ter sido uma decisão difícil em função do enorme investimento feito e resumido acima pelo Danilo. Cumprimentos também pela maneira informal e ao mesmo tempo consistente de comunicar a decisão, característica típica do nosso Popa.
Bons (menos) ventos, Fábio/Lucky.
11 Abr 2008
Fernando Maciel/VDS
Danilo,
Manifesto aqui meu apoio ao adiamento da II Poa-Tapes.
Decisão mais do que acertada, visando antes de mais nada a segurança de todos.
Imagino a encrenca que este adiamento causou, deves ter passado o dia fazendo ligações e passando e-mail.
Desmarcar tudo... Madrinha, Banda, Apoio da Marinha, Marinheiros do VDS etc.
Haja... Até breve.
Fernando Maciel
Veleiro Planeta Água
11 Abr 2008
Ivan Ney da Rosa/CNT
Danilo,
Voltando da loja Equinautic, por volta das 18:30 hs, desta sexta-feira, não pude deixar de olhar o horizonte. Nuvens muito escuras anunciando a chegada da frente fria. Senti uma sensação de alívio ao pensar que naquele momento várias embarcações estariam sendo preparadas para o início do evento. Cheguei a imaginar os olhares preocupados dos Comandantes e tripulantes, frente as incertezas e os riscos de dezenas de embarcações fundeadas no Sítio ao sabor das travessuras do mau tempo. Neste momento, ficou confirmado prá mim a sábia decisão de adiar a nossa tão esperada festa. Mesmo que o tempo mude, que o sábado e domingo fiquem bonitos, a confirmação já foi feita, de que a decisão foi a mais acertada. Parabéns a toda a comissão organizadora, por cuidar da nossa segurança!
Ivan
Veleiro Shambhala - CNT
12 Abr 2008
Eduardo Secco Hofmeister Ferrugem/VDS
Parabéns pela acertada decisão do adiamento do Cruzeiro Poa-Tapes.
Um abraço
Ferrugem
12 Abr 2008
Geraldo Knippling/VDS
Muito sábia a tua decisão de transferir a data da regata/cruzeiro para Tapes. Mesmo não concretizando a frígida previsão sobre a "mais forte massa polar dos últimos 20 anos", fora de dúvida uma navegada de 50 barcos de Itapuã ao Pontal de Santo Antônio com chuva e vento sul não deixaria de ser aquele "melê"! Ainda mais que estava previsto o vento rondar rapidamente de NW para sul. Nesse caso o vento sul iria "atropelar" as ondas remanescentes vindas do norte e iria causar aquelas cavas quase verticais que todos nós conhecemos.
13 Abr 2008
Geraldo Moeller/VDS
Oi Danilo!
Apesar de não estar inscrito nessa competição, tenho acompanhado a previsão do tempo e me preocupado um pouco. A decisão de adiar na reunião dos Comandantes foi muito acertada, apesar de me imaginar o quanto tiveste de preocupação em refazer tudo para o adiamento. Meus parabens pela sua coragem no evento.
Geraldo Moeller
14 Abr 2008
Eduardo Cardoso
Danilo,
Acho que foi acertada a decisão de adiar a regata.
Confesso que fiquei chateado a princípio, mas vi depois que foi a decisão mais acertada.
Acabei saindo na sexta feirta à noite para navegar com mais dois amigos e na madrugada veio a chuvarada.
Ficamos aportados no Lessa e pela manha fomos dar uma volta na Lagoa, mas logo que chegamos vimos que a coisa estava feia. Com a mudança repentina de vento, vinham ondas de todos os lados e logo demos volta.
Imagine ir batendo com vento na cara até Tapes....
Abraço Eduardo
14 Abr 2008
Nelson Ferreira Fontoura/CDJ
Na sexta-feira passada, horas antes da saída prevista para a regata Poa-Tapes, eu havia tirado uma motinho nova em uma concessionária. Entretanto, como faria uma excursão com alunos da PUCRS no fim-de-semana, e por isso não iria à Tapes, coloquei uma capa na moto, que ficaria no estacionamento descoberto do meu prédio. Não queria molhar a coitadinha já no primeiro dia. Na hora da porranca me ligaram da portaria: o vento havia derrubado a moto, com todos os seus150 kg. Eu é que não queria estar navegando à noite com esta brincadeira. Foi uma decisão acertada em cancelar a regata Poa-Tapes. Principalmente porque agora, quem sabe, eu consiga ir.
Abraços,
Nelson
14 Abr 2008
Pedro Boletto/CDJ
Caro Danilo!
A satisfação de estar em casa abrigado superou a frustação do adiamento.
Abraços
Pedro
14 Abr 2008
Ademir de Miranda Gigante/ICG
Parabéns a organização da regata Porto Alegre Tapes, pela decisão acertada no correto adiamento, comprovando que leva a brincadeira a serio.
Bons ventos
Gigante
Entre Pólos
|