Barcos 832

Velejada de Porto Alegre a Jaguarão RS
(via Rio Guaíba, Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo e Rio Jaguarão)


Ilha Grande, Canal São Gonçalo RS

Luiz Fernando Pereira

 

Ilha Grande, Canal São Gonçalo RS

Luiz Fernando Pereira

 

Lagoa dos Patos, rumo ao Bujuru

Luiz Fernando Pereira

 

Lagoa dos Patos

Roberto Gruner

 

Rio Jaguarão, Jaguarão RS (fronteira com o Uruguai)

Luiz Fernando Pereira

 

Rio Jaguarão, Jaguarão RS

Luiz Fernando Pereira

 

Uma viagem em torno de 250 milhas náuticas por águas doces através do Mar de Dentro


Comentários recebidos

21 Dez 2010
Roberto Gruner

Estas fotografias foram obtidas em outubro passado quando o Graxaim e Cabo Rico foram até Jaguarão. A minha última vez para aquelas latitudes já se vão alguns anos.
O grande obstáculo para veleiros de calado maior é o famoso sangradouro, localizado na saída do São Gonçalo e entrada da Mirim ou vice-versa, saída da Mirim e entrada do São Gonçalo.
Nesta ocasião, o canal estava com profundidade de 2,50 m e sem problemas de navegação. Infelizmente, não tenho referência de outro ponto para poder comparar, sugiro contatar o pessoal do clube náutico de Jaguarão, eles certamente devem ter um acompanhamento mais frequente. Sabes que as variações na Mirim são consideráveis, motivo pelo qual existe a eclusa em Pelotas.
Outro fator que requer cuidado são os espigões de pedras nas margens do Rio Jaguarão, em ambas as margens. Dependendo da situação do rio eles ficam submersos, criando um sério obstáculo à navegação. Neste caso é importante obter cartas para ajudar na sua localização. Sei que alguns velejadores as possuem, em formato A4 e que são muito úteis neste momento.
O calado no São Gonçalo, Mirim e Jaguarão não tem nenhuma consideração, tudo safo. Tem um site muito conhecido, tal de Popa, onde pesquei uma narrativa do Passatempo, inclusive com waypoints do Rio Jaguarão: http://www.popa.com.br/_2009/DIARIOS/mirim_adriano-machado/index.htm

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Roberto.

20 Dez 2010
Evilasio Tolomeotti

É possível navegar com veleiro (calado = 1,90m) da Lagoa do Patos à Lagoa Mirim pelo canal de S. Gonçalo até Jaguarão? Ou só com veleiro de quilha retrátil?
Este site está de parabéns pelas belas fotos publicadas bem como pelas suas reportagens!
Abraços,
Evilasio Tolomeotti


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail