Barcos 897
Guilherme Sucena

Barcos da Holanda (1)

A Holanda, ou Países Baixos, tem muito de navegação em sua história. O registro náutico mais antigo encontrado por lá é uma canoa, construída a partir de um tronco de pinho, em 6500 aC, ou seja, 8.000 anos antes de Cabral chegar ao Brasil. No século XVI um navegador holandês tentou a navegação para a Índia, através do Ártico. No século XVII invadiram o nordeste do Brasil com suas embarcações à vela.
Com costa para o Mar do Norte, a Holanda tem mais da metade de sua extensão territorial em altitudes abaixo do nível do mar (delta dos rios Reno e Mosa). Protegidos por barragens de mais de 3.000km, construídas para conter as águas do mar, inúmeros canais de navegação fazem da navegação fluvial o principal meio de transporte da Holanda.
A indústria naval holandesa construiu a maior frota mercante do planeta há alguns séculos, e construiu também o Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil.
Frequentemente velejadores holandeses vem navegando ao Brasil, seguindo o caminho do comandante Jan Engels, do veleiro Jamaluce (Bruce Roberts 43), um inveterado velejador que já cruzou a costa do Brasil inúmeras vezes. Recentemente uma velejadora holandesa tornou-se a pessoa mais jovem a circum-navegar o planeta sozinha. São alguns fatos que mostram a tradição da Holanda na navegação.
O Comandante Guilherme Sucena, do Rio Grande Yacht Club, apresenta uma belíssima coleção de fotografias por ele tomadas na Holanda, e publicadas mensalmente pelo Popa.com.br a partir de Fev 2012.

Canais de Amsterdam
Observe o primor da proteção encordoada no casco

 

Canais de Amsterdam
Observe o acabamento da defensa encordoada e o capricho no verniz do casco

 

Centro de Rotterdam
Vídeo mostra o buzinaço do Berezina desatracando (YouTube)

 

Centro de Rotterdam
Casco impecável

Comentários recebidos

09 Fev 2012
Bandil

Belas fotos, Guilherme
Parabens.
Abraço,
Bandil

08 Fev 2012
Richard

Guilherme, parabéns pelas fotos e pelo artigo. Estes holandeses são bons mesmo. Um exemplo e a Boskalis- Smit e suas tradições de serviços  marítimos...

08 Fev 2012
Guilherme

Obrigado Rudi.Estou morando em Curitiba mas ainda na volta dos barcos.
Abração!!

07 Fev 2012
Emilio Petry Oppitz

A mais ou menos 20 anos, o casal de holandeses Peter e Lennie aportaram aqui em Tapes, onde fizeram muitos amigos pois gostaram tanto, que ficaram na área, Tapes, POA, por dois anos. Foram embora em 1992.
Mantendo a tradição comentada, dos holandeses, navegaram por 20 anos e 1 mes, fazendo 100.000 milhas.
Depois disto já vieram aqui visitar os amigos, de avião. São pessoas muito especiais. Holandeses.

07 Fev 2012
Rudi Schultz
Guilherme:
Parabéns pelas fotos da Holanda. Perguntei por ti no Iate Clube de Rio Grande, no fim de semana passado. Abraços, Rudi Schultz

05 Fev 2012
Zecaso
Guilherme:VC É D +.
SDS.

05 Fev 2012
Raymond
Sem duvida, os holandeses tem agua salgada nobre nas veias!

05 Fev 2012
Maria da Graça Sucena
Maravilha! Fiquei encantada, por ler sobre a Holanda e sua tradição marítima e pelas belas fotos de diferentes locais.


Envie seus comentários e sugestões

Nome
 
e-mail