Paisagens 1665 (3/3)
João Paulo Lucena
Brasil recebe mundial de Soto 40 em Florianópolis Com o convite recebido para participar da cobertura de imprensa da terceira etapa do Mitsubishi Motors Soto40 World Championship, um dos monotipos mais modernos e rápidos do planeta e pela primeira vez no Brasil, não perdi tempo em preparar meu equipamento fotográfico e rumar para a raia de Jurerê, em Florianópolis/SC, para acompanhar a abertura da competição. Com 11 veleiros inscritos representando Argentina, Alemanha, Brasil e Chile, a organização esteve impecável. O palco foi uma das mais belas paisagens catarinenses, com raia montada a um quilômetro da praia a partir do Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade, com ventos de todos os quadrantes e intensidade, tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas. Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído pela MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um monotipo oceânico de alta tecnologia e com flotilha hojeconcentrada na França, Alemanha, Portugal, Chile, Argentina e Brasil. A embarcação foi concebida enfatizando a sintonia entre velocidade e equilíbrio, fácil construção e o emprego de vários componentes em fibra de carbono, destacando-o no cenário da vela e atraindo alguns dos melhores velejadores do mundo. Em Jurerê, além do multicampeão olímpico Torben Grael comandando o veleiro Magia V Energisa, estavam também o Pajero, atual campeão brasileiro de S40; o Carioca 04, de Henrique Haddad, em preparação para as Olimpíadas de 2016, o Carioca 25 de Roberto Martins e o Crioula 29, do gaúcho Samuel Albrecht, velejador olímpico que já venceu a Semana de Vela de Ilhabela e que representou o Clube Veleiros do Sul. O evento foi composto por uma série de dez regatas em barla sota, sendo duas por dia, vencendo a equipe com menor pontuação cumulada no geral e sem descartes, exigindo dos participantes muito preparo, perícia e habilidade no momento de traçar estratégias e conduzir a sua embarcação. O conceito de one design, segundo o qual todos os veleiros são idênticos em tamanho, peso e área das velas, deixando a capacidade e o talento de cada uma das tripulações para definir o vencedor, tornou as provas ainda mais emocionantes e imprevisíveis. Nesta primeira edição do Mitsubishi Motors Soto40 World Championship realizada no país o primeiro lugar foi conquistado pela tripulação do veleiro Patagônia (Argentina), de Norberto Alvarez, classificando em segundo o Pajero (Brasil), de Eduardo Souza Ramo e em terceiro o Itaú (Chile), de Dag von Appen. O gaúcho Crioula 29 ficou em oitava posição. Pessoalmente, a oportunidade de conhecer uma categoria top da vela mundial foi inesquecível, em especial porque nas regatas de treino a organização da Mitsubishi me possibilitou embarcar no veleiro chileno Estampa del Viento, e testemunhar ao vivo e a cores toda a emoção e a adrenalina de uma prova de altíssima performance em nível internacional. A única condição foi utilizar colete e capacete. Como resultado algumas das imagens emocionantes que acompanham este relato. Já a conclusão foi que não é nada fácil participar de regatas de S40 agarrado com uma só mão no guarda-corpo de popa e a outra manejando a câmera fotográfica... Não vejo a hora de acompanhar a próxima! FICHA TÉCNICA DO SOTO 40: Comprimento total: 12,3m
João Paulo Lucena Porto Alegre, 16/05/2015 |
Comentários Recebidos 1 |