Paisagens 828 (3/3)
Fabiano Krause Vieira

Passeio de caiaque no Arroio Araçá, afluente do Rio Guaíba,RS

 

 

 

 

 

 

Para quem quiser navegar de caiaque no Arroio Araçá
Eu e o amigo Germano (do caiaque amarelo claro) somos leitores assiduos do popa.com.br e, de tanto ver fotos do Araça, fomos lá conferir de perto. O grupo de remadores é conhecido como "EXA Expedições e Aventuras".

Acesso rodoviário ao local de partida
Passada a Travessia Régis Bitencurt, siga pela "Estrada do Conde", passando por Guaiba pra desviar dos pedágios. Em Guaiba passe pelo calçadão e siga até a Aracruz. Continue em frente até o bairro Alegria, em Guaiba, onde termina o asfalto. Continue por estrada de chão por mais 18 km até a Barra do Ribeiro. Chegando em Barra do Ribeiro vá até a Praia Recanto das Mulatas, que é a praia mais ao sul. Deixe lá o carro, em estacionamento à beira do rio (é possível visualizar o local no Google Earth). O percurso desde P. Alegre é de aproximadamente 45km.

Percurso navegado
Da beira da praia até a foz do Arroio são 6km remando. Subimos mais uns 9km arroio acima, fizemos uma parada em um local de acampamento na margem esquerda do arroio, onde há uma arvore bem na beira que usei de apoio pra desembrarcar do caiaque. Depois subimos o arroio e voltamos parando em algum ponto da margem direita, e por fim saimos do Arroio e fizemos mais uma bela parada em uma praia de areia branca na Ponta do Salgado, e de lá retornamos à Barra do Ribeiro.

Mais
Saimos pra agua às 9:00 hs e voltamos as 15:30 hs após navegar 33km sem nenhuma pressa, com os companheiros Germano e André sendo cinquentões, e eu e o Gustavo temos trinta e vários anos hehehehe
Nosso grupo de canoagem, só no box que alugamos no C.R.A.Barroso é de 12 remadores, fora o pessoal de outros clubes e sem clube que remam conosco, mas nesta época do ano é dificil levar o pessoal pra agua.
Fabiano

 

-o-