Definindo o Guaíba
Fatores de classificação determinam que Guaíba é um rio
Prof. Elírio E. Toldo Jr.

27 Abr 2009
O debate sobre a correta definição do Guaíba envolve dois problemas fundamentais.

O primeiro problema é o nome do ambiente, ou seja, a toponímia, o nome próprio. Antes de tudo o Guaíba tem nome, e este nome é “Rio Guaíba”. É o nome popular do Guaíba, consta nos mapas, nos livros, e historicamente é descrito como Rio Guaíba.

O segundo problema é a classificação do ambiente. O Guaíba apresenta alguns elementos descritivos de três tipos de ambientes; rio, lago e estuário. Dentre os parâmetros descritivos, o morfológico, hidrodinâmico e sedimentológico que usualmente são utilizados para uma classificação, no Guaíba se destaca a morfologia do “canal”. Trata-se de uma feição de fundo que atravessa todo o ambiente e onde se encontram as maiores profundidades. Canal é uma feição de fundo construída por um rio.

Também, as grandes dimensões do canal são ainda suficientes para controlar o padrão de circulação de suas águas, e do escoamento direcionado predominantemente para sul, comportamento típico de rios. Além disto, a distribuição dos sedimentos de fundo obedece muito mais um padrão fluvial do que lacustre.

Os fatores hidrodinâmicos, morfológicos e sedimentológicos são os de maior relevância para classificação do Guaíba, e para classificá-lo principalmente como rio.

Saudações, Elírio

____________________________________________
Prof. Elírio E. Toldo Jr.
Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica
CECO - IG - UFRGS
Porto Alegre,RS

Fotos: Rio Guaíba/Arquivo do Popa.com.br/Danilo Chagas Ribeiro

Índice de artigos publicados sobre o tema no Popa.com.br

Comentários: info@popa.com.br