Radar de banda larga
Com o lançamento dessa inovação é dado um decisivo passo na navegação eletrônica para barcos de menor porte
Geraldo Knippling

05 Jun 2009

O que é
Um equipamento de preço equivalente aos radares convencionais, extremamente compacto, scanner com diâmetro de 48 cm. Consumo de energia 30% inferior. Imagem com melhor definição, principalmente à curta distância, permitindo melhor identificação de barcos e outros alvos dentro do porto. Não houve melhoria quanto ao alcance, devido ao diâmetro reduzido da antena.

Outras vantagens: Não necessita de tempo de aquecimento nem há retardo de standby para on. Podem ser sobrepostas no display outras fontes de informação, como no radar convencional. Devido à baixa potência, a emissão de radiação nociva ao ser humano é quase zerada. 


                         Radar de banda larga                                                          Radar convencional

Como funciona
Ao contrário do radar convencional que usa pulsos de 2 a 4 kilowatts, usa transistores para transmitir em freqüência modulada contínua de 0.1 watt. Para isto usa duas antenas giratórias sobrepostas: uma para transmitir e outra para receber. A distância dos alvos é medida por diferenças de freqüência em vez de pulsos.

De um modo geral, quanto mais alta a localização do radome, tanto maior o alcance, dependendo ainda do tamanho e da eficiência da antena. O radar de banda larga no entanto, poderia ser montado próximo ao convés, graças à reduzida emissão de radiação nociva, a uns 3 ou 4 metros da superfície, sacrificando o longo alcance mas fazendo uso da sua capacidade de definir alvos a curtíssima distância, como estacas e trapiches dentro do porto.

O equipamento já está sendo comercializado pelas marcas Navico e Simrad, entre outras.

 

Radome de apenas 48 cm de diâmetro.
7 cm mais de altura para acomodar as
duas antenas.

 

 

 

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Fotos: Revista Yacht


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