Simulador de Vela do Rio Grande Yacht Club
Crianças "velejam" com qualquer tempo
Lucio Ribeiro*

05 Set 2009
O
Simulador de vela foi construído para suprir as necessidades das Escolas de Vela Vivavento e João Hugo Altmayer do Rio Grande Yacht Club e ter mais esta ferramenta na qual as crianças pudessem velejar mesmo em dias de muito frio, chuva, vento forte e também de poder treinar manobras básicas, em local seguro e com o instrutor ao lado para tirar qualquer dúvida dos alunos iniciantes.

Funcionamento
O equipamento é acionado pelo leme, que tem um sensor eletrônico ligado a um motor elétrico. O barco pode arribar e orçar. Ligando-se o ventilador, o vento faz as viradas de bordos, e jibes podem ser aprendidos facilmente sem nenhum perigo, e o barco tem a mesma resposta de como se estivesse velejando na água.

Portabilidade
O equipamento também é transportado para eventos e feiras para que seja utilizado pelo público infantil em geral e desta forma, contribuir para desenvolvimento da mentalidade náutica de nossa cidade sendo assim um dos principais focos da escola do RGYC.

Projeto
Sendo assim, foi solicitado ao Associado, Engenheiro WEBER ÁVILA MARTINS o projeto de um equipamento que pudesse suprir tal necessidade, velejador apaixonado pela águas, barcos e desafios, procurou na internet modelos de simuladores de vela já existentes para saber como poderia ser feito. Após muita procura, descobriu-se que este tipo de ferramenta não é tão comum quanto se pensava, e estima-se que existam no máximo dois similares no Brasil.

Execução
A partir de então começou a construção e a procura dos materiais a serem empregados, e como todo equipamento sairia muito caro para ser comprado, buscou-se patrocínios para o início do projeto. A conquista do simulador tornou-se possível devido à grande ajuda de patrocínio das empresas que acreditaram no projeto, TECON RIO GRANDE S/A, CRIZEL MOTORES ELÉTRICOS E ALBANO DE OLIVEIRA.

Reconhecimento
O esforço do engenheiro WEBER ÁVILA MARTINS e da EQUIPE DE MANUTENÇÃO DO TECON RIO GRANDE S/A foi de fundamental importância para que a idéia se tornasse realidade, já que o projeto levou alguns meses para ser concluído necessitando de muitos testes e equipamentos, vale ainda salientar que este projeto foi feito voluntariamente sem nenhum custo por parte do engenheiro ou da equipe de manutenção do TECON, tratando-se de uma grande contribuição para a comunidade náutica e a comunidade em geral que poderá começar a gostar de mar a partir desta idéia.

___________
(*) Lucio Ribeiro é Vice-Comodoro Esportivo do RGYC


Mensagens recebidas

05 Set 2009
Emilio Petry Oppitz

Parabéns ao RGYC, clube pioneiro e de novo pioneiro.
Parabéns ao Eng. Weber.
Parabéns ao Tecon, a Crizel e Albano de Oliveira.
Por estas e por muitas outras a vela em Rio Grande não pára de crescer e de se renovar.
Celeiro de velejadores de primeiríssimo nível.
Parabéns...

05 Set 2009
Marco Menezes
Parabéns pela ousadia.
As escolinhas de vela ganham um poderoso instrumento.

06 Set 2009
Munir Ricardo Alle

Excelente idéia! Poderia fomentar muito a iniciação a vela em Porto Aleg▬ƒ↨
▼©

06 Set 2009
Danilo Neumann Sant'Anna

Parabenizo o Brasil por termos idealistas como o Engenheiro Ávila e Empresas como a Tecon. Orgulho-me dos Riograndinos por manterem permanentemente o espírito náutico, vocação hereditária do Rio Grande. Como Riograndino adotivo e navegador, renovo meu entusiasmo por minha terra.
Danilo Neumann Sant'Anna - Porto Alegre

07 Set 2009
Arilson Schwonke

Conheci o Weber a pouco tempo,mas o suficiente para perceber o seu DETERMINISMO pouco frequente em uma personalidade qualificada de atributos tecnicos e morais.O Lucio é quem eu indico para quem deseja conhecer a arte de VELEJAR em regatar e cruzeiro, coisa raríssima em um professor. O RGYC tem a competencia de agregar pessoas e empresas, para a felicidade do amigo, admirador desse GRANDE clube. Ao Albano e Tecom, nossos louvores. Arilson

07 Set 2009
Frederico Buchholz

Parabens eng. Ávila e empresas patrocinadoras, mais uma vez vejo um conterrâneo em destaque, destaque, sendo esta uma iniciativa de grande valor para o mundo da vela e principalmente para a formação dos jovens que dela se beneficiarem.

07 Set 2009
Vinicius Amaral

Parabéns mais uma vez ao RGYC , que com esta parceria com a iniciativa privada, toma o leme da vanguarda tecnológica do aprendizado da vela no RS. São merecedores de nossa admiração. Congratulações a todos os participantes do projeto.

09 Set 2009
Lucio Ribeiro

O Simulador vem trazendo grandes resultados na escola de vela, haja vista a segurança em aprender a dar jibe, viradas de bordo, posição onde sentar e como manejar o leme do barco.
Estamos batalhando muito forte, com as armas que temos, para fazer com que Rio Grande volte a ter bastante representação na vela gaúcha principalmente de competição através das crianças. Cabe salientar que a FEVERS na pessoa do Sr.Deda, O Jangadeiros com o Paulo Ruano, Cleber Albuquerque e Jorge Alberto S Aydos e no Veleiros do Sul o Eduardo Ribas, a Conceição Bortolasso e o Odécio são pessoas que vem apoiando fortemente e dando suporte para que os monotipos crescam ainda mais aqui em Rio Grande, entre outros nomes importantes do monotipos destes clubes.
Os objetivos na vela do clube não são pequenos nem fáceis de se alcançar. Mas com certeza o trabalho já recomeçou e terá continuidade ilimitada.
Obrigado a todos e bons ventos !
Lucio

10 Set 2009
Claudio Copello

Parabéns ao RGYC pela inicativa, ao Lúcio pela dedicação e maneira que busca desenvolver a mentalidade nautica na cidade, ao Eng.Weber pelo esforço e dedicação ao desenvolvimento desta ferramenta tão útil e que com certeza proporcionará excelentes resultados.
Parabéns também ao Tecon, a Crizel e a Albano de Oliveira pelo apoio e suporte a concretização deste ideal. Como Riograndino, e tendo começado na vela no RGYC me orgulho de mais esta conquista que irá formar jovens e competentes velejadores. Parabéns é louvavel essa iniciativa. Abraços e bons ventos.

13 Set 2009
Julio Almeida

Que maravilha de projeto! Muitos professores de vela, instrutores e técnicos imaginaram um equipamento para esse objetivo, pouquíssimos teriam a coragem de empreendê-lo, e somente um tornou-o realidade! Parabéns!!

13 Set 2009
João Reguffe

O meu sobrinho Gabriel, de vermelho na proa do Optimist, piazinho medroso que era, está se tornando um valente navegante, sob a orientação paciente e dedicada do Comandante Lucio. Que orgulho do tiozão. 

24 Set 2009
Alexandre Sant'Anna
Parabéns ao Engenheiro Weber Avila e toda a equipe da manutenção do Tecon que de forma voluntariosa e competente concluíram um projeto maravilhoso de incentivo aos novos velejadores... acompanho de perto através da minha querida Marina ( a primeira da esquerda para a direita de camiseta branca ,..na foto) com toda a turminha de novos velejadores do clube o entusiasmo que possuem a cada velejada com o nosso grande instrutor Lucio Ribeiro...PARABÉNS à todos os envolvidos

28 Set 2009
Jan

Parabens Lúcio e todos os envolvidos. Esta iniciativa é louvável ao esporte da vela, e a todos que reconhecem a necessidade de ensino de vela.
Peço orientação para o obter um valor/orçamento para a compra de um simulador idêntico?
Abraço,
Jan
P.s

28 Set 2009
Malenna
Boa Tarde !Ficaria muito feliz em poder ter acesso ao e-mail E site de
DANILO NEUMANN SANT´ANNA
Thanks,
Malenna

07 Out 2009
rafael barbosa

parabens lucio e os demais por essa grande conquista e a grande ideia muito bacana

15 Nov 2009
Guguta - Saga

Para minha surpresa, ao visitar esta página, fiquei bastante feliz com a grande inovação, lembrando da minha idéia de fazer com que a garotada da Escolinha de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro, tivesse umas aulas dentro da pícina do clube antes de irem para o mar.Eram 150 alunos, e eu como único instrutor. Desta primeira turma eram alunos, o Eduardo Penido e o Marcos Soares, medalistas olímpicos em Talim .
Valeu Lucio, fico mais contente ainda em saber que a semente vingou .
Um abraço, Guguta ....

13 Dez 2009
Edgard Pinto Neves

Parabéns ao Eng. Weber por essa conquista. Minha neta mais nova tomou conhecimento da vela por meio de um simulador rústico confeccionado pelo Sr Fernando, Vice-Presidente do Clube Nautico de Araruama, eu, por minha vez, tenho colocado o Optmista sobre cavaletes para que meu neto treine, por isso, esse simulador é inovador e vem realmente trazer uma maneira confortável para o ensino da vela. Valeu!


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail