O projeto do veleiro Snipe
Construído desde 1931
Danilo Chagas Ribeiro


No detalhe da foto acima, Ernesto Neugebauer (de camisa escura)
e Boris Ostergren, campeões mundiais de Snipe na Dinamarca, em 1977

28 Nov 2009
Fabricado desde 1931 nos Estados Unidos, o Snipe é um dos mais populares veleiros, com dezenas de milhares de unidades nas raias de todo o mundo.

Com 15,5 pés (4,72m) de comprimento, o Snipe é conduzido por um timoneiro e um proeiro. Ao contrário de outros veleiros monotipos, o Snipe pode ser conduzido por pessoas de qualquer idade, peso e sexo. A classe Snipe é reconhecida pela Federação Internacional de Vela (ISAF) como classe internacional. Como o projeto sofreu muito poucas mudanças ao longo dos anos, há um excelente mercado de usados.

A formação de velejadores tem no Snipe uma importante contribuição. Dez campeonatos mundiais de Snipe foram vencidos por brasileiros, entre 1961 e 2009, dentre eles  Nelson Piccolo, Boris Ostergren e Torben Grael, vencedor da Volvo Ocean Race 2009,
fato decisivo à eleição de Velejador do Ano (2009) pela ISAF.

A primeira flotilha de Snipes do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, foi registrada na SCIRA - Snipe Class International Racing Association - em 1942.

O Campeonato Mundial de Snipes de 1959 foi realizado em Porto Alegre, sediado no Clube dos Jangadeiros. O evento marcou o mundo esportivo na época, pois foi o primeiro realizado fora dos Estados Unidos e da Europa, reunindo tripulações de 16 países na capital gaúcha.

Aí vai o projeto do Snipe, apresentado em revista americana do início do século passado.

Colaboração: Fernando L. Marinheiro Schreiner

 

Comentários recebidos

06 Jan 2010
marcos meneghini

Caros amigos.
tenho um veleiro snipe mas sou iniciante. Estou tendo dificuldade para a montagem do mastro. Pediria por gentileza se voces poderiam me mandar fotos, desenhos ou outro material que pudesse me esclarecer esse ítem, que seria, o mastro, o estaiamento, a fixação, a posição da cruzeta, onde fixo os estais, a posição da retranca, o cordoamento, enfim, tudo relacionado ao mastro, velas e estaiamento. att. marcos meneghini


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail

 

 

 

 

-o-