De vento em popa, aos 64 anos
Nauro Júnior

 


Nauro Júnior

 

Vitor Alves já experimenta a paixão pelo esporte da Vela.

Nauro Júnior

O Clube de Veleiros Saldanha da Gama (VSG), de Pelotas, completou 64 anos de história nesta segunda-feira. Mas a comemoração, é claro, só podia ser com uma “Regata de Aniversário” durante este final de semana.


Nauro Júnior

Como também não poderia ser diferente, a prova foi realizada no quintal de casa, o Canal de São Gonçalo. O canal á um eterno companheiro do clube, onde há 64 anos velejadores de Pelotas e região se encontram para sair da rotina.


Nauro Júnior


Para Ricardo Ramos, analista de sistemas, velejar é mais que um hobby, é uma paixão. Ele não é o único que enxerga nos barcos e na água uma forma de incrementar a qualidade de vida. Em Pelotas são cerca de 100 veleiros que deslizam nas águas da Lagoa dos Patos, Mirim e manaciais da região. No comando do veleiro Sea Wind, Ricardo e sua equipe levaram a fita azul da regata.


Nauro Júnior

Ontem, sete barcos disputaram a regata, coroada com um belo sábado de sol. Dois deles, da vizinha cidade de Rio Grande, representaram clube co-irmão Rio Grande Yach Clube. Mas nesta disputa, o resultado foi o que menos importou aos competidores. Eles estavam ali para homenagear o clube e admirar as belezas naturais do São Gonçalo.


Nauro Júnior

Para Renato Alves, Comodoro do VSG, o esporte está crescendo e muito se deve as riquezas naturais da região, que impulsionam a paixão pelo esporte da vela. Para celebrar, durante o final de semana, uma série de eventos integraram parte das comemorações de aniversário do clube.


Gabriela Mazza

Para o veterano velejador Antônio Carlos Lima, ver as velas içadas ao vento, dentro do Canal de São Gonçalo, é o melhor presente que o VSG e seus freqüentadores poderiam ganhar de aniversário. Lima ainda diz, que poder ter a companhia do pequeno velejador Vitor Alves, de apenas cinco anos, é a certeza que este esporte nunca vai acabar na cidade rodeada pelas águas.


Nauro Júnior

A seguir, um histórico do sexagenário clube, extraído do site do VSG:


Nauro Júnior

O Veleiros Saldanha da Gama foi fundado em 15 de Março de 1946 por idealistas que acreditavam no crescimento do clube em sua plenitude, visando agregar amigos, aproveitar a natureza e conhecer essa nossa região que poucos tem o privilégio de desfrutar de suas belezas encantadoras, fazendo assim a congregação de grandes amigos o que gerou hoje o valioso clube conhecido por muitos e assim denominado como o nosso segundo lar. Conta com um a infraestrutura pronta para receber aos amigos navegadores de nossa região com trapiches sempre disponíveis para os barcos que por aqui passam, banheiros, churrasqueiras e lugares para descanso e lazer, não esquecendo do restaurante para a cervejinha no final do dia. Primeiramente o clube era direcionado a caça e pesca, com o passar do tempo, começou a se voltar para o lado da vela, e hoje com a nova comodoria estamos tentando resgatar essa parte que ficou esquecida no tempo, venha pra cá você também, participar e fazer parte dessa família, pois todos são importantes nessa jornada.

____________
Publicado originalmente em Retratos da Vida/ClicRBS. Republicação autorizada pelo autor


Comentários recebidos

19 Mar 2010
Arilson Schwonke
O Comodoro Renato Alves é neto de "Maneca Alves", grande navegador, atleta, naturalista, figura no meio náutico no Sul. Uma ocasião, como tripulante de um veleiro, durante o turno da noite foram surpreendidos por uma tempestade no través de Punta del Este. Caiu no mar, e nadou por muito tempo até a praia sendo noticia nos periodicos Uruguaios. Formou filhos velejadores,netos e agora bisnetos ajudou muitos. Tive a honra de ser seu amigo, e aprendiz.
Arilson Schwonke


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail