1º Set 2010
O brinquedinho...
Aeromodelos e o mar sempre foram a minha paixão desde a infância. Conheci o Danilo, que voava aeromodelos a cabo e igualmente amante do mar e da vela, e com uma invejável sensibilidade para a fotografia. Assim, com este brinquedinho, conseguimos reunir as duas coisas e ainda podemos apreciar de cima a rara beleza das paisagens do Rio Grande.
O local escolhido para o teste com o aeromodelo não é utilizado para fundeios e não tem tráfego. A área da praia é plana e sem vegetação alta, o que poderia complicar pousos e decolagens alem de um indesejável resgate. O declive da praia não é acentuado. Por não ter acesso ao público, evita-se o inevitável acúmulo de curiosos que ficam próximos demais do avião, dificultando a sua operação e reduzindo a segurança.
O dia escolhido foi de muito sol e pouco vento. Dias ventosos geram muita onda, o que prejudica a decolagem e o pouso e faz o aeromodelo balançar demais, com prejuízo da qualidade da filmagem.
O aeromodelo, por si só, não tem nada de especial em relação a um outro modelo anfíbio radio controlado. A propulsão elétrica traz uma série de vantagens ao projeto sendo a maior delas a facilidade de somente “abastecer elétrons”, fáceis e seguros de obter a bordo de um veleiro. Para evitar filmar através da hélice, optei por um projeto de dois motores com a micro câmara interna, no nariz do avião, dispensando o peso de uma caixa estanque de mergulho.
No entanto, a eletronica que o aeromodelo leva, esta sim, tem tecnologia de ponta. A geração e a transmissão das imagens envolvem equipamento importado e específico para a faina. Por termos o transmissor de imagem muito perto do receptor de comando, a interferência fez fracassar nossos primeiros vôos.
O nariz do avião foi construído para alojar a câmera giratória, também comandada pelo rádio controle. A imagem da câmera é enviada ao transmissor de vídeo com antena externa. A imagem chega ao receptor de imagens, em terra, que a repassa a um gravador de vídeo. Simultaneamente, a imagem passa também para um óculos especial para o "camera man", que controla a movimentação da câmera através de controles separados do controle do avião. A partir destes óculos de LCD o operador da camera acompanha as tomadas online, vendo as imagens como se estivesse a bordo do avião.
Os motores do aeromodelo são elétricos, não poluem e fazem menos ruído do que os motores a explosão. Estes motores dispensam também a parafernália de baterias, cabos para arranque e ignição, bombonas de combustível, etc, típicos nos motores de aeromodelismo à explosão.
O avião foi construído com madeira-balsa e chapas tipo isopor (Depron), por mim (Andreas). É desmontável (fuselagem e asas em pacotes separados) para facilitar o transporte no veleiro. Os componentes eletrônicos tem uma proteção hi-tec, super especial contra a agua: camisinhas. (As grandes soluções sempre são simples).
As baterias do aeromodelo são de um tipo especial (Lítio-Polímero) que necessitam de um carregador especial programável, operado no veleiro-base, o Canibal.
Estamos rascunhando um novo modelo, um pouco maior, mais estável e totalmente desmontável, incluindo sensores usados em modelos de helicópteros (gyros) para manter o modelo e a câmara nivelados eletronicamente, para que as imagens sejam menos movimentadas e de melhor qualidade. Um desafio e tanto.
Porque estamos fazendo tudo isso? Talvez por não querer o Alzheimer como co-piloto...
Características técnicas do modelo:
Projeto do modelo: Puddle Twin de Roland Merk (Alemanha), ampliado para 150%, disponivel na internet
Envergadura: 1,2m
Peso total com sistema de camera: 1420 gr
2 motores E-Max 22280 com hélice GWS 9,5 x 6
2 Speed control E-Max 25 amp, 11,5V (3S)
Baterias: Uma Li-Po 4.200mAh 3S 11,5V p/ os motores, uma Li-Po 1000 mAh 3S 11,5V p/video
Consumo de corrente: máx 33 Amp, cruzeiro: aprox. 12A. Tempo máx de vôo: 25 min.
Radio Futaba 7 canais, PCM (canal 55=interferência. Canal atual: 29), 4 micro e 2 nano servos
Câmara de vídeo NTSC 550 linhas/color, demais componentes: Supercircuits (USA)
Cmt. Andreas e Cmt. Danilo / Canibal |