Patrocínio
 

 

Apoio

 






Autoridade Organizadora


Idealização e Divulgação


Promoção


Apoio  

IVº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Navegando na Rota do Arroz
12 e 13 de Novembro de 2010

03 Nov 2010
No próximo dia 12 de novembro estaremos desatracando com destino a Tapes. Vem aí o IVº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes, um evento voltado à navegação em grupo. Para alguns significa o incentivo que faltava para navegar até onde nunca ousaram ir sozinhos. É clima de desafio e de aventura. Para outros, é a imagem da flotilha que conta. A confraternização é formidável.
E tem quem enxergue no grupo uma possibilidade de mostrar sua habilidade, buscando a vitória e mostrando ao meio sua evolução como esportista.

Seja como for, o clima é de festa. Em 2009 participaram 60 embarcações com mais de 200 tripulantes (tivemos 70 barcos em 2008).

Desafio, provação, paisagem, competição ou confraternização. Enfim, não importa o motivo. O importante é participar. Aí vamos nós, cheios de entusiasmo, para navegar a secular Rota do Arroz.

Rota do Arroz
A Rota do Arroz vem sendo navegada há quase 2 séculos. Naquela época o Brasil ainda pertencia a Portugal, os negros eram escravos e andava-se de carroça por essas bandas. Tapes teve origem em 1824, quando um porto foi lá construído para embarcar o charque produzido na região.

Tapes também produzia crina vegetal, a matéria prima para os colchões da época. Essas mercadorias eram transportadas por água, como também a cebola da região de Mostardas, que circulava por Tapes a caminho de Porto Alegre. O arroz, no entanto, tem sido o produto mais associado a Tapes ao longo de sua história.

À vela e a vapor
De início, as embarcações eram à vela. Depois vieram os vapores. Com o tempo embarcações com motores a combustão passaram a navegar pela rota. E agora estamos nós aí, a pano outra vez, alguns a motor, navegando pelas mesmas águas da Lagoa dos Patos.

A bússola era tudo no cockpit dos navegantes da época, que navegavam à mercê das intempéries da mesma lagoa em que hoje navegamos. Com isso, a navegação implicava em dispor de tripulação que aguentasse, não só o repentino e imprevisível mau tempo, mas também a constante perspectiva de ter que encará-lo sem aviso.

Tapes
Em torno de 17.000 habitantes povoam o município de Tapes atualmente. A cidade é pacata, a gente é pra lá de hospitaleira, e as moças são muito bonitas. Basta caminhar pela cidade para logo comprovar tudo isso. Mas é a simplicidade da pequena cidade gaúcha o que mais encanta seus visitantes. O município vive da agricultura, da pecuária, da indústria e do turismo.

Clube Náutico Tapense
O Clube Náutico Tapense dispõe de 4 trapiches com uma centena de barcos abrigados por molhes de pedra. A cada ano cresce a demanda por novas vagas. A área do clube é considerável: são 3,5Ha, incluindo gramados bem cuidados e povoados por quero-queros. Há também hangar para pequenas embarcações. A sede social é ampla. O clube oferece ainda piscina, canchas de tênis, sauna e outras benfeitorias. Fundado em 1968, o CNT reúne em torno de 450 associados.

O entardecer no Náutico Tapense é sempre festivo, por conta da grande quantidade de pássaros nativos. A gestão do Comodoro Eduardo Cidade inaugurará em breve um guindaste para 20 toneladas.
O acesso à internet no clube dá-se através de wi-fi.

Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
As regatas Porto Alegre - Tapes tiveram início há algumas décadas, quando as condições da navegação lembravam mais aquela praticada nos veleiros do século XIX do que as de hoje. Depois de alguns anos de trégua, voltaram a ser realizadas pela iniciativa de um dedicado grupo de velejadores que, em conjunto com o Popa.com.br, viabilizaram novas edições, desta vez com ênfase na modalidade cruzeiro. O primeiro evento dessa nova série ocorreu em 2006, concebido para ser bienal. Participaram 64 embarcações, com aproximadamente 200 truipulantes. Foi um recorde da navegação de recreio no Rio Grande do Sul, segundo o relato de velejadores veteranos. Em 2008, o evento bateu seu próprio recorde, reunindo 70 embarcações com 221 tripulantes. Aqui vamos nós outra vez.
O programa básico é saída de Porto Alegre, junto ao Veleiros do Sul no final da tarde de sexta-feira, 12 de novembro de 2010, com pernoite fundeado na Praia do Sítio, em Itapuã. Na manhã de sábado ocorrerá a largada junto ao Farol de Itapuã com chegada em Tapes no final da tarde. À noite a Prefeitura de Tapes oferecerá churrasco aos participantes, por ocasião da Festa de Premiação.

Cruzeiro-Regata no Calendário de Tapes
Por iniciativa do Prefeito Municipal de Tapes Sylvio Tejada Xavier, o Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes foi incluído no Calendário de Eventos do município através da lei nº2597/2008, de 17 de Junho de 2008. A atitude do prefeito fortaleceu tanto o turismo em Tapes quanto o próprio evento, que passou a ser anual. Como diz o slogan da administração do Prefeito Tejada, "Unidos somos mais fortes".

O que é um Cruzeiro-Regata?
É um evento náutico em que participam embarcações a passeio (cruzeiro) e em competição (regata). A ênfase dos cruzeiristas (à vela e a motor) é a navegação de lazer sem preocupação de performance. Regata é uma competição entre embarcações visando performance de velocidade.
O cruzeiro-regata reúne embarcações à vela e a motor.

Por que participar de um Cruzeiro-Regata para Tapes?
- Para alguns navegadores gaúchos, navegar na Lagoa dos Patos não é trivial. A companhia de outras embarcações faz muita diferença.
- Navegar entre dezenas de barcos é um raro prazer. O cenário, a companhia e a participação em massa oferecem um contexto muito especial.
- Navegar à noite pelo Guaíba, em grupo, é fabuloso.
- O fundeio em Itapuã, com a Praia do Sítio tomada por barcos, é inesquecível.
- O pernoite estimula a navegação de cruzeiro. Para
alguns, será a primeira noite dormida a bordo.
- Navegar as 45 milhas pela Lagoa dos Patos até Tapes. A imensidão da lagoa traz uma sensação indiscritível de prazer.
- O Porto Alegre - Tapes é um evento náutico de médio curso, e de médio nível de dificuldade.
- A Enseada de Tapes oferece vários recantos com atrativos para navegadores, além das águas claras e do regime de ventos favorável.
- O Clube Náutico Tapense (CNT) pode abrigar um total de 113 barcos. O acesso à marina protegida por molhes de pedra dá-se através de canalete balizado na Enseada de Tapes. Além da ampla sede social, o CNT oferece piscina, quadras de tênis e bonitos gramados.
- Confraternização na noite de sábado, no CNT, com churrasco oferecido aos participantes do evento pela Prefeitura de Tapes.

Amigo do Popa 2010
Neste ano o Popa.com.br comemora seu oitavo aniversário. Há 5 anos a festa de aniversário do Popa vem sendo palco da premiação do troféu "Amigo do Popa", uma distinção a pessoas que se destacaram em prol do desenvolvimento da navegação de recreio. Os agraciados nos anos anteriores foram o Comandante Geraldo Knippling, o Comandante Hugo Sander, o Comandante Emilio Oppitz e o Comandante Guto Vieira da Fonseca.
O empenho e a dedicação do Comandante Roberto Gruner garantiram a reedição do Amigo do Popa 2010, como também em 2009.

A homenageada de 2010, escolhida por unanimidade por um grupo de navegadores de diferentes clubes, classes de vela, formação e idades, será a Comandante Christina Silveiro, a Tina, ex-comodoro do Clube Náutico Itapuã(CNI).
Tina frequenta o meio náutico gaúcho desde menina. Aos 10 anos, já velejava em um Hobie Cat 14 com o pai, em Torres e em Santa Catarina. Com ele também, então associado do Veleiros do Sul, navegava de lancha pelo Rio Guaíba.
Tina trabalhou na Mariner, estaleiro gaúcho que construiu um grande número de veleiros e onde aprendeu bastante.
Nas gestões em que comandou o CNI, a inveterada velejadora construiu prédios, organizou inúmeros eventos náuticos batizados pelos velejadores de "Veletinaços", e dragou a foz do arroio de acesso ao clube.
Em 8 anos de trabalho, acima de tudo, Tina reergueu o clube localizado em Itapuã, ponto estratégico da navegação no Rio Guaíba, lutando contra a constante falta de recursos. Para dar uma idéia mais precisa do grau de envolvimento que a comodoro Christina Silveiro vem tendo com seu clube, há alguns anos um carro levantava poeira pelas ruas de chão batido de Itapuã. Era a Tina, rebocando um poste em seu carro para ser cravado na marina.
Atualmente, Tina ocupa a vice-comodoria esportiva do CNI, e vem atuando também como gerente do Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, há 3 anos.
Dona de grande conhecimento sobre a construção e manutenção de veleiros, Tina conhece bem a história do meio náutico gaúcho. É uma autoridade no mundo da vela. Sobretudo, é uma excelente velejadora.
Tina, sem qualquer dúvida, é a velejadora mais assídua do RS, já tendo participado de travessias internacionais e da Regata Recife - Fernando de Noronha. De tudo porém, o mais importante a ressaltar é o tremendo espírito de luta, gana e coragem da Tina.
A Tina é uma grande vencedora!

 

____________________________________________________________________
Fonte consultada sobre a história de Tapes: Comte. Prof. Miguel Sanchis
;
Fotos: IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes (2008)

Comentários, sugestões: info@popa.com.br

Veja em breve o AVISO no Popa

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics