Passeio pelo Delta do Jacuí (vídeo)
Danilo Chagas Ribeiro

05 Nov 2010
Clique para assistir ao vídeoAssista ao vídeo apresentando passeio no veleiro Canibal, com bonitas cenas do por-do-sol. O entardecer na Primavera é marcado pelos vôos altos de aves, como o maçarico, em grandes bandos, como os que vimos. Diversas espécies de pássaros são encontradas pelo rio, incluindo as garças e os biguás. Logo após o fundeio, quase no por-do-sol, ouvia-se o canto de diferentes passarinhos na mata ciliar.
Acompanhe o Canibal passando pelas pontes sobre o Jacuí. Observe que parece que o topo do mastro vai bater.
Na foto de Andre Bonacin, ao lado, vê-se os navios aguardando pelo acesso ao Canal Santa Clara, à esquerda na foto. À direita, a Ilha do Cravo, no rio Jacuí.

Clique para assistir ao vídeoA noite estava clara, mas sem lua. Observava-se o clarão de Porto Alegre, o que prejudica um pouco a visão das estrelas. Mesmo assim pudemos observar a constelação de Orion, dentre outras, refletida na água espelhada do canal onde amarramos o Canibal. Para quem gosta de ver estrelas, observar o "caçador" (Orion) em pé, por conta da reflexão na água, é curioso.

O Canibal foi amarrado à mata ciliar de uma ilha do Jacuí, em canal onde outras embarcações de recreação também passaram a noite. A amarração foi feita com as dicas do Comandante Geraldo Knippling. A propósito, para quem está acostumado a atracar apenas em trapiches, amarrar o barco
no mato pode ser complicado...

Clique para assistir ao vídeoO canal de navegação, embora mal sinalizado, é fundo o suficiente para grandes veleiros navegarem. A limitação principal é a altura das pontes. Veleiros como o Congere, de 70 pés, não passam nem com o vão móvel içado.

O vídeo "Passeio pelo Delta do Jacuí" foi dublado com antigas canções gauchescas interpretadas pelo saudoso Conjunto Farroupilha, como "Gaúcho Largado" e "Adeus Mariana", de Pedro Raimundo, que foi "motorneiro" de bondes e sanfoneiro na antiga Porto Alegre.

O rio Jacuí é o principal afluente do Rio Guaíba, que banha Porto Alegre. As águas do Jacuí chegam ao Guaíba através de um delta.

Clique para assistir ao vídeoO rio espalha-se em diversos canais que formam várias ilhas, como as mostradas na foto de Fabio Lutz (acima), com fauna e flora típicas.

Algumas ilhas tem habitações, outras tem apenas vegetação. A região faz parte de reserva ambiental, cortada pela Travessia do Guaíba, uma rodovia com 4 pontes de vão largo, tendo uma delas vão móvel para a passagem de embarcações.

A navegação de recreio na região é representada principalmente pelas lanchas, em águas de pouco vento e pouca onda, com base em marinas.


Clique para assistir ao vídeoO tráfego das embarcações que extraem areia do Jacuí e a transportam para Porto Alegre é acentuado. Poucos veleiros navegam pelo Jacuí.

Alguns barcos de pescadores passaram por nós, mas não se observou redes ou qualquer indício de atividade de pesca. Estamos na época de Defeso da Pesca (piracema) na região.

Navios que vem pela Lagoa dos Patos e pelo Rio Guaíba entram no Canal Santa Clara, a partir do Jacuí, para acesso ao Polo Petroquímico (município de Triunfo). Na foto aérea mais acima, também de Andre Bonacin, as ilhas Alegria (embaixo, na foto) e Cabeçuda (mais acima).

A maioria das embarcações de recreio fazem passeios pelo delta apenas durante o dia.

Embarcações de turismo levam seus passageiros para conhecer o delta (atracadouro da Usina do Gasômetro e cais do porto).

O fundeio ou a amarração das embarcações para pernoite ocorre nas barrancas do rio. Por precaução, recomenda-se passar a noite em canais entre ilhas, por não terem acesso rodoviário, e portanto serem mais seguros. Navegadores frequentes do rio relatam desconhecerem assaltos em fundeios de embarcações de recreio no rio.
________
Fotos não mencionadas no texto são do autor.

 

Clique para assistir ao vídeo

 

Delta do Jacuí

Comentários recebidos

05 Nov 2010
Arilson Schwonke

Linda a matéria,Danilo.A divulgação embala nossos sonhos de por lá passear.
                                  Arilson

 


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail