Mini Transat 2011
Um velejador brasileiro enfrenta 4.000 milhas em solitário

Kan Chuh

11 Out 2011
A regata internacional Mini Transat 6.50, também conhecida como Transat 650, é realizada em navegação solitária, desde a costa oeste da França até Salvador, na Bahia. São 4.000 milhas através do Atlântico em veleiros de 21 pés, com uma escala apenas, em Funchal (Madeira). Dentre os 80 velejadores inscritos, há 6 mulheres.

Veja o track da regata.

O velejador baiano Kan Chuh, engenheiro, 50 anos, está participando da regata, na classe Series. "Kan Chuh tem um longo currículo em regatas, várias Refenos, Vitória - Trindade, várias semanas de vela de Ilhabela e outras", comenta o experiente Comte Átila Bohm, skipper do veleiro Atrevida, que como todos os velejadores brasileiros, torce pelo sucesso de Kan Chuh na Mini Transat.

Em vídeo gravado em 2008, Kan Chuh fala sobre a regata, seu barco anterior e sua experiência na vela, rendendo uma excelente entrevista.

O Popa.com.br reproduz abaixo o relato de Kan Chuh sobre a primeira etapa da MiniTransat 2011, de La Rochele a Funchal, Ilha da Madeira.

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MINITRANSAT 2011 - PRIMEIRA ETAPA

Prezados familiares, amigos, amigos velejadores,

Acabei de terminar a primeira etapa da minitransat de 1140 milhas entre La-Rochelle e Funchal.
Eis um resumo da regata:

- temperatura: quente demais 20 a 30 graus

- mar liso: igual a Ilhabela com swel às vezes

- previsão do tempo: ventos variaveis em um regime de alta pressão por todo percurso

- A regata aqui foi um teste de tortura chinesa pesada (teste de paciencia).
Na largada (boia de contra vento de 1 milha) fui para o lado certo e fiz entre os 20 primeiros da classe serie (otimo).

Dai iamos para uma boia de traves-popa, e na indecisão entre colocar o balão grande ou geneaker (code-0 de enrolar), em 10 minutinhos entre rodar o pau, rodar os cabos, subir o geneaker, descer o geneaker pois uma escota estava passada errada, subir de novo, já estava entre os 5 ultimos. Mas isso era apenas as 5 primeiras milhas de 1140 milhas.

Para os que já fizeram a Santos-Rio sem vento e os já fizeram a REFENO e as 24 horas de Brasilia sem vento, a regata foimais ou menos assim:

2 PRIMEIROS DIAS: CALOR HORRIVEL sem vento

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Correr DUAS regatas 24-horas de Brasilia sem vento: boiando e xingando FAZENDO 50 A 80 MILHAS POR DIA

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Depois 3 DIAS: CALOR HORRIVEL

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Correr DUAS Santos-Rio sem vento: dizendo "NUNCA MAIS CORRO ESTA REGATA DE DE M..." sem vento com swell e velas batendo...

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Depois 5 DIAS: calor mas com vento

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Correr DUAS REFENO maravilhosas: vento constante (ventilador) em orça apertada e orça folgada o tempo todo em um único bordo dia e noite

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Depois: CHEGADA IGUAL A Circuito-Rio com linha de chegada dentro da Baia da Guanabara sem vento com maré vazante

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Quatro horas para fazer as ultimas 2 milhas. Ainda por cima levei um dia inteiro para passar o 585 que estava a 4 milhas a frente as 8 da manha e estava meia milha atras de mim na aproximação do porto de chegada as 21:30h da noite, e com o  vento fraco a sotavento da ilha, ele me passou a 100 metros da chegada e chegou uma hora antes de mim!!!!! cruzei a linha
de chegada em Funchal as 01:30 da manhã realmente muito STRESSADO (a verdade é impublicavel).
obs: Foram 10 dias muito cansativos, 100% de regata o tempo todo.

Obs-1: Teve motim a bordo pois os tripulantes queriam jogar o cmte no mar toda vez que sai o boletim diario no radio com a posição do VMAX em ultimo e sempre cada vez mais distante dos primeiros colocados. Depois pelo tracking pude ver que os primeiros 5 dias errei tudo e fiz 100% o oposto dos outros barcos.

Obs-2: Não via quase barco nenhum o tempo todo, era só o GPS, o instrumento, as velas e GPS, o instrumento as velas e etc, bem monotono !!!!! só vi um rapidinho no terceiro dia e depois no quinto dia e depois ultimo dia que fiz um pega legal
em que passei o Belga (bom velejador e estava mais atras pois quebrou o pau-de-spi) que depois ele me passou na linha de
chegada comigo dando ré e ele com vento indo para frente (parecia o circuito Rio).

Obs-3: Funchal parece NORONHA+ ILHABELA

Obs-4: No final o resultado ficou até não muito ruim pois acabei em 35/45 e apenas 24h de diferença para o primeiro
colocado. No quinto dia eu estava 120 milhas atras e andando a 2 nos por hora e faltavam 700 milhas, achava que ia chegar
uns 3 a 4 dias depois do primeiro colocado.

Obs-5: a segunda perna tem 3100 milhas non-stop e 24 horas de diferença não é muito.

Obs-6: Olhem o nivel da competição: depois de 1140 milhas os 35 primeiros chegaram em apenas 24h!!!!

Obs-6: nos prototipos foi tambem uma disputa legal.

Obs-7: a gente dentro do barco não sabemos de nada sobre a posição dos outros barcos e nem temos a previsão do tempo
detalhado, portanto depois dos 3 primeiros dias é olhar o ceu e tentar acertar o vento e o bordo correto a seguir. vcs de
fora podem ver o comportamento de toda flotilha, a previsão do tempo e ver os erros e acertos de cada um.

Estou agora no corre-corre para preparar para a segunda etapa.

Um grande abraço a todos

Kan Chuh

Mais fotos em: Paisagens 1328, 1329 e 1330 e Navegadores 635


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Comentários recebidos

13 Out 2011
Marcio Tozzi
Um bom velejo ao amigo Kan Chuh. Boa Sorte. Abraços. Marcio Tozzi - Veleiros do Sul- Porto Alegre - RS


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