Balão Cinquentão
Veleiro clássico participa de regata em Angra dos Reis utilizando spinnaker de 1958
Atila Böhm

25 Abr 2012
No sábado que passou, dia 21, foi realizada a Regata Peugeot de Veleiros Clássicos - Etapa Angra. Participaram da regata veleiros que fazem parte da história do iatismo brasileiro, como o Aventura, o Cairu II e o Wawatoo.

Fui convidado pelo Comte José Guilherme Bastiani, o Chicão, atual dono do veleiro Aventura, para assumir o posto de timoneiro, uma honra.

O Aventura, construído em 1957, está original, com moitões, cabos e velas muito antigos (foto acima, na regata).

Largamos bem, logo após a sinal de partida cambamos para direita, navegamos juntos com outro clássico espetacular, o Cairu II, um classe Brasil timoneado por Roberto Geyer, filho do primeiro dono do barco, que venceu a Buenos Aires - Rio de 1953.

No bordo para esquerda da raia foram o Froia e o Cangrejo. O Froia, que chamava-se Saga, venceu a Santos - Rio em 1969.

Na aproximação da boia do contravento o vento parou e rondou, e acabamos perdendo a nossa posição para o Macanudo, o nosso adversário no categoria Classe F (ver resultado abaixo).

Montamos a boia seguido de perto pelo Cairu II, com vento folgado e nosso balão de 54 anos de idade! Fomos ultrapassados pelo Cairu II antes da linha de chegada.

Após a regata, a organização ofereceu um almoço na varanda do Hotel Portobello.

As fotos acima e ao lado mostram a marca e a data do balão que usamos na regata no sábado. Sensacional!!!

O balão, com data de 1958, foi produzido pela velaria Ratsey & Lapthorn Inc. SAILMAKERS CITY ISLAND NY.
A vela grande e a genoa nao tem data nem marca, mas devem ser da mesma origem.

Abraço,
Atila

Veja fotos da regata em Barcos 923 

RESULTADOS PRIMEIRO DIA: SEGUNDA REGATA PEUGEOT DE VELEIROS CLÁSSICOS - ETAPA ANGRA
Pouco vento e muito charme durante o primeiro dia da regata mais clássica do Brasil

No sábado, 21 de abril, foi realizada a primeira regata de Regata Peugeot de Veleiros Clássicos - Etapa Angra dos Reis. Com recorde de inscritos, o evento que já faz parte do calendário da Vela Nacional contou com 27 belos exemplares de barcos clássicos ( com mais de trinta anos de fabricação).
O vento não colaborou alternando fracas rajadas, fato atenuado pelo charme e classe dos veleiros, que fizeram um belo desfile nas mansas águas de Angra dos Reis. Entre as preciosidades, barcos que fazem parte da história náutica brasileira. Entre eles o Cairu II, primeiro brasileiro a vencer a regata Buenos Aires- Rio.
Sobre os aspectos técnicos da competição Pedro Paulo, árbitro geral, afirmou que apesar de o vento estar abaixo do esperado, as condições são as mesmas para todos.
“Esses veleiros são antigos e consequentemente fabricados com materiais mais pesados e por conta disso demanda ventos mais fortes para realmente desenvolverem uma boa velocidade.De qualquer forma hoje todos os competidores terão de velejar nas mesmas condições”, avaliou.
Para Carlos Lobo, do veleiro Dalia, o evento é uma ótima oportunidade para encontrar pessoas que tem a mesma paixão: veleiros clássicos.
“Não temos muitos veleiros clássicos no Brasil e às vezes nos sentimos até um pouco solitários navegando. Por isso o pessoal vem aqui para admirar seus barcos e trocar experiências”, disse ele que ficou à frente do timão da réplica de uma escuna de pesca fabricada no século 19.
A 2ª Regata Peugeot Veleiros Clássicos - etapa Angra dos Reis conta com o Title Sponsor da Peugeot; Patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro; Co-Patrocínio Servier e Aleatory; Patrocínio Institucional das Prefeituras Municipal de Angra dos Reis e de Mangaratiba; Apoios da Revista Velejar e Meio Ambiente, Eletronuclear e L’Occitane; Produção e Organização Media Mundi e FEVERJ (Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro).

RESULTADOS – 1ª REGATA
CLASSE A
1º - VIVA
2º - SUZY DEAR
3º - CANGACEIRO

CLASSE B
1º - PERY
2º - DALIA
*DNC - DONA PANELA

CLASSE C
1º - CANGREJO
2º - CAIRU II
*DNC - TURUNA

CLASSE D
*DNF - KIWI
*DNF – MISTRAL
*DNC - LOUCURA

CLASSE E
1º - MORLON
2º - MANTRA
2º - CEGANE

CLASSE F
1º - MACANUDO
2º - AVENTURA
*OCS - ENTREVERO

CLASSE G
1º - FROYA II
2º - AQUARIUS IV
*DNF – VINTAS

CLASSE H
1ª - QUATORZE
2º - AQUAMARINE
3º - MENINO DO RIO II

RESULTADOS FINAIS: REGATA PEUGEOT DE VELEIROS CLASSICOS - ETAPA ANGRA
Ventos chegam a oito nós em média e veleiros clássicos mostram a que vieram

O vento apareceu e os vinte e sete veleiros inscritos na Regata Peugeot Veleiros Clássicos – etapa Angra, puderam melhorar seu desempenho deixando o segundo dia do evento com ingredientes capazes de fazer a alegria dos velejadores: vento com cerca de oito nós, temperatura amena e até uma leve chuva, considerada como um certo molho pelos competidores. Viva foi o Fita Azul em ambas as regatas.
Neste domingo, 22 de abril, a largada ocorreu por volta das 13h e a movimentação dos veleiros para um bom posicionamento já pode ser considerada como o início da competição, tamanha a técnica exigida para o melhor aproveitamento do vento e alinhamento. A regata de domingo começou com ventos de até doze nós e à medida que se desenvolveu, estes chegaram a fracos três nós, como explica Pedro Paulo, árbitro geral da competição:
“ Hoje tivemos boas condições na largada, mas depois o vento ficou bem fraco, com cerca de 3 nós. Mas todos conseguiram largar e completar a prova”, disse.
Entre os vencedores um expoente da vela nacional. Com 4 títulos mundiais, 3 medalhas panamericanas ( duas de ouro e uma de prata), além de duas Olimpíadas, Sidney ( 2000) e Atenas ( 2004), Mauricio Santra Cruz competiu no Cangrejo, belo exemplar de clássico que venceu a classe C, afirma que o velejo em um barco clássico lhe fornece subsídios para um melhor desempenho em veleiros mais modernos.
“A velocidade de manobras dos veleiros clássicos é mais lenta. Você faz movimentos mais lentos e consegue observá-los e aperfeiçoá-los por conta disso”, avalia ele lembrando que além do aspecto técnico há a experiência de se navegar em uma verdadeira relíquia:
“ Esses barcos tem alma, tem história” , completa.
Para o organizador da regata, Loic Gosselin, a missão principal da regata está sendo cumprida:
“A Regata Veleiros Clássicos é uma excelente oportunidade para quem gosta de barcos clássicos trocar informações. Não há, ainda, uma cultura náutica clássica arraigada no Brasil, mas nosso evento cresce a cada etapa e estamos fomentando esse movimento no País. Na Argentina, por exemplo, essa cultura já é bem forte e esperamos que na próxima etapa já hajam veleiros argentinos competindo, dando um aspecto mais internacional à nossa regata”, conclui Loic.
A 2ª Regata Peugeot Veleiros Clássicos - etapa Angra dos Reis conta com o Title Sponsor da Peugeot; Patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro; Co-Patrocínio Servier e Aleatory; Patrocínio Institucional das Prefeituras Municipal de Angra dos Reis e de Mangaratiba; Apoios da Revista Velejar e Meio Ambiente, Eletronuclear e L’Occitane; Produção e Organização Media Mundi e FEVERJ (Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro).

RESULTADO FINAL

FITA AZUL: VIVA
CLASSE A
1º - VIVA
2º - SUZY DEAR
3º - CANGACEIRO

CLASSE B
1º - PERY
2º - DALIA
DNC - DONA PANELA

CLASSE C
1º - CANGREJO
2º - CAIRU II
DNC - TURUNA

CLASSE D
1º - KIWI
2º - MISTRAL
DNC - LOUCURA

CLASSE E
1º - MORLON
2º - MANTRA
3º - CEGANE

CLASSE F
1º - MACANUDO
2º - ENTREVERO
3º - AVENTURA

CLASSE G
1º - AQUARIUS IV
2º - FROYA II
3º - VINTAS

CLASSE H
1º - QUATORZE
2º - MENINO DO RIO II
3º - AQUAMARINE

Fonte: Gerson Filho - Midiabacana assessoria de imprensa

 


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail