A expressão "submarino nazista" intrigou
Por que "nazista", e não "alemão"?
(Troca de mensagens no Grupo POPACOMBR)


Submarino alemão U513 saindo da base na França. Afundado em 1943 por um avião americano, foi encontrado por Schürmann no litoral catarinense,
em Mar 2012

22 Mar 2012
A propósito de notícia publicada ontem no Popa.com.br, com o título "Divulgadas
as primeiras imagens do submarino nazista encontrado pela família Schürmann", algumas mensagens foram trocadas no Grupo POPACOMBR:

* Pergunto se as embarcações da marinha de guerra brasileira nos últimos 10 anos seriam embarcações petistas? ou embarcações brasileiras?
Então por que as da marinha de guerra alemã da época são chamadas de "nazistas" ao invés de alemãs?
É uma dúvida que me intriga, embora compreenda que, lá e cá, ontem e hoje, o partido acabe por se apropriar do Estado.

* Essa foi rápida! Lei de Godwin no primeiro comentário. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Godwin 
Brincadeiras à parte, não existe (pelo menos ainda) "Brasil Petista". Mas temos expressões semelhantes: Velha República. Estado Novo. Brasil do império. Etc. É um submarino construído num período histórico da Alemanha: Submarino da Alemanha Nazista. Logo, Submarino Nazista. 

* o estado alemão na época era nazista.

* assim como o estado brasileiro, hoje, é petista. c.q.d.

* A Lei de Godwin é tão precisa quanto a de Murphy...! Muito boa!
Concordo, também me "invoco" ao encontrar esse termo.
Creio que essa expressão tenha sido criada na II GM como propaganda de guerra. A demonização do inimigo (estado alemão sob a ditadura nazista) incluía suas armas e equipamentos. Também em relação à Itália usava-se o termo fascista para suas tropas, e equipamentos, mas com menos frequência. Para os aliados não havia essas expressões: não se dizia "navios comunistas ou submarinos comunistas" (e a União Soviética estava sob ditadura comunista), assim como não se escrevia "navios e aviões capitalistas"...

* Até porque foi uma forma de  facilitar a convivência nos tempos de pós-guerra, dizendo que não se combatia a Alemanha ou a Itália, mas aos nazistas e fascistas.

______________________________________

A Lei de Godwin conhecida também como A Regra das analogias Nazistas de Godwin (ou ainda em inglês Godwin's law ou Godwin's Rule of Nazi analogies, como é mais conhecida no meio virtual), tem por base uma afirmação feita em 1990 por Mike Godwin,[1] um advogado americano conhecido por formular essa "lei",[2] que diz:

À medida que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou nazismo aproxima-se de um (100%).
Fonte: Wikipedia

 

 


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail