Campanha de Dragagem da foz do Arroio Estância
Luiz Marasca
Comodoro do CNI

24 Mar 2017
Amigos do Popa

      Como vocês sabem, o canal de acesso ao Clube Náutico de Itapuã, no arroio Estância, está assoreado com bancos de areia, representando um sério risco aos navegadores que o utilizam buscando abrigo, sejam os pescadores ou as embarcações de esporte e lazer, principalmente à noite e nos dias de vento forte.
           
      Hoje estamos com pouco mais de 30cm de água no ponto mais crítico de acesso ao CNI, situação agravada com a seca da estação. Nesta condição, o CNI, iniciou novamente uma penosa jornada para viabilizar a dragagem do canal.

      Acionamos a Prefeitura de Viamão para requerer o pedido de licença junto à Secretaria do Meio Ambiente e Fepam, que teve sua liberação concretizada no dia 09 de março de 2017.  
 
       Já orçamos os custos e os equipamentos necessários para obra, que envolvem batelão, rebocador, retro escavadeira, diesel e operadores, conjunto que proporciona um ótimo rendimento diário na remoção de areia e lançamento do material retirado em local estipulado na licença.
      
        Sabemos que a Prefeitura de Viamão e o CNI, não tem condições de arcar com estas despesas devido ao pequeno número de associados e, conseqüentemente a sua baixa receita que hoje somente sustenta as despesas ordinárias do Clube.
        
         Por este motivo, estamos recorrendo à comunidade de navegadores dos Clubes co-irmãos do Guaíba e Lagoa a ajudar-nos através de colaboração espontânea, para que assim possamos viabilizar o  desejado desassoreamento.
       
       
        Conta do CNI para receber as doações:

        CNI
        Banrisul - 041
        Agência - 031
        Conta    - 06.853147.0-4
        CNPJ -  00.82.83.23/0001-78

        Contamos com o apoio de todos!
        Se der tudo certo, já teremos condições de receber a todos nossos amigos navegadores assim que tivermos realizado a Dragagem até o final de abril.

Atenciosamente,

Luiz Marasca
Comodoro


Foto: Christian B Lopes

 


Foto: Christian B Lopes