23 Out 2017
No próximo dia 02 de novembro estaremos desatracando com destino a Tapes. Vem aí o Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes, um evento voltado à navegação em grupo. Para alguns isso significa o incentivo que faltava para navegar até onde nunca ousaram ir sozinhos. É clima de desafio e de aventura. Para outros, é a imagem da flotilha que conta. A confraternização é formidável.
E tem ainda quem veja no grupo uma possibilidade de mostrar sua habilidade, buscando a vitória e mostrando ao meio sua evolução como esportista.
Seja como for, o clima é de festa. Em 2009 participaram 60 embarcações com mais de 200 tripulantes (tivemos 70 barcos em 2008).
Desafio, provação, paisagem, competição ou confraternização. Enfim, não importa o motivo. O importante é participar. Aí vamos nós, cheios de entusiasmo, para navegar a secular Rota do Arroz.
Rota do Arroz
A Rota do Arroz vem sendo navegada há quase 2 séculos. Naquela época o Brasil ainda pertencia a Portugal, os negros eram escravos e andava-se de carroça por essas bandas. Tapes teve origem em 1824, quando um porto foi lá construído para embarcar o charque produzido na região.
Tapes também produzia crina vegetal, a matéria prima para os colchões da época. Essas mercadorias eram transportadas por água, como também a cebola da região de Mostardas, que circulava por Tapes a caminho de Porto Alegre. O arroz, no entanto, tem sido o produto mais associado a Tapes ao longo de sua história.
À vela e a vapor
De início, as embarcações da Rota do Arroz eram à vela. Depois vieram os vapores. Com o tempo embarcações com motores a combustão passaram a navegar pela rota. E agora estamos nós aí, a pano outra vez, alguns a motor, navegando pelas mesmas águas da Lagoa dos Patos.
A bússola era tudo no cockpit dos navegantes da época, que navegavam à mercê das intempéries da mesma lagoa em que hoje navegamos. Com isso, a navegação implicava em dispor de tripulação que aguentasse, não só o repentino e imprevisível mau tempo, mas também a constante perspectiva de ter que encará-lo sem aviso.
Tapes
Em torno de 20.000 habitantes povoam o município de Tapes. A cidade é pacata, a gente é pra lá de hospitaleira, e as moças são muito bonitas. Basta caminhar pela cidade para logo comprovar tudo isso. Mas é a simplicidade da pequena cidade gaúcha o que mais encanta seus visitantes. O município vive da agricultura, da pecuária, da indústria e do turismo.
Clube Náutico Tapense
O Clube Náutico Tapense dispõe de 4 trapiches com uma centena de barcos abrigados por molhes de pedra. A cada ano cresce a demanda por novas vagas. A área do clube é considerável: são 3,5Ha, incluindo gramados bem cuidados e povoados por quero-queros. Há também hangar para pequenas embarcações. A sede social é ampla. O clube oferece ainda piscina, canchas de tênis, sauna e outras benfeitorias. Fundado em 1968, o CNT reúne em torno de 450 associados.
O entardecer no Náutico Tapense é sempre festivo, por conta da grande quantidade de pássaros nativos.
O acesso à internet no clube dá-se através de wi-fi.
Conclusão dos molhes da marina do CNT
Os molhes de pedra que abrigam os barcos atracados na marina do Clube Náutico Tapense das ondas da lagoa, foram construídos logo após a fundação do clube pelo governo do estado, com o fim de estabelecer uma hidrovia unindo Tapes ao Porto do Barquinho, conforme informa o Cmte Emilio Oppitz, um tapense de coração. Pedras foram levadas por barcaças para a costa leste da lagoa para a construção dos molhes do Porto do Barquinho. Esta rota permitiria o transporte de pedras para a construção da Estrada do Inferno, na arenosa região de Mostardas, podendo ainda escoar a produção de cebolas (em sentido contrário). A obra da rodovia foi interrompida, aliás várias vezes durante décadas, e os portos nunca foram construídos. A tal hidrovia portanto nunca existiu e o CNTapense foi contemplado com os molhes, nos anos 70. No entanto, a obra destes molhes ficou inacabada, faltando construir mais alguns metros para deixar aberta (sem proteção das ondas) apenas a entrada do canal de navegação.
Desde então, há quase meio século, as sucessivas comodorias do CNT não conseguiram fechar a marina, como se vê na foto acima. E quando ocorre uma lestada (vento forte do leste) as ondas da lagoa entram com muita força na marina, danificando os trapiches e trazendo preocupação aos proprietários dos barcos.
O Comodoro do CNT, João Paulo Ziulkoski, resolveu encarar a dificuldade e está construindo extensão do fechamento da marina com uma estrutura composta por estacas de madeira cravadas lado a lado. O meio náutico gaúcho espera ansiosamente pela finalização da tão importante e tão esperada obra.
O Popa.com.br, o Veleiros do Sul e os navegadores participantes do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes homenageiam o comodoro João Paulo pela iniciativa da obra.
Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
As regatas Porto Alegre - Tapes tiveram início há algumas décadas, quando as condições da navegação lembravam mais aquela praticada nos veleiros do século XIX do que as de hoje. Depois de alguns anos de trégua, voltaram a ser realizadas pela iniciativa de um dedicado grupo de velejadores que, em conjunto com o Popa.com.br, viabilizaram novas edições, desta vez com ênfase na modalidade cruzeiro. O primeiro evento dessa nova série ocorreu em 2006, concebido para ser bienal. Participaram 64 embarcações, com aproximadamente 200 truipulantes. Foi um recorde da navegação de recreio no Rio Grande do Sul, segundo o relato de velejadores veteranos, como o Cmte Astélio Santos. Em 2008, o evento bateu seu próprio recorde, reunindo 70 embarcações com 221 tripulantes. Aqui vamos nós outra vez!
Programação
O evento terá início em concentração no Veleiros do Sul (quiosque do guincho) às 11 horas de quinta-feira, 2/11/17, com brinde ao Comandante Rudi Schultz, seguido de choripan e chopp oferecido pelo Veleiros do Sul, sob o comando do Comodoro Eduardo Ribas que, junto com o Popa.com.br tem participado da programação do cruzeiro.
Barcos dos participantes de outros clubes poderão atracar nos flutuantes do Veleiros durante a concentração. Os que preferirem fundear em frente ao Veleiros terão desembarque por bote do clube.
Às 13:00h embarque e preparação para a largada.
Largada em frente ao Veleiros do Sul às 14:00h.
Previsão de chegada ao fundeio de pernoite na praia do Sítio, em Itapuã, às 19h (25mn@5nós). Uma excelente oportunidade para contemplar o pôr-do-sol avistando o Farol de Itapuã, preparar a lanche ou churrasco a bordo, fazer contra-bordo com barcos de amigos,
Deslocamento para a linha de largada às 7:00h de sexta-feira
Largada para Tapes às 8h, junto ao Farol de Itapuã para o Cruzeiro e Regata bico-de-proa.
Previsão de chegada em Tapes às 17h (45mn@5nós).
Às 20h o Clube Náutico Tapense oferecerá jantar aos participantes, por ocasião da Festa de confraternização. O cardápio inclui Espinhaço de Ovelha com arroz e salada, sob o comando do Comodoro Chef Gourmet e Tocador de obra dos molhes do CNT João Paulo Ziulkoski.
Barcos de associados do CNT inscritos no evento terão estadia gratuita no Veleiros do Sul até a data de largada.
Obrigatório a cada barco participante ter equipamento para navegação por instrumentos e tripulação qualificada para sua utilização. A chegada a Tapes poderá ocorrer à noite e a navegação visual é absolutamente impraticável. Em um dos outros Poa-Tapes houve neblina fechada na Lagoa. Nem pensar em largar sem a possibilidade de uso do GPS durante todo o percurso.
Em breve o Aviso do Vº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes será publicado.
Cruzeiro-Regata no Calendário de Tapes
Por solicitação do Popa.com.br através do Cmte Emilio Oppitz, e iniciativa do então Prefeito Municipal de Tapes Sylvio Tejada Xavier, o Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes foi incluído no Calendário de Eventos do município através da lei nº 2597/2008, de 17 de Junho de 2008. A atitude fortaleceu tanto o turismo em Tapes quanto o próprio evento.
O que é um Cruzeiro-Regata?
É um evento náutico em que participam embarcações a passeio (cruzeiro) e em competição (regata). A proposta dos cruzeiristas (à vela e a motor) é a navegação de lazer sem a busca de performance. Regata é uma competição entre embarcações visando performance de velocidade e de táticas de navegação.
O cruzeiro-regata reúne embarcações à vela e a motor. Nas decisões da organização do evento que dizem respeito às condições atmosféricas, os interesses e possibilidades dos cruzeiristas são preponderantes, já que cruzeiristas costumam embarcar familiares e amigos sem experiência náutica e, portanto, com baixa performance na média.
Por que participar de um Cruzeiro-Regata para Tapes?
- Para alguns navegadores gaúchos, navegar na Lagoa dos Patos não é trivial. A companhia de outras embarcações faz muita diferença, oferecendo sensação de segurança e conforto.
- Navegar entre dezenas de barcos é um raro prazer. O cenário, a companhia e a participação em massa oferecem um contexto muito especial.
- O fundeio em Itapuã, com a Praia do Sítio tomada por barcos, é inesquecível.
- O pernoite a bordo em fundeio estimula a navegação de cruzeiro. Para alguns, será a primeira noite dormida a bordo fora do clube. A presença de outros barcos no fundeio tranquiliza os novatos.
- Navegar as 45 milhas pela Lagoa dos Patos até Tapes. A imensidão da lagoa traz uma sensação indiscritível de prazer.
- O Porto Alegre - Tapes é um evento náutico de médio curso, e de médio nível de dificuldade.
- A Enseada de Tapes oferece vários recantos com atrativos para navegadores, além das águas claras e do regime de ventos favorável para velejar.
- O acesso à marina protegida por molhes de pedra do Clube Náutico Tapense (CNT) dá-se através de canalete balizado na Enseada de Tapes. Além da ampla sede social, o CNT oferece piscina, quadras de tênis e bonitos gramados.
- Confraternização na noite de sexta-feira, no CNT, com jantar oferecido aos participantes pelo Clube Náutico Tapense.
Por que normalmente a largada de Porto Alegre é feita à noite, e desta vez ocorrerá durante o dia?
Porque, considerando-se a distância total do percurso em 70 milhas náuticas, e uma velocidade mínima dos veleiros de 5 nós, leva-se 14 horas para chegar a Tapes, a partir do Veleiros do Sul, sem escalas. Caso a largada ocorresse cedo, digamos às 8 horas, a chegada em Tapes ocorreria às 22 horas, com duas horas de navegada noturna por águas desconhecidas por boa parte das tripulações. Não é difícil imaginar atrasos neste percurso, podendo-se estimar a chegada por volta da meia-noite (4h de navegação noturna). O canal de acesso ao CNT tem sinalização cega (sem iluminação) demarcando um estreito canal de navegação, e implicando obrigatoriamente em navegação por instrumentos à noite. O farolete (SPH) no início do canal não tem mais iluminação há anos.
Com o percurso dividido em dois trechos, como tem sido proposto, a navegação noturna pelo Rio Guaíba tem uma duração não muito diferente em relação à noturna da ida direta, mas no rio, navega-se por canais de navegação razoavelmente sinalizados, o que não ocorre na Enseada de Tapes: a navegação na enseada não tem canal de navegação e as redes de pesca estão por todos os lados. Saindo-se de manhã da Praia do Sítio, como tem acontecido nos últimos cruzeiros a Tapes, a chegada ocorre à tardinha, havendo tempo para descansar e participar do jantar na mesma noite, o que não poderia acontecer na ida direta com a chegada tarde da noite. Desta vez temos a possibilidade um largar em um feriadão, o que nos permite sair de Porto Alegre e chegar à Praia do Sítio de dia, e no dia seguinte partir para Tapes, chegando ainda com luz do dia.
Por que desta vez a largada não contará com navio da Marinha prestigiando o evento, nem banda da Brigada Militar e nem helicópteros para filmar a largada?
Porque a decisão de criar o V Cruzeiro a Tapes foi tomada de última hora, sem prazo suficiente para pleitear-se estes recursos extras.
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Fonte consultada sobre a história de Tapes: Comte. Prof. Miguel Sanchis;
Fotos: IIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes (2008)
Acompanhe a previsão do tempo para Porto Alegre na data do evento:
WINDY