Jun 2007
Objetivos do Popa
Os objetivos do Popa.com.br são divulgar e incentivar a navegação de recreio, com ênfase na vela, principalmente no cruzeiro*, e promover eventos de lazer e sociais no meio náutico.
* O Popa publica artigos técnicos, diários de bordo, fotografias, vídeos, humor, crônicas, notícias e outros temas de interesse dos navegadores.
* O Popa tem realizado eventos no meio náutico. São cruzeiros com extraordinário envolvimento do meio náutico, como o Porto Alegre-Tapes e o Porto Alegre-Rio Grande, maior evento náutico do Hemisfério Sul em água doce. Ambos bateram recordes de participação.
* O Cruzeiro do Bugio congregou mais de uma centena de pessoas embarcadas em uma missão ecológica para retirar lixo da Praia do Sítio, com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
* O Popa atua ainda junto às autoridades governamentais, como a Superintendência de Portos e Hidrovias, pleiteando obras para a segurança da navegação de recreio. Já por três vezes obteve-se dragas, batelões e rebocadores para a retirada de obstáculos do Rio Guaíba. A lista com as coordenadas dos obstáculos foi criada pelo Grupo Popacombr.
* A partir de 2006, o prêmio Amigo do Popa vem sendo entregue aos expoentes do meio náutico, como uma forma de agradecer e homenagear trabalhos relevantes à comunidade náutica.
Números do Popa
Criada em Maio de 2002 para desengavetar fotografias de motivo náutico, o Popa tornou-se um grande acervo de 2,5 Gigabytes de imagens e informações desenvolvido nos 5 anos do site. O pico de acessos em 2006 chegou a 5,5 milhões de hits mensais. No mesmo período, o tráfego foi de 86GB, através de 57.000 visitas a 185.000 páginas.
Colaboradores voltados ao bem comum
As publicações do site tem por origem os mais de 100 fotógrafos colaboradores, articulistas e autores de diários de bordo e artigos técnicos. Os eventos são organizados por uma comissão organizadora formada por navegadores experientes que determina as regras, capta recursos e coordena a operação.
O Popa conta com centenas de colaboradores em diversas áreas, com diferentes formações profisionais, como médicos, advogados, engenheiros e biólogos. São também industrialistas, são prestadores de serviço, são funcionários públicos, são comerciantes. É uma tripulação bem eclética. No nosso último evento tivemos colaboradores criando cartas náuticas, gerando listas de waypoints, fazendo palestras e fornecendo listas para a navegação. No Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Rio Grande, tivemos colaboradores na equipe de segurança a bordo do navio da Marinha, chamando barco por barco ao longo do caminho.
Grupo virtual
Além do site, o Popa.com.br criou um grupo para navegadores na Internet (Yahoo! Groups). São mais de 400 navegadores em todo o Brasil trocando mensagens diariamente. Ao todo já trocamos 13.000 mensagens em 4 anos. O grupo discute e propõe soluções práticas para o meio, e viabiliza os eventos do Popa fomentando idéias, e executando projetos. Saiba mais sobre o grupo.
Direitos autorais e Responsabilidade
A reprodução de todo e qualquer material publicado no Popa.com.br está sujeita à Lei de Direitos Autorais. Consulte. A reprodução de conteúdo é proibida. Não assumimos responsabilidade pela utilização das informações publicadas, especialmente por informações de navegação. A utilização dos dados divulgados é por conta e risco do usuário.
Mensagens e Imagens
Escreva para o Popa: info@popa.com.br.
Para publicar suas fotos no Popa.com.br envie-as para info@popa.com.br na melhor resolução. Indique o nome do fotógrafo e os locais onde foram feitas.
Fotógrafos no cockpit do Popa
Saiba quem são os fotógrafos do Popa.
_______________________________________
Realizações do Popa
55 embarcações participantes
41 embarcações participantes
64 embarcações participantes
Remoção de obstáculos à navegação
Remoção de obstáculos à navegação
_______
(*) Cruzeiro é a navegação de lazer. Navegação de cruzeiro é aquela praticada em um barco ou grupo de barcos, sejam veleiros ou lanchas, sob forma de passeio. Ao contrário da participação em regatas, o destino de um cruzeiro pode ser alterado livremente, não há competição entre os barcos participantes, nem regras a seguir. Na tripulação de um barco de cruzeiro, nem sempre todos os tripulantes são safos, como ocorre nas regatas. Um cruzeiro pode ser realizado em uma tarde ou em meses a fio. Os cruzeiristas, que pouco conhecem regras e técnicas de regata, desenvolvem mais a técnica de navegação e enfatizam aspectos turísticos, paisagísticos e até gastronômicos a bordo. Enquanto busca-se a melhor performance para os barcos de regata, os barcos de cruzeiro têm ênfase no dia-a-dia a bordo e no conforto.
|