Navegação Digital

Praticar navegação com o uso de fotografias de satélite ao invés de cartas é algo relativamente novo. Talvez pela indisponibilidade de imagens apropriadas, falta de software e de conhecimento sobre o assunto. Além disso, as imagens não apresentam a batimetria nem todas as informações de uma carta.

A navegação digital, no entanto, apresenta atrativos interessantes. Em vez das velhas cartas desenhadas há quase meio século, temos fotos de 2 anos atrás. São imagens com detalhamento muito mais preciso. Enfim, é uma fotografia, e não um desenho.

Apresento aqui alguns fundamentos da Navegação Digital, em uma abordagem bastante simplificada.

Requisitos

Além da imagem da área de interesse é necessário software de navegação. Precisa-se também alguns waypoints para calibrar a imagem. Um receptor GPS com comunicação com o computador ajuda bastante. Software gráfico para edição de imagens também é conveniente.

As imagens do estado do RGS podem ser obtidas no site da UFRGS. Algumas destas imagens, especialmente as que cobrem regiões navegáveis do Guaíba e Lagoa dos Patos, dentre outras, estão publicadas aqui no popa.com.br, já no formato JPEG.

Os waypoints da região V. pode determinar através das cartas náuticas, obter de outros velejadores ou de livros como o do Knippling.

Um receptor GPS pode ser adquirido em lojas de equipamentos náuticos, a partir de R$600,00. Utilizei um Garmin eTrex, bem simples. É necessário o cabo de conexão à porta serial de um microcomputador, e muito recomendado o uso de cabo para alimentar o GPS direto da bateria do barco - consomem as pilhas alcalinas em pouco tempo.

Existem alguns programas para navegação por GPS no mercado. O Track Maker, desenvolvido em Minas Gerais e o Maptech são exemplos. Não gostei deles. O Ozi Explorer, desenvolvido na Nova Zelândia é muito bom. Foi o que utilizei no exemplo aqui apresentado.

É recomendável também um programa de edição de imagens. O PSP - Paint Shop Pro é um bom exemplo.

Utilização

A idéia é utilizar fotos de satélite (ou cartas digitalizadas) em um computador. Pode-se planejar a navegação, em casa, antes de partir, ou efetivamente navegar a partir de um notebook a bordo, ou ainda examinar o percurso que V. realizou. Mas jamais deixe de considerar as informações da carta náutica.

Se V. ainda não entendeu bem as vantagens disso tudo, imagine ter uma imagem de satélite (ou carta) na tela de seu computador e ver as coordenadas do ponto em que V. passa o cursor do mouse. Imagine clicar em 2 pontos e obter a distância entre eles. Imagine muito mais...

Aí vão algumas informações para iniciar na Navegação Digital.

Algumas dicas

Quando se utiliza determinada imagem pela primeira vez, é preciso dizer ao programa a que região se refere a foto, carta ou mapa. Para isso marca-se coordenadas conhecidas sobre ela. No mínimo duas. Neste exemplo, marquei o Veleiros do Sul, o porto da cidade de Triunfo, e o paralelo 30 junto à margem do Guaíba. As coordenadas do Veleiros e de Triunfo eu já tinha no GPS, e a do paralelo 30, olhei o ponto na carta náutica e marquei sobre a foto, "a olho".

A partir daí, o programa passa a mostrar as coordenadas do cursor do mouse, e está pronto para ser utilizado. Uma boa maneira de verificar se a calibragem está correta é carregar um tracking sobre a imagem geo-referenciada. Principalmente um tracking (desculpe o anglicismo - "percurso realizado") de navegada em rios, cheio de curvas, o que facilita a visualização de erros de calibragem.


Observe na foto ao lado que, em alguns pontos, o track não está dentro do rio, indicando que há pequenos erros de calibragem. No detalhe, o final da linha vermelha (percurso) indica como se tivéssemos "navegado" sobre a ilha.

Lembre-se também que a precisão do GPS varia devido a diversos fatores. Poderá acontecer que a foto esteja bem calibrada e que a leitura do GPS estava com erro apreciável (raro).

Instalado o software e estando V. já iniciado nas funções principais do programa, carrega-se a imagem pela opção "Load and Calibrate Map Image". É aqui que se vai informar ao programa as coordenadas de referência da imagem. Insira pelo menos 3 coordenadas, o mais distante possível uma das outras.

Para visualizar o percurso que V. realizou, "File/Load/Load track from file"

Crie rotas, analise opções, projete tempos de percurso.
Plote a rota da sua navegada e analise os bordos (positivos/negativos) que V. fez. Há um mundo novo na Navegação Digital para quem gosta de navegar.

Veja na imagem abaixo um exemplo do que V. poderá obter. Refere-se a um passeio que fizemos na lancha "Aline", uma Carbras Mar 32', 360HP, subindo o Rio Jacuí, do Veleiros até Triunfo.


Role a imagem horizontalmente (scroll) >>> >>> >>>

Obs: A linha vermelha (percurso) está borrada devido à compactação da imagem JPEG.

Envie seus percursos para publicarmos no site.

Clique na imagem abaixo para ver outro exemplo de Navegação Digital.
Fotos e track da "Don't Ask" na L. Casamento e Rio Palmares

 

-o-