Projeto Guaíba Livre
Ajude a deixar o Guaíba livre de obstáculos

Aviso aos Navegantes!

As autoridades responsáveis pela manutenção da navegação no Guaíba e em outras vias fluviais do estado do RGS têm atuado nos últimos anos apenas nas rotas de navegação comercial.

Tudo indica que esta realidade esteja mudando. Para melhor.

O site popa.com.br está reunindo as coordenadas de obstáculos, especialmente no Guaíba. O objetivo é não apenas listar, mas solicitar as providências cabíveis junto às autoridades, seja sinalizando ou seja removendo pontos perigosos à navegação de recreio.

É isso mesmo: remover estacas, restos de tubos de dragagem, mangrulhos, etc. Sinalizar pedras submersas.

Aos mais céticos em relação às possibilidades do serviço público, informo que já deflagramos o processo com pleno êxito até então: apresentamos a idéia à diretoria da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias) que prontamente comprometeu-se a nos auxiliar.

É uma oportunidade histórica que não pode ser menosprezada pelos navegadores gaúchos.

Entende-se por obstáculos, tanto os naturais, como as pedras, quanto estacas, restos de instalações, trapiches e embarcações naufragadas, sejam submersos, semi-submersos ou aflorando na superfície.

Já temos alguns pontos listados. Não fique calado, presumindo que alguém já comunicou sobre aquele obstáculo que V. conhece.

A lista precisa estar pronta até sexta-feira próxima, dia 25/07/03. Caso Você não tenha as coordenadas do obstáculo, forneça sua descrição e a localização da forma mais precisa possível.

Vamos lá pessoal. A hora é essa!

Enviem as informações para info@popa.com.br.


Danilo Chagas Ribeiro.
www.popa.com.br