Sinalização para a navegação de recreio no RGS
Porta aberta para novas implementações
Danilo Chagas Ribeiro

23 Out 2006
O Comandante Eduardo Ferrugem Hofmeister abriu uma porta importante para a navegação de recreio gaúcha. Velejando dia desses, passou por um inflável "diferente", que presumiu ser da Marinha. Coisa rara.

Falou com o Delegado, Comte Nelson, e descobriu tratar-se de missão do Centro de Hidrografia/DHN, da Marinha do Brasil. Hoje pela manhã conseguiu marcar reunião a bordo do Navio Hidroceanográfico Amorim do Valle (imagem de arquivo, ao lado), onde foi muito bem recebido pelo Comandante Capitão de Corveta Linhares.

Há mais de ano Ferrugem vem demonstrando o interesse de incluir a notação de acidentes geográficos nas cartas náuticas, e de implantar novas bóias e faroletes. A Pedra da Piava e as Netinhas (Chico Manoel) são exemplos. O Rio Guaíba tem diversos acidentes geográficos, como as Baleias da Ponta Grossa, que podem ser sinalizados, sem falar nos muitos baixios.

"É possível que não seja possível realizar todos os levantamentos que sugerimos, mas provavelmente farão levantamento da Pedra da Piava e das Netinhas", contou Ferrugem. A Pedra da Piava já tem bóia de sinalização, mas é preciso que a Marinha a reconheça e assim a faça constar das cartas.

O Capitão Am. Eduardo Hofmeister afirmou ainda que "O Comandante Linhares indicou que podemos manter o Capitão do Porto informado sobre as áreas que desejamos atualização, pois o Centro de Hidrografia está constantemente cobrando dos Capitães dos Portos trabalhos a serem realizados a fim de agendar missões de levantamentos batimétricos. O mesmo serve para novos sinais de navegação, do que trata a NORMAM 17. Seguindo a orientação desta norma podemos solicitar mais bóias que indiquem os perigos à navegação desportiva".

A aproximação do Ferrugem com o Centro de Hidrografia abre importante porta de acesso para a navegação de recreio. Até há poucos anos a sinalização restringia-se às vias trafegadas pelas embarcações comerciais. A navegação de recreio precisa mobilizar-se.

Parabéns ao Ferrugem pela promissora missão solitária, de interesse de todos nós.

-o-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics