Breve história do porto de Porto Alegre
Informações da SPHRS
Imagens arquivadas pelo antigo DEPRC
02 Dez 2009
Em 1904 outro projeto mais audacioso para o porto da Capital tomou prioridade no governo de Borges de Medeiros. O objetivo era a construção de um porto que permitisse a navegação transoceânica. “Porto Alegre porto de mar” foi o nome dado ao projeto que interliga a capital do Estado ao Oceano através do Guaíba e da Lagoa dos Patos.
Para viabilizar o Projeto “Porto Alegre porto de mar”, o Governo reúne esforços para dar mais fôlego às dragagens da Lagoa dos Patos e Guaíba, iniciadas 1897.
Em 1907 o Governo Federal lança “Plano para a realização do melhoramento dos portos da República”, baseado em exemplos de portos dos Estados Unidos e Europa – readaptando o projeto original.
Em 1911 foi publicado edital para construção do primeiro trecho de 140 metros de cais em frente à Praça da Alfândega. A proposta vencedora foi do engenheiro Rudolf Ahrons, que iniciou as obras no mesmo ano. Em julho de 1913 foi concluída a primeira parte do porto.
A construção do cais foi sendo feita em partes – as obras começavam no meio do Guaíba – no local onde era planejado. Depois de demarcado, os sedimentos que eram dragados para aumentar a profundidade do canal, eram usados para aterrar o futuro cais.
A construção do cais foi sendo feita em partes – as obras começavam no meio do Guaíba – no local onde era planejado. Depois de demarcado, os sedimentos que eram dragados para aumentar a profundidade do canal, eram usados para aterrar o futuro cais.
Detalhes de construção do cais.
Detalhes de construção do cais.
Em maio de 1913 a Secretaria das Obras lançou edital para dar continuidade às obras do cais e para abertura dos canais de navegação para 17 pés de calado.
Em 1916 é lançado edital para construção de um novo trecho de 600 metros e armazéns. Porém as dificuldades técnicas da obra, extremamente complexa para a época, justificavam a morosidade de seu andamento. Em janeiro de 1921 apenas 344 metros da muralha do cais estava concluída.
Em 1919 o projeto desse porto sofreu novamente alterações. Foi adotado sistema de blocos para o cais e para os armazéns, estruturas metálicas fornecidas por empresa francesa - projeto baseado no porto de Rio Grande.
Em 1919 foram encomendados da empresa francesa Daydeé a estrutura metálica para os armazéns A e B e para o pórtico central. Obras concluídas em 1922.
Em agosto de 1921 o então presidente da Província Borges de Medeiros inaugurou oficialmente o porto da capital, que consistia em cerca de 800 metros de cais, um armazém de estrutura metálica, um edifício para a administração e o armazém provisório B-1.
Em agosto de 1921 o então presidente da Província Borges de Medeiros inaugurou oficialmente o porto da capital, que consistia em cerca de 800 metros de cais, um armazém de estrutura metálica, um edifício para a administração e o armazém provisório B-1.
Com início de projetos em 1899, conclusão do primeiro trecho de cais em 1913, inauguração em 1921, as obras continuaram e apenas em 1937 o porto de Porto Alegre opera com todo o projeto concluído.
Em 1940 o Porto da Capital movimentou 20.123 embarcações a vapor e o total de 1.735.678 toneladas de mercadorias em geral.
Prédio da administração do porto – construído no final da década de 40.
Nas décadas de 40 e 50 o porto atuava principalmente na importação de carga geral. A indústria no Estado ainda não estava desenvolvida, muitos materiais eram trazidos de fora através do porto.
Carga e descarga necessitavam do auxílio da força humana – estivadores.
O ano de 1951 marca a criação do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais -Deprc – responsável por administrar os portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, além de manter as hidrovias.
Em 1995 a movimentação do porto era de cerca de 3 milhões de toneladas.
Em 1972 o Porto de Porto Alegre registrou uma movimentação de 4.650 milhões toneladas de cargas geral, sacaria, graneis sólidos e líquidos entre todos os tipos de navegação (lacustre, fluvial, cabotagem e longo curso).
Em 1983 o Pórtico Central do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Em 2005 os terminais públicos e privados de Porto Alegre movimentaram cerca de quatro milhões de toneladas em cargas.
O porto de Porto Alegre não foi atualizado para operar com contêineres. Não há espaço para o porto crescer, estrangulado na área central de Porto Alegre. A maior parte do porto tem projetos para ser transformada em área cultural e de lazer. Grande parte está abandonada, a não ser pela realização de eventos públicos e locação para a realização de festas. O transporte fluvial no RS carece de incentivo.
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