Imagem de satélite com as
Principais vias fluviais do Rio Grande do Sul

 

Apresentamos uma bela foto de satélite, cobrindo grande parte das vias fluviais navegáveis no Rio Grande do Sul. A imagem ao lado é uma miniatura (200 x 267) quase 10X menor do que a foto publicada. O formato original é de 1800 (largura) x 2400pixels (altura).

Compactação
A imagem é apresentada em arquivo JPEG (arquivo . jpg), facilitando o download. Mesmo assim o arquivo é pesado. O original (900Kb) foi compactado pelo site em 60% (para os visitantes com conexão por linha discada), resultando arquivo de 340Kb.

Esta compactação não é ".zip". Um arquivo JPEG pode ser compactado ao ser gravado em disco. Maior a compactação, menor a qualidade.

As fotos aqui publicadas nunca são compactadas em mais de 10% para evitar perdas de qualidade. Como esta foto é bem maior do que a maioria das outras (750 pixels de largura), compactamos em 60%.

Legendas
Em vez de legendar a foto fizemos o mapeamento da imagem (image mapping), isto é, a imagem foi dividida em áreas. Nada a ver com os arquivos geo-referenciados (.map) do Ozi Explorer. Passe o cursor sobre a imagem para ver o nome de algumas vias fluviais e cidades. Veja também o nome das pontas da Lagoa dos Patos. Quando o cursor do mouse tornar-se uma mão, logo aparecerá o nome da via ou local apontado.

Mapeamento para o Ozi Explorer
Apresentamos um arquivo " .map " que permite o uso da imagem no Ozi Exlorer, como se fosse uma carta. A calibragem não está perfeita e não é confiável para navegação, mas é útil assim mesmo.

Imagem
Tamanho
Original (10% compactado)
Compactação 60%
.map para o Ozi Explorer (zipado)

A julgar pela aparência de algumas vias, a foto foi obtida em época de águas altas. Observe o Canal São Gonçalo, por exemplo, que mais parece uma extensão do sangradouro da Lagoa Mirim, completamente fora da caixa.

Agradecemos ao velejador Rodrigo Asterix Beheregaray pelo envio da foto original.

-o-