Track para o Arroio Araçá
Um curso d'água pouco explorado
Danilo Chagas Ribeiro


Arroio Araçá, por Rafael Britto - imagem de arquivo do popa.com.br

A foz do Arroio Araçá, no Rio Guaíba, a 3 milhas a leste de Barra do Ribeiro, é bem conhecida dos navegadores de Porto Alegre, mas poucos sobem o curso, talvez receando problemas de calado já que não há levantamento batimétrico disponível.

O Comandante Paulo Hennig/VDS subiu o Arroio Araçá para apresentá-lo a amigos de fora do estado. Aí vai o track da navegada de 4mn, registrado a bordo do Charlie Bravo V em 24 de dezembro de 2005, até o local onde o arroio encontrava-se fechado por aguapés.

O arroio é o afluente mais caudaloso do Guaíba, depois dos rios do delta. Em "Descobrindo o Guaíba", Mestre Geraldo Knippling, o comandante esquadrinhador do Guaíba, conta que antigamente escoava pelo Arroio Araçá a produção de arroz da região, embarcada em chatas rebocadas através de canal dragado, que hoje não existe mais.


Charlie Bravo V, por Guilherme Guili Roth - imagem de arquivo do popa.com.br

O calado do Charlie Bravo V , um catamarã de 43 pés, é de 1,40m (carregado). Na maior parte do trecho o ecobatímetro informava 1,6m.
A SPH não registrou a leitura da Régua da Harmonia na data da subida do Charlie Bravo V. A última leitura de 23/12 foi 0,38m, e a primeira leitura de 26/12 foi 0,64m.

A ponte indicada na carta não existe mais. Coordenadas no datum WGS-84. Imperfeições na plotagem do track sobre a carta abaixo por conta de falhas na calibragem, datums* diferentes e possíveis imperfeições no levantamento topográfico.

_________
(*) Aos mais letrados: sim, o plural de datum é data, mas a gurizada não aprendeu isso... BTW, o que é pior de entender: datum ou latim?

Track do Charlie Bravo V no Arroio Araçá
(para o Ozi, zipado, 2KB)

 

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ