"ODIN" - O NOVO IATE DE OCEANO
Revista Yachting Brasileiro nº 18 - Abril 1946
José Cândido Pimentel Duarte, criador da revista
Transcrição pelo Cmte Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

O progresso do yachting no Rio Grande do Sul

Acaba de ser lançado às águas remansosas do Rio Guaíba, em Porto Alegre, o iate "Odin", de propriedade do Sr. Arthur Erwin Koepcke, e construção dos estaleiros do Sr. Baltasar Iglesias, o mesmo que já construiu o "Orion", o "Seival" e outros iates gaúchos. O Rio Grande do Sul desse modo dá um testemunho eloqüente do grande amor que os seus filhos tem pela vida do mar; evidentemente só um sentimento forte poderia fazer construir nas águas doces de um rio um iate de alto mar, de tamanho respeitável, e capaz de conduzir com segurança o gaúcho das planuras dos pampas aos dilatados horizontes do oceano, passando evidentemente pela imensa Lagoa dos Patos. O iate tem 18 metros de comprimento total,4,20 de boca e 2,10 de calado. Será armado em chalupa (ketch); possui gurupés, mas a mastreação é do tipo Marconi; hoje em dia ninguém mais discute as vantagens da vela triangular, consagrada agora até na volta ao mundo pelo notável Vito Dumas, no seu L.E.G.H.II; é verdade que muitos navegadores ainda preferem a vela de carangueja, para as longas velejadas na região dos alísios; mas incontestavelmente a facilidade de manobra de uma vela triangular é motivo suficiente para que seja empregada nos iates de esporte de pequena tripulação.

A sua superfície vélica é de 166 metros quadrados; todas as cavilhas, parafusos,etc., são de latão e cobre; o iate deverá estar completamente pronto dentro de uns 5 a 6 meses, quando seu proprietário em companhia do pai, Sr. Koepcke, um veterano do mar, e da sua irmã, a senhorita Betty Koepcke, pretende velejar pela costa vindo até ao Rio de Janeiro e mais tarde navegando até o Rio da Prata.

Filiado a flotilha do veterano clube de vela de Porto Alegre, Veleiros do Sul, "Odin" é o maior iate do sul do país. De elevado custo, representa da parte de seu dono um grande esforço na obra de dar ao Brasil iates que permitam velejar com segurança pelo seu vasto litoral.

§§§§§§§§§§§§§

Transcrito por Carlos Altmayer Gonçalves

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ