Paraty, um paraíso na Terra
Nelson Ferreira Fontoura

Faz seis meses que o Tiza, um Mordente27, encontra-se à venda em Porto Alegre. Neste período, o primeiro negócio promissor foi a troca por um Brasília 23, chamado Dimithra, fundeado em Paraty, Rio de Janeiro. A negociação já estava avançada, faltava ver o Dimithra para selar o negócio.

Fui direto para São Paulo, onde fui recebido pelo Marcelo Gurgel, atual proprietário do barco. Em cerca de três horas de carro já estávamos em Paraty. Eu já conhecia a cidade histórica, tendo passado alguns dias por lá faz uns cinco anos. Mas não fazia idéia do que me aguardava no mar.

Chegando na região de Paraty, fomos direto ver o Dimithra, fundeado junto à Enseada do Engenho, onde se localiza a marina do Amyr Klink.

Neste ponto uma decepção: segundo o Marcelo, não existem na região clubes com a infra-estrutura da qual dispomos em Porto Alegre. De qualquer forma, a vista também não era exatamente a mesma.

No dia seguinte fomos velejar para experimentar o Brasília 23. Pena que não houvesse vento, o que parece ser comum por aquelas bandas. Tivemos que nos contentar com uma bela “motoreada”.

A vista, no entanto, era deslumbrante, e a cada nova enseada uma agradável surpresa... Paraty é realmente um paraíso aqui na terra.

Não conheço o Caribe ou as Maldivas, mas as imagens que vi e registrei não ficam para traz de qualquer lugar que já tenha visto em uma National Geographic. É ver para crer.
Infelizmente o negócio não se concretizou, acho que é mandinga do Tiza, que quer ficar comigo mesmo. De qualquer forma foi um passeio e tanto, pena que de um só fim-de-semana.

Chalé à beira-mar - Aluga-se

 

Estaleiro de catamarans

 

Que tal um peixe grelhado?

 

Veleiro Kon-Tiki

 

 

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br