Com a família a bordo
Navegando com cuidado dobrado Fernando Maciel I.C. Porto Belo – Capri Iate Clube, São Francisco do Sul (Santa Catarina)
Sábado, 09/12/2006 – 06:10h. Eu já estava no aeroporto Salgado Filho para voar até Florianópolis. Foi a maneira que encontrei de fugir das reformas na BR-101 e das 06:30h perdidas fazendo este trajeto de ônibus. Marta e minha filha Vitória ficaram com a missão de sair de Garopaba-SC e me buscar em Floripa, de lá seguiríamos para Porto Belo. Minutos após a minha chegada já estava sendo resgatado pelo restante de minha tripulação, desta vez completa. Nossa logística até então estava perfeita. No carro já estavam os mantimentos para irmos de Porto Belo até São Francisco do Sul, 65MN mais ao norte. Às 10:00h, após uma viagem tranqüila estávamos descarregando o carro no Iate Clube de Porto Belo. Ponho tudo em um carrinho, passo pela secretaria e já informo que estamos de saída logo após o almoço, sigo empurrando trapiche a fora as tralhas a serem acomodadas no restrito espaço do Planeta, tarefa que Marta já domina. Vitória é só perguntas, e enquanto Marta acomoda tudo em seus devidos lugares, junto as bambonas e com minha ajudante Vitória vamos para o trapiche colocar o óleo, para logo em seguida irmos até um posto de gasolina completá-las. Usamos 400ml de óleo para cada 20 litros de gasolina “Podium” que demora mais a envelhecer. Às 14:00h, com a carta 1810 (enseada de Porto Belo), já navegávamos no través da Ilha João da Cunha com a proa na Pta. da Ilhota, RM 355°, onde fica a marina do Itapema Plaza Hotel. A marina fica no lado S da Pta. da Ilhota, local muito bonito, que conhecemos em outra ocasião em que estivemos hospedados no hotel. Trapiches flutuantes, bom acesso, praia praticamente exclusiva, o problema são as diárias de 150,00 + 10% por barco. Mas se isto não assusta ou se o barco estiver com sérios problemas, a marina fica na posição S 27°04,480' W 048°35,300' (WGS 84). Tudo estava perfeito, mas uma coisa me incomodava: A metereologia nos acenava com bons ventos, mas tempo encoberto com pancadas de chuva. Aproamos para Pta. Negra (carta 1809) posição S 26°49,382' W 048°35,476' (WGS 84) RM 013°, a BB, Itajaí o maior porto pesqueiro do país. Do outro lado do rio Itajaí-Açu fica Navegantes, famosa pela construção de barcos de madeira, tidos como os melhores do país, neste trecho devido ao contorno da costa chegamos a nos afastar 04 MN. Contei 06 navios fundeados nesta área e pensei comigo que bom estar navegando aqui ainda com a luz do dia. Marta procura contornar a situação oferece um lanche, um refrigerante, conversa e vai tentando fazer com que ela relaxe. Observo e fico me achando o pior pai do mundo. Que sacanagem eu estou fazendo com minha filha. Enquanto eu tentava achar um lugar para ancorarmos o Planeta, mais um pouco e pronto é aqui, solto o ferro em 2,5 metros. Barcos por todos os lados, começo com a lida, desconecto a mangueira de combustível do motor para que ele funcione até o combustível do carburador secar, abro o bimini, o motor apaga e o levanto tirando da água, vou para a proa soltar mais um pouco do cabo para a ancora, quando levanto e olho para a popa estamos a poucos centímetros de uma traineira de pesca. A âncora garrou, segura o leme no meio. Volto para a proa quando vejo uma canoa se aproximar, nela apenas um pescador que me pede: 18:00h. Praia de São Miguel, Penha, reduto de pescadores, lugar muito simples e também simpático, ótimo abrigo de ventos do quadrante N distante 20 MN de Porto Belo. O sol já havia se recolhido quando icei o bote com a ajuda da adriça do balão e o acomodei na proa, havíamos combinado de sair cedo e para tanto eu deveria deixar tudo o mais organizado possível. Acertei com o restante da tripulação que elas dormiriam na proa e eu no sofá de BB, assim ficaria mais fácil cumprir a programação que era de estar navegando às 06:00h e elas poderiam ficar um pouco mais na cama. Afinal, se tudo corresse nos conformes, com otimismo nós ainda tínhamos mais 09h de navegação ou 45 MN até o Capri Iate Clube. Domingo, 10/12/06 – 06:00h.
Marta e Vi continuavam na cama apesar do forte balanço causado pelas ondas que chegavam pela proa, quando a onda que se apresentava era um pouco maior eu procurava arribar para diminuir o impacto e tornar a vida das duas um pouco mais fácil. Mais 15 minutos e contornávamos a Pta. da Estrela. Proa entre a Pta. do Varrido e a Pedra do Cação esta pedra fica na marcação Rm 090°, distante 0,8MN do farol da Pta. do Varrido, sempre descoberta mas é difícil de ser avistada, é muito perigosa e está sinalizada com uma bóia luminosa, mas não é necessário lembrar que estas nem sempre funcionam e dias de nevoeiro e chuva fazem parte de nosso esporte, portanto, para escapar dela passe bem rente a Pta. do Varrido ou navegue bem ao largo. RM 019°, proa no través da Ilha Tipitinga (carta 1830), na nossa popa vai ficando o Morro de Armação de Itapocorói, grande elevado, formado pelos morros do Gravatá que da proteção à praia de São Miguel onde pernoitamos e pelo morro da Pta. do Varrido, ao S e E da enseada de Itapocorói, o conjunto tem forma de pirâmide. Pode ser avistado ao longo da costa norte catarinense e é ponto de referência importante para a navegação. Na ponta do Varrido S 26°47,035' W 048°35,084', está o farol de mesmo nome Lp.B.6s50m18MN-, armação quadrangular, com faixas horizontais brancas e pretas. Armação de Itapocorói é o melhor fundeadouro da região e juntamente com a Praia de São Miguel é um dos poucos lugares abrigados da costa entre Porto Belo e São Francisco do Sul. Em frente à Barra Velha há uma grande área não cartografada pela Marinha, com inúmeras e perigosas lajes. Não se deixe enganar pelas aparências: se os pescadores navegam por ali, serpenteando entre as lajes, é porque cresceram nesta costa e conhecem bem a região, o mais prudente é manter-se ao largo. Eu já observava desde o alvorecer as nuvens carregadas, o tempo encoberto e as pancadas de chuva eram inevitáveis. Parece-me que aos poucos as duas estão se ambientando ao novo meio e suas nuances. Través da Ilha Tipitinga deixamos por BE a Laje dos Lobos e a Ilha de mesmo nome, alteramos para RM 048° proa na posição S 26°27,357' W048°33,093'(WGS 84), través do arquipélago dos Remédios, formado por três ilhas principais: I. Remédio, I. Araras e I. Feia, entre elas lajes submersas e pedras que brotam do fundo do mar. As Ilhas Tamboretes para quem vem do S indicam a proximidade da barra: logo depois surge a bela Ilha da Paz, (Capa Náutica Sul-Náutica 200), maior ilha do arquipélago das Graças, na entrada da barra. 14:30h-Canal 16 chamo Capri Iate Clube uma, duas, três vezes...silêncio total, aguardo...tento mais uma vez... Responde-me um veleiro que não consegui identificar o nome: Planeta Água, eles devem estar com problemas no rádio, normalmente respondem no canal 16. Mas fique tranqüilo, entrando no canal do Capri deixe todas as balizas a seu BE, chegando a última você vai ver uma placa que está em terra: Velocidade Máxima 3 nós. Coloque a proa nela e quando a profundidade cair para 3m aproe para o meio do canalete chegando lá os marinheiros estão sempre atentos para ajudar na manobra. Seja bem vindo. Agradeço, e rumo para entrada do canal do Capri na posição S26°11,264' W048°35,100' (WGS84), enrolo a genoa, baixo e faço o motor pegar, baixo também a mestra, navegamos a 3 nós e à distância observo o movimento de lanchas entrando e saindo do canal do Capri, seguro entro entre as balizas e às 15:00h o Planeta está em um box do Capri. Dois marinheiros com os cabos de proa e popa prendem nosso veleiro por BB a um trapiche flutuante e um me pede as defensas para maior proteção de nosso costado. Não demoramos muito a largar tudo como estava e ir para a praia, caminha-se pelo trapiche até uma ponte que o liga à terra e por uma curta trilha chega-se à praia de Capri. É algo que lembra a caminhada que se faz entre o Birú, no Saco de Tapes para se chegar a praia do outro lado, já na Laguna dos Patos. Enquanto Marta bem acomodada em sua toalha pega um bronze, eu e Vitória aproveitamos o banho, depois vamos dar uma caminhada e encontramos na areia uma enorme quantidade de conchas de vários tamanhos e formas que Vitória vai juntando até ter que pedir ajuda para carregá-las. Com a tripulação renovada pelo bom banho, era hora de conhecer o restaurante do Capri. Bem acomodados, pedimos uma tábua de frios acompanhada de uma cervejinha bem gelada. Ataque ao anoitecer. Mosquitos, dezenas, centenas deles sem pedir licença iam chegando e nos picando. Para nossa sorte estávamos preparados com todo o arsenal para a guerra: mosquiteiros para as gaiutas, repelente e inseticida. Segunda-feira, 11/12/06 – 05:30h. Café da manhã com “parabéns pra você”. É aniversário de Marta, o primeiro a bordo. Próximos Destinos: Fernando Maciel |
Porto Belo - Praia de São Miguel
Praia de São Miguel - Capri Iate Clube (S Fco do Sul)
Rota de acesso ao Capri Iate Clube
Entrada Sul - ENTSUL - 26°12'520"S - 048°28'280"W Canal Práticos - PRATIC - 26°11,580'S - 048°29,170'W 1,2MN RM 338° Ilha da Paz - ILHPAZ - 26°10,230'S - 048°30,180'W 1,6MN RM 344° Cabo João Dias - CBJOAO- 26°09,670'S - 048°31,100'W 1,0MN RM 322° Ponta do Forte - PTAFOR- 26°09,230'S - 048°32,080'W 1,0MN RM 315° Ponta Sumidouro - PTASUN- 26°09,870'S - 048°33,420'W 1,4MN RM 260° Canal Capri - CCAPRI - 26°11,264'S - 048°35,100'W 2,1MN RM 245° |
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