Rumo à REFENO
Diário de Bordo do Passatempo e Entre Pólos
Subindo a costa do Brasil rumo à regata Recife - Fernando de Noronha
Comte Adriano Machado

De Sta. Cruz de Cabrália a Salvador

04 Set 2005
Dias 30 e 31\08 aproveitamos para conhecer Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. Pegamos um ônibus e passeamos pelas cidades conhecendo um pouco da história da descoberta do nosso país. Subimos o Rio João de Tiba umas 5 mn e na tarde do dia 31\08 deixamos tudo pronto para zarparmos no dia seguinte, pois a meteorologia marcava um leste fraco, em vez do nordeste que soprou dois dias.

Dia 01\09 levantamos ferro do tranqüilo ancoradouro de Santo André e com muito cuidado saímos a barra na maré baixa. O mar estava bem mexido devido ao vento mais forte que soprou durante a noite. Nossa idéia inicial era navegar até Salvador em quatro etapas: Ilhéus (90 mn), Itacaré (45 mn), Camamu (25 mn), Morro de São Paulo (35 mn) e Salvador (30 mn) num total de 225 mn. Uma segunda opção caso o vento nos ajudasse, era navegar direto a Salvador, numas 35 a 40 horas. Primeiramente despontamos o Recife de Coroa Alta, deixando por bombordo. Depois rumamos para a ponta de Belmonte onde às 10h passamos a 3 mn da beira da praia. Até então o vento não nos ajudava, mas pelo menos era fraco nos possibilitando um avanço a 7 nós de velocidade. Para o almoço assamos duas pizzas e na parte da tarde o vento rondou para um leste de 15 nós nos possibilitando uma bela velejada em orça folgada. Às 20h estávamos deixando Ilhéus pelo través e como a velejada estava muito boa, resolvemos tocar direto a Salvador. Durante a noite o leste apertou para 20 nós aumentando nossa velocidade para 7,5 nós e permitindo que dormíssemos muito bem. Em Cabrália eu havia desmontado a antena do radar e passado um limpa contatos em duas conexões, deu certo, o dito cujo funcionou novamente. Setamos o alarme para 4mn e em turnos de 3h, seguimos a noite toda. Em 24h navegamos 160 mn e esta foi nossa melhor marca, visto que a média era de 140 a 150 mn.

A manhã do dia 02\09 foi tranqüila, e no começo da tarde o vento morreu totalmente. Na altura de Ilhéus a profundidade aumentou bastante. O ecobatímetro se entregou nos 150m e em seguida estávamos navegando entre as isóbadas de 1000 e 2000m com o mar azul marinho como ainda não tínhamos visto nesta viagem. Às 13h avistamos Salvador bem pela proa e às 16h ancoramos no Centro Náutico da Bahia, atrás do Forte São Marcelo bem em frente ao Elevador Lacerda. Neste trecho da navegada o Entre Pólos pescou quatro Atuns de um quilo e pouco. Nós não curricamos. Nesta ancoragem encontramos muitos barcos estrangeiros e alguns brasileiros com famílias morando a bordo. Outros seguirão para Recife e correrão a REFENO. O Gigante e o Tau Golin desembarcarão dia 04\09 e retornarão para PoA para resolver assuntos pessoais. O gigante retornará dia 07\09 com nova tripulação e dia 09\09 zarparemos em um rali junto com outros barcos, para recife, provavelmente com escala em Maceió. Vamos aproveitar a escala prolongada para conhecer Salvador.

Índice

 

 

 

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ