Navio Oceanográfico "Almirante Álvaro Alberto"
Quem navega pela Lagoa dos Patos já ouviu falar, ou já viu este navio soçobrado
Colaboração de Ademir "Let it Be" Correa

"O Navio Oceanográfico "Almirante Álvaro Alberto" - H 43, foi o primeiro navio da Marinha Brasileira a ter essa denominação. Antes de ser adquirido, em fevereiro de 1987, por US$ 3 milhões, chamava-se Grant Mariner, e inicialmente Polar 901. Foi construido por um estaleiro de Port Arthur, Texas, como rebocador de apoio a plataformas marítimas. Foi incorporado a MB em 6 de junho de 1988 após ter sido adequado pelo Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. Media 66,15 m de comprimento, 13,42 m de boca e 4,74 m de calado. Deslocava 363 ton e era impulsionado por dois motores de 12 cilindros, acoplados a um eixo unico, totalizando 4800 Bhp. Tinha a velocidade maxima de 14 kts e abrigava até 57 tripulantes. Soçobrou no dia 16 de dezembro de 1992, as 15:30 hs, devido a um incêndio que se iniciou na praça de máquinas, a 25 MN do farol de Itapuã, quando retornava, após uma operação de levantamentos marítimos entre as costas de São Paulo e Rio Grande do Sul.



Dario Bestetti

Conforme o item 66 da Relação de Bóias do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos, as coordenadas da bóia de sinalização do naufrágio do "Álvaro Alberto" são: S30°47,25' W51°10,38'.
Conforme uma lista de waypoints do Clube Náutico Tapense, as coordenadas do navio afundado Álvaro Alberto são: S30°47,400' W51°10,613'. Um fato sobre este navio me vem à memória: ele naufragou bem na rota comercial e foi rebocado, arrastado pelo fundo, para a atual posição alguns meses depois, para melhorar a segurança do tráfego na região. Por isto as 2 posições.
As fotos em anexo são da época da compra.".
Sds Ademir (Let it Be)

"A posição que é aproximada + ou menos 2 milhas ( o que para o tamanho da criança da para ver de longe no modo graus, minutos, décimos de minutos é S 30 46 981 e W 51 10 107" João Pedro Wolf ("Arcobaleno")

"Se quizerem saber a história do incêndio, sei alguma coisa:
O fogo iniciou na casa das máquinas antes da meia noite em 16 de dezembro de 1992. O sistema de hidrantes funciona com o motor do navio, que estava inutilizado pelo fogo. A bomba reserva fora da casa de máquinas não funcionou.
Solicitaram ao Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, espuma para ser utilizado na casa de máquias as 10h00. Foi enviado o material por helicóptero.
O navio cargueiro Rio Brando estava o segurando com cabos, pois já estava adernado e
e o barco Guarita forneceu respiradores.
O sistema de engate das mangueiras num era Hudson e no outro Storz, qual seja, não casavam.
Conta o oficial do Corpo de Bombeiros que atendeu, que ele entrava na fumaça com um respirador. Começava a combater o fogo, logo em seguida tinha de parar e subir com o marinheiro que auxiliava (sem respirador) pois ele desmaiava.
Esta embarcação possuia um CPD que fazia um mapeamento de toda a costa brasileira, sendo tudo perdido." João Daniel

 

O navio soçobrado está na carta da Marinha e hoje tem um farolete em cima,lampejo de cor branca, de bom alcance e muito bem sinalizado Ele está com boa parte à flor d'água. Não tem problema algum em identificá-lo, está entre o Rio Negro e o pontal de Santo Antônio. (Márcio Lima)


(Esta carta é antiga)


"Alm. Álvaro Alberto" de longe

Vista de nordeste para sudoeste, quase ao por-do-sol
Danilo Chagas Ribeiro

-o-