Atitude exemplar na pressa para chegar
Transbordo em alto-mar
Danilo Chagas Ribeiro

21Maio2006
O veleiro espanhol Movistar vinha apresentando problemas na quilha desde a perna Wellington ao Rio de Janeiro, da Volvo Ocean Race. No fim da tarde de ontem, 20 de maio, a mais de 600milhas náuticas de Portsmouth, o comandante Bouwe Bekking comunicou à organização da VOR que o problema agravara-se tanto que poderiam ter que abandonar a embarcação. A quilha de 4.500kg já vinha amarrada por cabos.

Dando exemplo
Em uma atitude exemplar, o comandante do ABN Amro2 decidiu ir ao encontro do Movistar, navegando junto a ele para prestar socorro se necessário. Para tanto, manobrou de forma a perder 4 horas, à espera do Movistar.

A bordo do Amro2 está indo o corpo do velejador Hans Horrevoets falecido na madrugada de quinta-feira, portanto há quase 3 dias. Isso faz muita diferença. Considere-se ainda que o veleiro Brunel navegava a 16 nós a 60mn atrás do Movistar quando o Amro decidiu esperar por ele, ou seja, 4 horas apenas.

Vento acalmou na hora devida
Às 9:32h deste domingo, as preocupações no Movistar mostraram-se legítimas. A tripulação usou um bote de emergência, inflável, para o transbordo ao Amro2. O vento amainou para 7 nós durante a operação, devido à passagem do olho do sistema de baixa pressão.

A previsão para as próximas horas, no entanto, era de ventar a 30~40 nós, com rajadas de 50. A tripulação do Movistar levou seus itens pessoais, alimentos e um bote de emergência.

Escolta lenta
A Royal Navy mandou o HMS Mersey acompanhar o Amro2, a fim de protegê-lo. Ocorre que o navio navega a 20 nós, enquanto que o veleiro (é o monocasco mais rápido do mundo) pode chegar a 40.

Enviando sinais
O gerador de energia e o Sat C a bordo do Movistar ficaram ligados, permitindo seu monitoramento por mais algum tempo. A chegada do Amro2 a Portsmouth está prevista para esta segunda-feira, 22 de maio.

Veja as imagens do Virtual Spectator da Volvo Ocean Race, selecionadas e recortadas pelo popa.


O Movistar comunica o estado de emergência no fim da tarde de sábado, 20 de maio.

 

O Amro 2 navega a 25 nós, 43mn à frente do Movistar

 

O Amro2 decide acompanhar o Movistar, e manobra a boreste

 


O percurso da manobra extra foi calculado para o encontro com o Movistar no seu curso original

 

No final da manobra de 4 horas o Amro2 encontra-se com o Movistar

 

O encontro deu-se às 22:30h

 

Às 9:32h de domingo, a 490mn de Portsmouth, a tripulação do Movistar abandona-o e passa para o Amro2 que leva a
bordo ainda, o corpo do velejador Hans Horrevoets.

 

O Movistar fica abandonado mas transmitindo sua posição para possível resgate.

O Virtual Spectator oferece vistas de diversas "câmeras", de onde foram obtidas as imagens acima.

 

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br