Marco notável para a Vela brasileira
Brasil 1 chega ao pódio
Danilo Chagas Ribeiro

17 Jun 2006
O Brasil 1 alcançou um resultado surpreendente na Volvo Ocean Race, competição internacional de vela encerrada hoje em Gotemburgo, Suécia.

Chegar em terceiro lugar geral nesta primeira participação do Brasil na competição foi um triunfo e tanto. Durante oito meses navegaram mais de 30.000 milhas náuticas, concorrendo com barcos da Holanda, EUA, Espanha e Austrália. O Brasil 1 liderou a última perna por um bom tempo.

"Foi uma aventura, uma verdadeira aventura de volta ao mundo. E terminou com sucesso", declarou hoje o atleta olímpico brasileiro Torben Grael, comandante do Brasil 1, após a chegada recepcionada por 9.000 barcos, conforme os organizadores do evento.

Com palavras pouco audíveis por causa da euforia de milhares de pessoas, Andy Meiklejohn, do Brasil 1, disse, “Meu sentimento número 1 no momento? Nós perdemos para o Piratas. Eles ficaram com o segundo e nós com o terceiro (lugar). É nisso que eu estou pensando para ser honesto".

Neste domingo, a equipe do Brasil 1 continuará a comemoração pelo resultado, pois no início da noite será feita a premiação da nona perna e da classificação geral, com o Brasil 1 em terceiro nas duas oportunidades.

Classificação final da Volvo Ocean Race:
1 - ABN Amro 1 (HOL), 96 pontos
2 - Piratas do Caribe (EUA), 73;
3 - Brasil 1, 67
4 - ABN Amro 2, 58,5
5 - Ericsson, 55
6 - Movistar, 48
7 - Brunel, 15,5.

O Brasil 1 é patrocinado por VIVO, Motorola, QUALCOMM, HSBC, Embraer, ThyssenKrupp, NIVEA Sun, Ágora Senior Corretora de Valores e Governo Brasileiro através da Apex, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Turismo e Ministério dos Esportes, e apoio especial da Varig.

Que sejam prestigiados os patrocinadores que acreditaram na competência da vela brasileira.


Imagens da chegada a Gotemburgo, Suécia, hoje.

 

 

 

 

 

 

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br