Curso para Instrutores de Vela, da ISAF
por Danilo Chagas Ribeiro


Comodoro Manfred Flöricke saúda os participantes

O Veleiros do Sul sediou o Curso para Instrutores de Vela da ISAF, de 19 a 23 de Novembro de 2003.

As aulas foram ministradas pelo espanhol Manuel Pedrera i Font, professor da Federação Internacional de Vela.

Os 39 alunos, incluindo participações do Uruguai e do Chile, receberam aulas teóricas e práticas sobre temas bem variados, como conhecimentos técnicos, didática, organização de regatas, e desenvolvimento e manutenção de escolas de vela.


Mestre Pedrera apresentando conteúdo

A maioria dos alunos era de instrutores de escolas de vela, atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os alunos de fora de Porto Alegre hospedaram-se nos alojamentos do Veleiros.

A apresentação dos conteúdos incluiu trabalhos em grupo, trazendo dinamismo e oportunidades para a criação de situações de interesse no aprendizado da vela. Houve apresentação de conteúdo também em DVD, CD de dados, fichas de trabalho e no quadro.



Ensinando a ensinar o uso do balão, atracado no trapiche

Para as aulas práticas o clube cedeu monotipos, um Ranger22, botes infláveis e o barco de apoio a regatas. A Equipe de Vela Minuano, do Veleiros do Sul, levou parte da flotilha de Optimist para a raia, auxiliando os trabalhos da aula prática do mestre catalão.

No primeiro dia o vento oeste soprou forte, ficando sob medida no dia seguinte. Nos últimos dois dias o vento diminuiu e a pressão andou lá pelas 1035mb, com um forte calor.

Entre o grupo o clima foi de muita troca de informações e de grande aproveitamento técnico.



Instruções ao ar livre

Como em todo o curso, as "conversas de corredor" são importantes. Em curso de vela, as conversas ocorrem nos trapiches.

Chamou a atenção algo dito pelo mestre catalão: a cada ano 400 instrutores de vela com idades entre 19 e 21 anos são formados na Catalunha.

Estes novatos passam a incorporar o grupo que atua nos 300km de praia daquela região.

Neste ano haviam 1.680 instrutores no total, dando aulas para 135.000 alunos.

 



O comodoro presenteia o mestre

No final do curso, o Comodoro Manfred Flöricke preparou um excelente churrasco de costelas que assou durante toda a manhã.

Em seguida presenteou o prestigiado mestre com uma estatueta d'O Laçador, e distribuiu brindes aos alunos durante confraternização na churrasqueira Vento Sul que durou a tarde toda.

Os alunos manifestaram muito apreço ao mestre, presenteando-o com foto do grupo, e com texto expressando o contentamento.

 

Os alunos do curso poderão solicitar a lista com os dados dos participantes. Por uma questão de segurança, a lista será enviada exclusivamente ao mail cadastrado pelo participante na inscrição do curso. Solicite o envio a info@popa.com.br.

O mestre Pedrera disponibilizou material técnico aos alunos. Clique aqui para baixar as lâminas no formato Word (.doc)

 

Aprenda a fazer o Lais de Guia pelas mãos de uma super-campeã de vela
É um jeito muito prático, apesar de pouco usual, para fazer o Lais de Guia, o nó mais utilizado em um barco.

Cíntia Knoth, bicampeã brasileira e campeã européia de prancha a vela, tetracampeã brasileira e campeã sul-americana de 470, mostra um jeito diferente para os visitantes do popa.com.br. O vídeo tem apenas 460KB. Clique na imagem ao lado para assistir.

 

As primeiras noções sobre o uso do balão podem ser passadas em terra


O mestre ensina às tripulantes com barco amarrado ao trapiche

 

Alunos assistem às aulas do mestre Manuel Pedrera i Font

 

O mestre ensinou como fazer o mínimo de esforço a bordo, a partir do posicionamento correto do corpo, como em operações para caçar os panos

 

Recursos de ensino como software iterativo, projeções de DVD e fichas para trabalhos em grupo, para tornar o aprendizado mais atraente.

 

Mais de 100 fotos do Curso e da confraternização

-o-