Microorganismos no óleo diesel
Manutenção periódica nos tanques é necessária
(transcrição de mensagens enviadas ao grupo popacombr, Jul 2004)

[Esta matéria é do interesse de donos de barcos com motor diesel]

Cmte Augusto Chagas escreveu:
Uma coisa que sempre me deixou curioso foi como se formam microorganismos no diesel. Sempre achei que o ambiente era o pior possível para desenvolvimento de qualquer ser vivo. Mas a verdade é que se formam, trazendo problemas de filtros obstruídos, corrosão do sistema de circulação do combustível e entupimento dos injetores.

Esta semana li um artigo que esclareceu a coisa: a água está presente quase sempre nos tanques de diesel; primeiro ela é absorvida da atmosfera durante o transporte, manuseio e nos depósitos, depois água é adicionada pelo resultado da condensação nas paredes do tanque.

A água então, desce para o fundo do tanque formando uma camada distinta. Na superfície desta camada, entre o diesel e a água, é que se dá o crescimento de algas, bactérias e fungos, provavelmente anaeróbicos.

Esta presença primeiro se mostra nos filtros que ficam com uma coloração verde, marrom ou preta depois penetram no sistema trazendo os problemas citados acima.

Existem produtos no mercado para resolver este problema mas não tenho experiência para recomendar nenhum deles.


Cmte Rodrigo Beheregaray comentou:
A solução, meu caro Chaguinhas, é o bom BIODIESEL!!!!
Para quem ainda não sabe, ele tem inúmeras vantagens sobre o Diesel convencional:

- Vem de óleo vegetal (novo ou usado já em frituras) ou de gordura animal, contendo apenas mais 20% de álcool e um catalisador q é a soda cáustica ou KOH, em pequena quantidade. Ou seja, totalmente reciclável.

- Por ser uma substância natural, é muito mais segura do ponto de vista ambiental se cair na água, terra ou mesmo na lida com as mãos, inalação ou mesmo ingestão de animais e pessoas (pode-se até beber tranquilamente, apesar de não ser apropriado... ).

- Seu ponto de inflamação é de cerca de 800ºC, bem diferente do Diesel q é cerca de 180ºC.

não produz fumaça preta, não produz os vários produtos cancerígenos q o Diesel contém e as emissões de enxofre caem quase a zero, além do que os dióxidos de carbono q o Biodiesel produz são as mesmas quantidades q as plantas necessitarão para o seu ciclo de respiração, bem diferente da queima de combustíveis fósseis (diesel).

- O Biodiesel pode funcionar em qualquer motor a diesel convencional e em qualquer concentração com o diesel (de 1 a 100%) nos tanques (o governo quer implantar uma mistura de 5% (B5), q tem benefícios ambientais rídiculos, mas ao menos é um começo). Quanto mais puro, melhor, pois em vários países ele é considerado como um Diesel Premium.

- Se pesquisarem, vão ver q o Sr. Rudolph Diesel, q inventou o motor a Diesel, o fez para funcionar com óleo vegetal (de amendoim), já q a gasolina na época era muito cara e rara. E ele o fez para q os tratores agrícolas alemães pudessem trabalhar com um combustível mais barato e acessível. O motor funcionava com óleo vegetal puro, sem qualquer outro processo químico. Na época, início do século XX, o óleo "diesel" era um sub-produto do petróleo q não tinha quase uitilidade. A exploração e refino estava nas mãos de muito poucos. Sr. Diesel já havia patenteado o motor "à óleo de amendoim" e estava divulgando pela Europa qdo sumiu do barco q fazia a travessia do Canal da Mancha (França p/ Inglaterra). Dois dias depois foi encontrado boiando sem vida pela Scotland Yard q viu um ferimento na cabeça e cogitou a hípotese de assassinato. Poucos anos depois, o óleo sem utilidade derivado de petróleo foi batizado de "Óleo Diesel" pq o motor q Diesel inventara funcionava perfeitamente com aquele sub-produto. Foi uma "homenagem" ao alemão genial, inventor e não mais rival do Ciclo Otto e do poderio da indústria do combustível fóssil... Com o tempo, ninguém mais falava q o motor funcionava com óleo vegetal. Com o aprimoramento da compressão do combustível pela bomba injetora, com os novos sistemas de válvulas, colocar óleo vegetal, q é muito mais denso q o óleo diesel, pode causar entupimento da bomba e mesmo o "cozimento" do óleo e criação de depósitos de carvão nos pistões. Dai a necessidade de "quebrar" a molécula de triglicerídeo (gordura animal ou óleo vegetal) pela ação do álcool, q vai formar éster (biodiesel) e um glicerol, mais denso ao fundo. Filtrado, o biodiesel pode ir diretamente ao motor. O glicerol é um sub-produto.

- Não depende das oscilações de preço de mercado internacional e é e deve ser mais barato q o diesel, já q trata-se de um combustível q pode ser fabricado à partir de óleos usados q iriam para o lixo. O preço ainda é uma questão a ser definida pois depende de vários fatores particulares de cada região e de como será feito. Se forem num supermercado vão ver q um litro de óleo vegetal ainda é mais caro q um litro de diesel. As gorduras animais de frigoríficos tb são utilizadas para ração. O valor do diesel é considerado, para efeitos governamentais, um valor subsidiado desde a era Vargas e a institucionalização da Petrobrás, já q toda a comercialização, distribuição e industrialização dependem do diesel. Talvez por isso q os automóveis menores são ainda proibidos de transitar com motores a diesel (o q é uma falha grosseira qdo permitem utilitários e jeeps circularem com fins nada "utilitários" além do q transportar pessoas com fins únicos q "passeio"), diferente da política de países vizinhos como Argentina e Uruguai, p.ex. No meu ponto de vista, o valor do diesel tende a subir com a liberação de outras empresas privadas para a exploração e refino (q é uma tendência já tomando prática nos novos poços descobertos no NE e Bacia de Santos... c/ a Shell e Texaco trabalhando conveniadas com a BR), ao mesmo tempo q o valor do óleo vegetal está abusivo, especialmente por parte dos distribuidores e supermercados.

- A produção de Biodiesel tb gera um sub-produto de valor q é o glicerol e q tem várias utilidades, sendo a mais conhecida o sabão de glicerina. Ou seja, 100% do que se produz é utilizável ou comercializável.

- O récorde de funcionamento de um motor sem retífica ou qualquer manutenção é de um motor de um caminhão na alemanha funcionando com o Biodiesel: 1.200.000km. O biodiesel, por ser mais lubrificante e viscoso q o diesel, prolonga a vida útil da bomba injetora, sem produzir carbonização nos pistões aos níveis do diesel. Tenho um estudo das forças armadas norte-americanas q fizeram testes de biodiesel com várias fontes de vegetais distintas, procurando uma fonte de melhor aproveitamente energético e de outras propriedades, e q apontam as qualidades especialmente lubrificantes para a bomba-injetora para os motores.
Desculpem o texto longo, mas é um assunto q venho observando já faz algum tempo e acho facinante. Sonho com poder-se abastecer os veleiros e lanchas apenas com Biodiesel (100%, q chama-se B100) para ganhos incríveis ao meio ambiente, segurança e saúde para as pessoas.
Teoricamente já sei fazer o Biodiesel (comprei livros e vídeos do exterior além de pesquisar por um bom tempo). Já estou juntando o material para uma experiência prática, espero q breve. Praticamente qualquer um poderia fazer o biodiesel em casa, apesar de achar q não seria prático para muitos. Se tiver sucesso, aviso vcs. Tb acho ainda q o melhor mercado, por hora, é a comunidade rural por várias questões, mas especialmente a comercialização e distribuição para o meio urbano, por parte legal e burocrática, é o que tranca.

Ah... sobre a proliferação de microorganismos, o Chaguinhas tem razão. Mas em geral eles aparecem em tanques q não são limpos por um período muito prolongado e/ou o diesel está armazenado por grande quantidade de tempo. Totalmente desaconselhável. É comum tb o surgimento de parafina no fundo dos tanques. A limpeza é necessária esporadicamente.

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