140 velejadores mirins reunidos em Porto Alegre
Ligia Gomes Carneiro

 
 

Já estão em Porto Alegre 120 dos cerca de 140 velejadores da classe Optimist que irão participar da Seletiva para o Mundial e Campeonato Sul Brasileiro de Optimist  no Clube dos Jangadeiros. O evento terá sua abertura oficial amanhã, dia 19 de abril, às 17 horas, mas as equipes já estão treinado para se adaptarem às condições de vento e características de navegação locais.

Entre os destaques que participam do evento está o jovem Ronyon Silva, atual campeão brasileiro e cuja história de vida foi mostrada em reportagem realizada pela Rede Globo - o jovem, morador pobre de Ilhabela, revelou-se como um talento natural para o esporte, e atualmente compete pelo Grêmio de Vela de Ilhabela. Participa também do evento a campeã feminina de Optimist, a gaúcha Daniele Fuhrich.

 

A categoria Optimist se destina aos iniciantes da vela e reúne crianças da faixa dos 8 aos 14 anos. O evento, que representa, para o Jangadeiros, a retomada dos grandes eventos de porte nacional, definirá os velejadores brasileiros que estarão participando de competições internacionais.

 

Uma parte dos participantes - inclusive o jovem Ronyon - está hospedada no próprio clube, e foi montada uma infra-estrutura especial para atender às necessidades das crianças e de seus acompanhantes, incluindo o planejamento de cardápios de refeições e lanches adequados para a faixa etária e atividade esportiva dos participantes.

 

PROGRAMAÇÃO

 

18/04 – 2ª feira

9 as 20h

Recepção, inscrições e medição.

19/04 – 3ª feira

9 as 17 h

17:00h

Recepção, inscrições e medição.

Cerimônia de Abertura Sede Ilha

20/04 – 4ª feira

09:30h

13:00h

Reunião de timoneiros no Bar Snipe

Regatas do dia

21/04 – 5ª feira

13:00h

Regatas do dia

22/04 – 6ª feira

13:00h

Regatas do dia
23/04 – Sábado

13:00h

20:00h

Regatas do dia

Entrega de Premiação

 

HISTÓRIA DO OPTIMIST

 

O Optimist foi criado em 1947, por Clark Mills, na Flórida (EUA). Clark tinha o objetivo de criar um barco a vela que fosse o equivalente a um carrinho de rolimã: fácil de manobrar, barato e divertido. No primeiro ano foram construídos 26 barcos – mas o sucesso foi tanto que, em menos de dez anos, a novidade se espalhou pelo mundo.

Clark era um desenhista e construtor de barcos quem morava em Clearwater, onde funcionava uma unidade do Optimist International Club – um clube de serviço no estilo do Rotary e do Lions, voltado para programas de incentivo aos jovens. O clube pediu que Clark criasse um barco fácil de construir, manobrar e barato, que introduzisse os jovens à vela.

O desenho do barco foi aperfeiçoado posteriormente por Axel Damgaard, velejador dinamarquês que conheceu o Optimist quando visitava os Estados Unidos em 1954. O barco se tornou muito popular na Dinamarca e países próximos, e em 1962 se realizou o primeiro campeonato dessa classe que até hoje continua imbatível para introduzir os jovens dos 8 aos 14 anos à vela.

O Optimist é um barco para apenas um tripulante. Através do controle do barco e do convívio com as mudanças de vento, condições da água etc., essas crianças aprendem algumas lições que lhes são úteis por toda a vida, já que tem que tomar decisões sozinhas e, para tanto, precisam analisar uma série de fatores externos, como as características do vento que está soprando, as condições do local onde estão navegando e a posição dos demais participantes da regata.

 

CONTATOS

 

Sugiro contato com:

 

1 - Renato Reckziegel, mais conhecido como Fiti - diretor da Escola de Vela do Jangadeiros, onde a criançada aprende a velejar. Os telefones do Fiti são ( 51) 99.86.2555 e (51) 32.69.2220

 

2 - Marcelo Fasolo - comandante da Flotilha de Optimist do Clube dos Jangadeiros (o grupo de velejadores de Optimist do clube).  Os telefones são (51) 98.08.7102 e (51) 32.68.3416

 

3 - Jorge Aydos - vice-comodoro esportivo do Clube dos Jangadeiros - telefones (51) 32.69.3128 e (51) 99.86.7631, encarregado de coordenar todo o evento e montagem da infra-estrutura.

 

4 - Para contatar o jovem Ronyon Costa ou qualquer outro dos participantes, entre em contato comigo ou com a Secretaria Esportiva do Clube - falar com Rose, no telefone  3268-0080. O horário indicado para entrevistar os participantes é o da manhã, já que durante a tarde encontram-se treinando (os treinos começaram no sábado e vão até terça-feira) ou em regatas (a partir de quarta-feira).

 

Meu telefone é (51) 33.32.9607, e o celular é (51) 81.14.1155. A partir de amanhã contaremos com fotos - pedimos aos interessados em recebê-las que avisem pelo e-mail ligia.carneiro@terra.com.br, para que não se sobrecarreguem os releases anexando fotos.

 

Um abraço

Ligia Gomes Carneiro

Assessora de imprensa do Clube dos Jangadeiros