Por um Guaíba Livre de Obstáculos
Veleiros do Sul e popa.com.br apresentam projeto à SPH

Na primeira semana de agosto/03 ocorreu produtiva reunião de trabalho na sede da SPH entre colaboradores da Superintendência de Portos e Hidrovias e representantes do Veleiros do Sul e do site popa.com.br.
O tema foi a remoção de obstáculos no Guaíba.
Os ganhos serão da comunidade náutica gaúcha.


Eduardo (VDS), Hermes e Martins (SPH), e Danilo (popa.com.br) na SPH

Perigos Submersos

O Guaíba apresenta diversos pontos de alto risco à navegação de recreio. São estacas metálicas e de madeira, árvores há anos encalhadas, mangrulhos, restos de tubulação de dragagens, e até naufrágios, dentre outros obstáculos, que encontram-se submersos ou à flor d'água conforme o nível do rio. Inúmeros são os casos de abalroamentos e acidentes relatados por navegadores.

Além dos citados, o Guaíba esconde formações rochosas. São obstáculos que vão continuar eternamente onde estão, mas que podem ser sinalizados com bóias ou balizas, dependendo do caso.

Descaso

Até então as autoridades com jurisdição sobre estas águas viam-se comprometidas com os interesses da navegação comercial. Esta navegação, representada pelo tráfego de navios mercantes, dá-se através dos canais do Guaíba, mantidos com calado e sinalização adequados ao longo dos anos.

A navegação de recreio, por outro lado, raramente ocorre nos canais. Os veleiros e lanchas de diversos comprimentos e calados navegam por extensa área do Guaíba, de uma costa à outra, e de norte a sul. Trata-se de uma área em torno de 1.000km2 em que foram plantadas estacas e onde foram abandonados restos de instalações de obras ao longo de anos, desde o início do século passado.

O Planejamento e o Estudo do Projeto "Por um Guaíba Livre de Obstáculos"

As coordenadas de alguns pontos vinham sendo divulgadas no meio náutico há algum tempo, com o objetivo de informar os navegadores do rio. Isso pareceu-nos apenas um meio para atingir um objetivo bem maior. Empenhamo-nos no desenvolvimento de um projeto para promover a retirada dos obstáculos à navegação de recreio no Guaíba.

A execução do projeto foi deflagrada pelo site popa.com.br em julho passado, com a coleta de dados junto a navegadores gaúchos.
Para tanto, divulgou-se o projeto tanto no site quanto no grupo de mails popacombr, onde o assunto foi mais desenvolvido. O tema foi debatido também nas mesas da varanda do Veleiros do Sul em diversas ocasiões. O resultado foi a compilação de um documento contendo a descrição e as coordenadas dos pontos de risco para a navegação recreativa no Guaíba.

De posse deste documento, o Comodoro do Veleiros do Sul, Manfred Flöricke, nomeou comissão de trabalhos coordenada pelo Capitão Am. Engº Eduardo Hofmeister, associado do clube.

A comissão teve como meta a análise dos pontos apresentados, e a verificação da legitimidade das solicitações de remoção.
Verificada a viabilidade e o enorme interesse da comunidade náutica, o Comodoro Manfred assumiu o projeto, disponibilizando recursos para a viabilização das etapas que antecedem a operação propriamente dita.

A empresa Bourscheid Engenharia, consultora de obras de grande porte com ênfase na gestão de recursos hídricos, foi acionada para averigüar e mapear certas regiões consideradas mais críticas.

A acolhida do Projeto pelas autoridades do Governo do Estado

A Superintendência de Portos e Hidrovias do estado do RGS (SPH) é o órgão encarregado pela manutenção e sinalização das hidrovias no RGS. A diretoria do SPH foi visitada e o ante-projeto apresentado. A acolhida foi notável.

O Diretor de Vias Fluviais engº José Carlos Martins examinou o pleito e, mostrando-se muito sensível ao projeto, logo o encaminhou ao Superintendente da SPH, engº Daniel Lena Souto, que declarou-se também totalmente solidário ao projeto apresentado.

Foi a adesão-chave que faltava para declarar guerra contra os perigos à navegação de recreio no Guaíba.

Apresentação do trabalho

Na reunião de trabalho mencionada foi apresentada a relação de obstáculos, subdividida em duas partes: a primeira refere-se a obstáculos com indicação à remoção. A segunda parte refere-se à sinalização de obstáculos (pedras, na maioria dos casos).

O Engº Hermes Santos, Chefe da Divisão de Estudos e Projetos da SPH, observou os pontos plotados sobre carta apresentada pelo Capitão Am. Hofmeister na tela de notebook. Segundo o chefe da DEP há boa chance técnica da operação vir a ser realizada com pleno êxito.

Na ocasião, o Diretor Martins mais uma vez demonstrou entusiasmo para com o projeto e lembrou da determinação do Superintendente, engº Souto, em executar a obra de remoção de obstáculos do Guaíba.

Quanto à sinalização das pedras submersas no Guaíba, o engº Hermes lembrou que é necessária a apresentação de projeto à DHN (Marinha) para autorização.

O próximo passo será a inspeção in loco dos obstáculos apresentados, visando uma demarcação mais precisa. Para isso será mobilizada também a Divisão de Obras e Fiscalização da SPH.
Isso feito, a remoção dependerá apenas da disponibilidade do equipamento necessário.

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