Conesul no mau tempo
A grande festa ficou prejudicada
Danilo Chagas Ribeiro

22 Set 2007
A realização do Circuito Conesul, maior festa anual da Vela Gaúcha, esteve prejudicada neste ano. Apesar dos esforços da Comodoria do Veleiros do Sul na re-edição do circuito, o tempo não ajudou. A previsão da véspera anunciava temporal com 50mm de chuva para o dia da festa. E assim foi.

A tradição das regatas não conhece a palavra adiamento, salvo em raras exceções, como tempestades ou falta de vento. Mesmo assim, são adiamentos por algumas horas, na expectativa de que o tempo melhore. E se não melhorar, via de regra, cancela-se o evento simplesmente. É uma pena. Há poucos dias a Transat (La Rochelle - Salvador) teve a largada adiada por 48 horas devido a mau tempo. Mas tratava-se de tempestade com granizo e, além do mais, 2 dias não representava muito no percurso França-Brasil. Já nos cruzeiros a tônica é outra, e há maior flexibilidade.

Em todo o caso, mau tempo depende da experiência (e do ânimo) da tripulação. Parabéns às tripulações dos 27 barcos que participaram do Conesul 2007, abaixo de chuva. Os 6 barcos da classe ORC que participaram, deverão retornar da Lagoa dos Patos na madrugada deste domingo, 23, abaixo de mau tempo, depois de velejar em percurso de 88 milhas com previsões de 30 nós de vento. E não pensem que foi coisa da gurizada. Havia avôs na raia, especialistas em indiadas! E acima de tudo, dotados de um invejável espírito de aventura.

Veja as fotos
(Luiz U Comparsi fez milagre num dia muito ruim para fotografar)

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

 

 

-o-