Aviso de Adiamento
Cruzeiro do Bugio
Danilo Chagas Ribeiro

26 Out 2007
Iniciando a programação do Cruzeiro do Bugio tivemos ontem uma excelente palestra do Comandante Nelson Fontoura no Veleiros do Sul, com projeção de imagens. É impressionante a facilidade com que este comunicador PhD da bicharada exerce sua atividade, e a clareza com que expõe informações e idéias. Muito obrigado, Comandante!

Brindes de surpresa!
Após a palestra, distribuiu-se brindes oferecidos pela JIMO e pela MANOTAÇO.
A JIMO ofereceu um kit com tubos spray de seus produtos JIMO Silicone e JIMO Essence. A MANOTAÇO Técnica Náutica forneceu chaveiros flutuantes. Todos os comandantes presentes foram contemplados. Muito obrigado aos Comtes Morandi e Manotaço pelo apoio.

Análise das condições do tempo para o Cruzeiro do Bugio
E por fim, discutimos a principal incógnita do Cruzeiro do Bugio 2007: a má previsão do tempo. O grupo discutiu abertamente o tema, tendo-se opiniões a favor da manutenção da data e a favor do adiamento. Alguns levaram previsões impressas, outros trouxeram informações bem recentes das previsões. O Comte Dieter Brack, membro da Comissão Organizadora do Cruzeiro, apresentou a informação do meteorologista Eugênio Hackbart, a quem consultou especialmente a respeito do Cruzeiro do Bugio.

Disse o renomado meteorologista que temos duas frentes entrando do Sul (uma hoje e outra no sábado), e ainda uma massa de ar quente vinda do Norte. Segundo Eugênio, haverá muita instabilidade na região e grande possibilidade de chuva no sábado à noite.

Conseqüências
Não dispomos de precisão para saber se a chuva virá no anoitecer, na noite ou na madrugada do sábado. O vento deverá ser sul/sudeste. A SOMAR prevê chuvas rápidas na tarde de sábado e na tarde e noite de domingo, com vento variando de 8 a 10 nós no período, e informa Alertas para Tempestade nas duas tardes. A CPTEC prevê chuva na tarde de domingo.

Inconvenientes
Se assim for, o fundeio na Pedreira (praia com frente para o sudoeste - veja na carta ao lado) ficará prejudicado pelo vento SSW de 9 nós do sábado à tarde, podendo passar para Leste (SOMAR). E por não haver ambiente coberto no parque, a chuva poderá inviabilizar a confraternização no início da noite de sábado. E claro que desembarcar no Sítio abaixo de chuva não está no kit de felicidade da maioria das pessoas.

Em se tratando de um passeio entre um ou dois barcos, certamente eu iria topar o risco. Mas levar mais de 100 pessoas em 41 barcos, como foi no ano passado, fica complicado. Por que?

Fica complicado porque:

1. É preciso reservar os ingressos antecipadamente na SEMA ainda hoje à tarde, em seguida ir ao banco, no expediente bancário, claro, e pagar. Digamos 100 ou 200 ingressos. E se sobrarem ingressos, quem banca o prejuízo de uns 700 reais? E se comprarmos bem poucos e faltar porque a previsão no sábado de manhã foi muito favorável? A fiscalização do parque vai mandar de volta os barcos sem ingressos.

2. É preciso armar toda uma infra-estrutura no local, levando inclusive freezer, extensão elétrica, espetos, salsichões, pão, bebida, carvão, etc. Isto tem um custo operacional que será devido a partir da montagem da estrutura no parque, chova ou não. Se a chuva impedir a confraternização, como recuperar ainda o custo com dezenas de quilos de salsichão, centenas de pães, etc. Não sei como. Não tenho experiência com essa faina.

3. Muitas tripulações terão mulheres e crianças a bordo, na maioria barcos pequenos sem dog house e bimini para protegerem-se da chuva.

4. Caso a gente vá para lá com esta previsão ruim, estaremos fazendo uso de nossa licença especial da SEMA. Vamos "queimar o cartucho". Para fazer outra tentativa em outra data, passaremos por toda a burocracia novamente, com chances reduzidas de conseguirmos outra em curto espaço de tempo.

5. A realização do Cruzeiro do Bugio precisa de aproximadamente R$2.000 para garantir as despesas. Apenas uma cota foi aportada até o momento. Muito Obrigado, ao Comte Morandi, da JIMO! Precisamos de mais 3 co-patrocinadores de R$500,00.

Outros argumentos a favor e contra o adiamento foram apresentados, mas estes aí acima são os que mais chamaram a atenção. Pelo exposto acima, resolvemos adiar o evento.

Adiar para quando?
Entra aqui uma nova discussão a ser apresentada brevemente.

Voltar à página-índice do Cruzeiro do Bugio