Vento de calar bugio
A Praia do Sítio, uma semana depois
Danilo Chagas Ribeiro

 

________________________________________

Patrocínio


Patrocínio

Patrocínio
Patrocínio

Apoio

 

Apoio

Apoio

C. Náutico Itapuã

 

Apoio

 

15 Out 2006
A
s condições do tempo no Cruzeiro do Bugio estavam excelentes. Vento ameno, lua cheia no sábado, e sol no domingo. Orça na ida e popa na volta.

Já no final de semana seguinte foi bem diferente. O Comandante Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço velejou até lá nesta sexta-feira e constatou que a montanha de sacos de lixo já havia sido retirada. O pessoal da SEMA transportou o lixo nos infláveis do parque até a Praia da Pedreira, de onde foi levado por caminhão para fora da unidade de conservação.

O rio baixou bastante nestes 7 dias. O recuo fez a praia avançar em torno de 1 metro, deixando aparente enorme quantidade de mexilhões dourados. Uma vez fora d'água, o molusco começa a cheirar.

O vento ameno deu lugar a um ventão sul/sudeste na Praia do Sítio com rajadas estimadas em 40 nós na madrugada de sábado, 14. O vento descia o morro uivando, fazendo bater cada cabo a bordo. Outro comandante diz ter medido 52 nós nas rajadas. Havia até algumas ondas na praia, apesar do bom refúgio. Os barcos dançaram a noite toda.

Como se vê, tivemos muita sorte naquele final de semana. Além de todas as condições de intempérie desejáveis para um evento tradicional, como uma regata, o Cruzeiro do Bugio exigia a praia em boas condições, e ainda ventos de quadrante apropriado (se fossem do Oeste, o fundeio seria desagradável).

Talvez também por essas incertezas todas, é que navegar é algo tão especial.

Observe a foto do Easy Going na Praia do Sítio na manhã de sábado, e estime você mesmo o vento que andou soprando por lá. Com certeza foi 'bem mais ou menos'. Ou o Comte João Fossa, do Easy Going, resolveu criar patos.


Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

 

_____________________________________________________

Mensagens recebidas a propósito do Cruzeiro do Bugio. A todos, muito obrigado.

09 Out 2006
Dieter Brack Garoa/ICG
(msg enviada ao grupo popa.com.br)
Após ter vivenciado um final de semana maravilhoso, gostaria de agradecer ao Danilo, mais uma vez, pelo belo evento a todos nós proporcionado. Na ida uma ótima velejada com vento na cara, mas estava ótimo, um bom vento soprando proporcionando uma ótima velejada. Na chegada, aquele Choripam com cerveja nos aguardava na praia da pedreira, roda de viola, muitas risadas, etc... Táxi Boat para desembarcar, era só assobiar ou acenar que lá vinha ele buscar as tripulações. O céu que esteve encoberto o dia todo, não resistiu a forte luminosidade da lua
cheia, se estrelou e se rendeu, nos proporcionando uma bela noite de luar.
Depois de tudo isto, Táxi Boat novamente, e cada um no seu barco rumo a praia do Sítio.
No Domingo, amanhecer com os roncos dos Bugios, que mais pareciam leões ferozes, que chegavam a botar medo. Será que desembarcamos na praia ou não.
A enseada estava repleta de veleiros, a praia do sítio não sei se já tinha sido pisada por tantas pessoas ao mesmo tempo. O dia amanheceu maravilhoso, céu azul, e um bom ventinho sul para voltarmos.
Manhã toda catando lixo, sacos e mais sacos.
-Acabaram os sacos.
-Tem mais saco vazio por aí?
E assim foi passando a manhã. Um cenário maravilhoso.
Teve até fiscal da SEMA comentando um para o outro que estava parecendo o PARAíSO.
Indescritível. Só estando lá para sentir. Sabe-se lá quando poderemos fazer isto novamente. Quem foi, foi.
E na volta uma velejada daquelas novamente. Vento empopado, levamos aproximadamente umas 4h até o clube. Velejamos de ponta a ponta na ida e na volta. Estava dez.

MUITO OBRIGADO DANILO
UM ABRAÇO
DIETER E MAXI
GAROA

09 Out 2006
Rosângela Redivo Marques Monser Maison Blanche/ICG

O passeio deste final de semana foi maravilhoso. Parabéns a toda a comissão organizadora do evento.
Rosângela Redivo Marques Monser.
Embarcação: MAISON BLANCHE.
Capitão: Carlos Augusto Monser

10 Out 2006
João Luiz de Mello Fiapo/VDS
(msg enviada ao grupo popa.com.br)
Pois ontem vi na Zero Hora uma foto mostrando mais um episódio de mortandade de peixes num dos afluentes do Guaiba. Procurei com cuidado algum material sobre nossa contrapartida da agressão à natureza - o Cruzeiro do Bugio - e não achei nada.
Talvez os tripulantes dos 34 barcos que passaram uma manhã inteira recolhendo lixo em uma praia que em outras ocasiões lhes será proibida não ofereçam uma imagem tão chocante quanto milhares de peixes mortos boiando.
Talvez ninguém da imprensa tenha tomado conhecimento.
Talvez sejamos membros do Exército de Brancaleone ou Dom Quixotes que no lugar do Rocinante estejamos montados num meio de locomoção por demais romântico e anacrônico para estes tempos de modernidades instantâneas e obsolescência programada.
Talvez.
Talvez eu esteja apenas exibindo mais cedo alguns traços de velhice, onde o tempo para esperar custa muito caro. Remoendo minha rabugice xinguei a falta de assinatura do Bush no Protocolo de Kioto, maldisse o inventor do pote de margarina (era o que mais se encontrava junto à vegetação na praia), execrei a falta de ações firmes contra o desmatamento da Amazônia e me revoltei com o teste nuclear da Coréia do Norte.
Talvez seja só rabugice.
Neste meio tempo espero com muita vontade o Cruzeiro do Bugio II, tentando cumprir um lema dos ecologistas - pensar globalmente, agir localmente.
Parabéns aos organizadores - Danilo e grupo de apoio, à Equinautic, Nautec, JIMO, ARO, SMARJA, Jangadeiros, Clube Náutico Itapua e à SEMA e aos participantes, que não temeram as jararacas e aranhas nem se intimidaram com o ronco dos bugios, que não economizaram no ronco domingo de manhã....
João Luiz - Fiapo

10 Out 2006
Rui Ketzer Tatina/ICG
(msg enviada ao grupo popa.com.br)
Parabéns a todos os que se empenharam na organização do Cruzeiro do Bugio. Estava ótimo, tudo funcionou. E conseguiram o apoio da SEMA.
Quero dizer à SEMA que atividades bem direcionadas como esta tem um resultado prático e imediato. E um resultado secundário mostrando na prática o que acontece com locais protegidos, mas que continuam sofrendo
a agressão humana, mesmo a longa distância - muito mais importante ainda.
Parabéns a todos, novamente.
Rui - Tatina

10 Out 2006
João Paulo Lucena Tethys/CDJ
(msg enviada ao grupo popa.com.br)
Assino embaixo dos comentários do Dieter a respeito do Cruzeiro do Bugio!
Parabéns ao Danilo por mais uma iniciativa que congregou o povo do Guaíba em um programa inesquecível. Sugiro que seja incluído o Cruzeiro do Bugio no calendário anual permanente do Popa.

A noite com lua cheia na Praia do Sítio estava simplesmente espetacular e o
retorno para o Jangadeiros desde o Farol de Itapuã em apenas 4h15 por certo
foi um recorde para o nosso O´Day 23 (8 nós cravados no GPS - sem balão).

Sentimos falta apenas da turma da lanchas. A proporção de voluntários para a
limpeza da praia estava na base de 40:1 para os veleiros.

Já estamos no aguardo da próxima programação!
Abraços,
João Paulo Lucena
Tethys/CDJ

11 Out 2006
Nelson Fontoura Tiza/CDJ
(msg enviada ao grupo popa.com.br)
Realmente o cruzeiro estava muito bom. Pena que passei a noite na vila de Itapuã.
Cheguei na vila lá pelas 14:30 para pegar a minha esposa e filhote (que só chegaram às 16:00).
Quando estava por sair, um grupo retornando da praia do Sítio dizia que andava meio agitado por lá.
Como não quero deixar a minha turma traumatizada com experiências ruins - era a primeira noite embarcada do Gustavo - preferi apostar no seguro.
Se arrependimento matasse...
Mas foi um domingo e tanto.
Ver toda aquela gente trabalhando duro deu gosto de ver!
E o retorno foi ótimo... Até o Tiza, a motor, passou dos oito nós em uma surfada e outra.
Para os interessados, tenho fotos de vários barcos
...
Abraço,
Nelson Fontoura (Tiza)

15 Out 2006
José Torelly Campello Aventura/CDJ
A matéria do Cruzeiro do Bugio está exemplar e muito abrangente.
Essa integração com a SEMA obtida pelo Cylon foi muito importante. Permitiu mostrar que está aberta a intercâmbios diretos com grupos bem intencionados. É um senhor avanço a atitudes de radical intransigência registradas no passado. Mostra que é possível uma convivência cordial com interessados também na preservação do meio ambiente em áreas protegidas, como os velejadores.
A casualidade da fotografia noturna captada pelo Rafael (Belíssimas fotos) na passagem da ISS e a champagne do João Luis (Fiapo) deram um toque especial nas festividades. No mais, impressiona deveras a quantidade de lixo juntada por todos nós, e ainda ficou bastante para outras realizaçoes futuras.
Sou dos que acreditam que os Bugios nos felicitaram com suas vozes na manhã de Domingo pela limpeza de sua praia preferida.
Ficamos todos gratos aos organizadores deste evento muito especial.
Te repasso uma foto da ação confiável de entrega a domicílio na Pedreira "serviço noturno aos tripulantes", após a cervejada do choripan.

Um grande abraço

Campello

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics