Reedição do mais longo evento náutico do hemisfério sul em água doce
Lançamento Oficial do Cruzeiro Regata Porto Alegre-Rio Grande 2007

Bicentenário Almirante Tamandaré
Danilo Chagas Ribeiro

Realizou-se nesta quinta-feira, 23 de agosto de 2006, a reunião para o lançamento oficial do Cruzeiro Regata Porto Alegre-Rio Grande, comemorando o bicentenário do nascimento do Almirante Tamandaré. O encontro ocorreu na sede do Rio Grande Yacht Club, em Rio Grande, RGS.

Bicentenário do Almirante Tamandaré
O encontro foi presidido pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Geraldo Lavigne Britto, Capitão dos Portos do RGS, por solicitação do Vice-Almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante do 5º Distrito Naval. O Comandante Lavigne enfatizou a importância da reedição do evento na comemoração do bicentenário do patrono da Marinha do Brasil.

O mais longo evento realizado no hemisfério sul em água doce
O comodoro Luiz Lourenço, do Rio Grande Yacht Club, o mais antigo clube náutico gaúcho, declarou que toda a sua comodoria estará empenhada na realização deste grande evento.

Trata-se do mais longo evento náutico realizado em água doce no hemisfério sul, com percurso de aproximadamente 120 milhas náuticas (mais 40 a navegar no Canal da Feitoria, a pano ou a motor). O clube hospedará os participantes em suas instalações, que compreendem trapiches de concreto, banheiros amplos, 2 restaurantes, churrasqueiras à beira do canal e em meio a amplos gramados, quadras de tênis e outras benfeitorias.

Fragata e helicóptero
O Comandante Lavigne informou que a Marinha disponibilizará uma fragata ou corveta para o acompanhamento do evento, e ainda cederá helicóptero para eventual necessidade de auxílio aos participantes. Além disso, o Comandante Lavigne aceitou o convite do popa.com.br para proferir palestras sobre assuntos de interesse dos participantes. A Capitania dos Portos apoiará o evento com especial atenção.

Realização
A realização e a divulgação do evento caberá ao popa.com.br. A escolha representa uma grande responsabilidade para nós do popa. Implica em desenvolver múltiplas atividades, a começar pela imediata criação de um plano de trabalho e plano de marketing visando a captação de recursos para o patrocínio e divulgação do evento em Março de 2007.

A comitiva do popa que viajou a Rio Grande para a reunião foi composta por Luiz Ungaretti, Eduardo Hofmeister, Rafael Britto, e eu. A comissão organizadora já foi nomeada e logo dará início aos trabalhos. Criou-se um grupo de mensagens no Yahoo para facilitar a comunicação entre os membros da comissão. Teleconferências serão realizadas através do Skype.

Aceitamos o compromisso junto à Marinha do Brasil e ao Rio Grande Yacht Club com o propósito de dedicar o melhor de nossas possibilidades para a realização de um evento de porte, que há 10 anos não é realizado, e que é de grande interesse do meio náutico gaúcho.

Desde 1954
O evento compreenderá as modalidades cruzeiro e regata. Segundo o comandante Augusto Chagas do Veleiros do Sul, os cruzeiristas representam importante segmento, principalmente em eventos de longo curso. O comandante do Gaudério participou de diversas edições da P. Alegre - R. Grande, desde 1954, tempo em que os veleiros oceano Guanabara eram comuns nas raias brasileiras.

A última edição da P. Alegre - Rio Grande ocorreu em 1997 (veja ilustração abaixo).

Percurso de 120 milhas em 18,5 horas
Nas décadas de 70 a 90 o Comandante Astélio Bloise dos Santos participou da tripulação de todos os barcos vencedores da P. Alegre-R. Grande. Segundo ele, em determinado ano o percurso foi percorrido em 19h pelo fita azul, e em 21 horas no ano seguinte. A Capitão Am Claudia Barth recentemente escreveu artigo no popa onde consta que o Orion II do Comandante Egon Barth realizou o percurso em 18:34h, em 1965.

Apoio
O Comodoro do Clube dos Jangadeiros, César Rostirola, valorizou a iniciativa prometendo auxiliar no que for necessário. Da mesma forma o comodoro do Iate Clube Guaíba, José Guilherme Bastiani, declarou que apoiará o evento a Rio Grande. Paulo Baptista, diretor de vela do Veleiros Saldanha da Gama, de Pelotas, confirmou a participação de seu clube no evento apoiando no que for possível. Todos os demais clubes do interior do estado manifestaram-se favoráveis à re-edição do evento que faz parte da história da vela do Rio Grande do Sul. A julgar pelo interesse e adesão dos clubes náuticos, o evento será um sucesso.

Finalmente velejaremos juntos a Rio Grande!
O entusiasmado ex-comodoro do RGYC Guto Vieira da Fonseca, atual vice de patrimônio, vem almejando reeditar a Porto Alegre-Rio Grande há algum tempo. No ano passado Guto veio a Porto Alegre duas vezes especialmente para tratar deste assunto. Dificuldades de calendário, dentre outras, forçaram o adiamento. O RGYC (foto acima) tem excelentes condições para abrigar o evento.

Pois agora aí está: em Março de 2007 vamos todos juntos a Rio Grande!

 

Comandante Lavigne, Capitão dos Portos, e Guto nos jardins do RGYC

 

Da esquerda para a direita, Guto, Ferrugem, Comte Lavigne, Comodoro Luiz Britto, eu e Luizinho

 

Após a reunião visitamos o clube. Ferrugem conversa com o Comandante Ricardo Habiaga

 

Luizinho, Rafa, Comte Lavigne, eu e Ferrugem

 

Hangar de obras do RGYC - Rafa observa a reforma do belo Djali III, do Comandante Guto.

 

O skipper Guilherme tocando obra em seu trimarã

 

Ilustração alusiva à última edição da P. Alegre - Rio Grande

 

Luizinho, Rafa e Ferrugem - apostando na proposta da Marinha do Brasil e do RGYC

Fotos: Rafael Britto e Danilo Chagas Ribeiro (as melhores são do Rafa). Composição da imagem de satélite: RGYC

 

-o-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics