Cruzeiro e Regata Porto Alegre-Tapes

Determinações e avisos na Reunião dos Comandantes

Em torno de 40 pessoas participaram da reunião dos comandantes nesta 5ª feira, 3 de agosto. na Vento Sul (Veleiros do Sul). O número de inscritos é de 36 barcos, mais 8 ou 9 comandantes que participaram da reunião mas ainda não se inscreveram. Prevê-se mais de 50 barcos com aproximadamente 200 pessoas embarcadas.

O Comte Rafael RafaBigWall Britto carregou a rota e os waypoints do evento em uns 20 GPS. O Comte Eduardo Ferrugem Hofmeister apresentou as seguintes deteminações e notícias:

Objetivo e cooperação
Enfatizou-se que o grande objetivo do evento é estimular a vela. É velejar. Confraternizar. E que dentro deste espírito queremos que todos cheguem a Tapes. Por isso todos devem ficar atentos para ajudar um participante que esteja dificuldade, como por exemplo ajudar num desencalhe, dar reboque para um barco que estiver com pane no motor, etc.

Previsão do Tempo: Prof. Eugênio Hackbarth
Tempo quente e úmido durante todo o período do Cruzeiro. A frente fria que está avançando está se deslocando para o mar, não atingindo a região do Cruzeiro. Previsão de chuvas esparsas a partir de sábado a noite. Ventos: Sexta-feira, a noite de E a SE – Fraco. Sábado, vento NO – Fraco. Para a meteorologia, vento fraco pode ser de 5 a 15 nós.

Recomendações

Ler edital com atenção antes da largada.

Antes de cada largada, todos participantes deverão fazer apresentação visual à comissão de regatas, para conferência da presença.

Durante os procedimentos de largada os barcos que tiverem luz de cruzeta, aquela que ilumina o convés, devem mantê-las acessas.

Para os participantes da categoria passeio, o percurso é livre, mas todos deverão passar pela linha de largada e de chegada.

Poderão haver chamadas gerais com instruções para todos participantes e chamadas individuais para determinado barco. Manter rádio VHF ligado todo tempo no canal 68, o canal de chamada geral do Cruzeiro. Para conversar barco a barco utilizar outros canais, menos o canal 16.

Anunciar a proximidade da sua chegada para a comissão de regatas, uma milha antes da chegada.

Após o tempo limite de chegada, 02 horas da madrugada, a comissão fará uma chamada individual dos barcos que ainda não tiverem chegado.

Na eventualidade de desistência, ou de não cruzar a linha de chegada, o comandante deverá avisar a comissão.

Chegada após o tempo limite: A comissão de regatas estará anotando os tempos de chegada até às 2 horas de sábado, no Guaíba, e até às 19:30 horas em Tapes, Quem estiver atrasado em relação a este horário poderá passar a linha de chegada e anotar seu tempo de chegada, informando após à comissão, via VHF.

Luzes de navegação: Deverão ser utilizadas durante toda a noite. Quando ancorados, apagar as luzes de navegação (encarnada e verde), e manter uma luz de ancorado, branca 360 graus.

Combustível: deverá ser levado combustível para todo o caso de todo o percurso ser feito a motor.

Os waypoints e rota estão publicados no popa.com.br.

A comissão organizadora poderá solicitar o número do telefone celular a bordo, caso não esteja na ficha de inscrição.

As pessoas não inscritas no evento deverão pagar R$15,00 de ingresso para o churrasco.

Reunião dos Comandantes no Veleiros do Sul

 

 

Um computador e vários cabos diferentes para carregar a rota e os waypoints do evento no GPS dos participantes

 

Entrevista ao jornal Zero Hora de Porto Alegre, no Veleiros do Sul, nesta quinta-feira

-o-