CRIC -
Convênio de Resgate Interclubes
Otimizando o auxílio a navegadores
Danilo
Chagas Ribeiro
Os clubes náuticos gaúchos formaram um convênio para facilitar o resgate de associados desde o Rio Jacuí, incluindo o Delta, o Rio Guaíba, a Lagoa dos Patos e o Rio Jaguarão junto à Lagoa Mirim. O objetivo é agilizar o resgate através do clube mais próximo à embarcação em dificuldades, reduzindo-se o tempo para o auxílio e os custos da operação. O auxílio pode significar apenas informação, como também o suprimento de materiais e combustível, translado de vítimas, e até reboque.
Economia Jorge Lessa, o fundador da Marina do Lessa, em Belém Novo, zona sul de Porto Alegre, afirma que em certos casos é preciso apenas experiência para resolver o problema. Lessa é o navegador que mais resgate faz por estas bandas. Citou o caso de um velejador a quem prestou auxílio no Arroio Araçá, neste Verão. Aproximou-se do veleiro encalhado e puxou a adriça até o veleiro inclinar o suficiente para afastar o patilhão do fundo do arroio e permitir o desencalhe. Imagine fazer uma embarcação do clube de origem, por vezes distante, ir até o local para prestar um socorro como este...
Contatos Entidades Participantes
Apoio da Marinha
Disponibilidade
dos Bombeiros Definindo repasse
de valores O grupo está sendo coordenado pelo Comandante Cesar Rostirola Mareblu e pelo Comandante Carlos Humberto Goidanich RaspaJunco. Ambos são velejadores experientes e que já participaram de diversas operações de resgate. Entidades interessadas em participar do convênio podem entrar em contato.
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Modestas cenas
de vídeo mostrando a reunião de
constituição do CRIC, em 10 de Março de 2005, no Clube dos Jangadeiros (4,7MB / 2:30min) Clique aqui com a tecla direita do mouse e opte por "Salvar Destino Como" |
A logotipia do CRIC é
de autoria do Com. Antônio Joaquim Machado Tobruk CDJ
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03-05-05
Cmte Manotaço VDS
Na Argentina, existe algo semelhante, a nível de clube. Há
um grupo de sócios, escolhidos por sua experiência náutica.
Cada fim de semana ou feriado, um deles desempenha o papel de "oficial
do dia".É responsável por tudo que ocorre no clube, em termos
de náutica. Este sistema existia no Veleiros do Sul, aí por 1945.
Seria uma boa idéia ter uma "brigada" de voluntários,
para atuar em situações de emergência, já que a maioria
dos fatos que necessitam atendimanto, ocorrem em fins de semana ou feriados.
Imagine o telefone da secretaria do clube atendendo um pedido de resgate, demoraria
algum tempo até o chamado atingir ouvidos capazes de tomar alguma atitude.
Daí a importância duma organização terrestre, com
telefones de contato, etc.