A Iª Regata Buenos Aires-Rio - 1947

A Vela na Argentina
Aldo Tedesco

 

Disputada pela primeira vez em l947, a Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro realizou neste ano de 2005 sua 21º edição. São 1.200 milhas pela costa sul-americana, organizada conjuntamente pelo Yacht Club Argentino e Iate Clube do Rio de Janeiro.

 

Alguns iatistas argentinos desejavam realizar uma regata oceânica de longo curso e Hipólito Gil Elizalde, diretor da Revista Yachting Argentino, e veterano tripulante de FJORD II, em 1945 lançou a idéia de organizar a Regata Buenos Aires - Rio de Janeiro.

Em l946, a bordo do Vendaval, um iole de 64’, José Candido Pimentel Duarte, diretor da Yachting Brasileiro, partiu para Buenos Aires com o mesmo objetivo. No Yacht Club Argentino foram feitos os ajustes para a realização da I Buenos Aires-Rio. Os inúmeros detalhes que se deve ter em conta para uma prova desta magnitude foram trabalhados pela primeira comissão organizadora, formada por Rufino Rodríguez de la Torre, Germán Frers, Claudio Bíncaz, Pedro Breuer Moreno e Hipólito Gil Elizalde.

 

Programa de Regata - acervo YCA

 

A primeira regata B. Aires - Rio

Realizada em 4 de janeiro de 1947, contou com a inscrição de dez barcos: oito argentinos e dois brasileiros. Nove partiram. O Fjord III de Germán Frers, partiu um dia após. O Vendaval, de Pimentel Duarte acabou em terceiro e o Alfard, de Felipe Justo,  em primeiro lugar, tendo concluído o percursos em doze dias, 17 horas, 26 minutos e cinco segundos, tempo corrigido. O resultado foi surpresa para todos, pois o Vendaval era favorito. Apesar da derrota, Pimentel Duarte, num gesto de nobreza, veste-se sobriamente, sobe ao Alfard e cumprimenta calorosamente o vencedor. Este gesto valeu ao comandante do Vendaval, segundo a imprensa argentina, o título de "El más grande perdedor del mundo." 

A partida foi presenciada por grande platéia, desde Dársena Norte, em Buenos Aires. A imprensa Argentina e brasileira dedicaram grande espaço à regata. As Marinhas de ambas nações patrulharam o percurso. No Rio, os locais estratégicos da Baía da Guanabara foram ocupados por grande quantidade de público que esperavam os competidores.

 

 

Alfard - acervo YCA

 

 

 

 

Vendaval – Acervo Pimentel Duarte

 

Com o decorrer dos anos esta regata ocupou lugar de destaque nos calendários náuticos mundiais, sendo considerada uma das mais importantes. Grande quantidade de barcos e tripulações de diversos países vêm participando deste evento internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dársena Norte - Secretaria de Turismo de La Nación - Argentina

 

 

Cais do ICRJ - acervo YCA

 

Fonte:  http://www.yca.orq.ar e http://www.icrj.com.br/historia/buenos-aires.htm

 

 

 

Parte II

 


 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ