Baleia a bombordo!
Realizando um velho sonho
Luis Alberto Grassi


Sempre gostei d'água. Doce ou salgada.
Assim, em 1996 comprei um RIB, o "Mirapalheta", velho conhecido e pioneiro do Popa/Pinguela, bote semi-rígido Barão, Johnson 70 HP, de 18,5 pés limpo, que passei a equipar com toda a segurança, mobilidade e autonomia possíveis.

Imaginava a coragem dos caçadores de baleias com pequenos barcos e mar proceloso em perseguições inesquecíveis, com baixas em ambos os lados.

Até o advento generalizado da luz elétrica a Europa era toda iluminada com óleo de baleia, razão do massacre generalizado do maior mamífero do planeta.

Como nas cercanias de Imbituba esta localizado um "berçário de baleias" de julho a novembro, resolvi também "caçá-las", agora com a câmera profissional ao invés do arpão.
Fui.

Garopaba, início de agosto de 2007, cantão da praia, galpão do Mano, engenheiro ali radicado, conhece tudo e todos pesqueiros, o mar, o tempo! Homem simples e direto, deu as referências e dicas.

Contratei um pescador, o Caíco, e fomos pr'água às 4 da tarde, vento mais calmo. Rumo ao Siriú e Gamboa, olho atento e céu cinzento.

De repente, entre o Mirapalheta e a praia, a 800 metros, o bicho fungou forte e mergulhou acenando torre da cauda como uma bandeira de aviso!

Calculei seu trajeto e posicionei o "Mirapalheta" na rota, motor em neutro, a baleia na proa em 200 metros. E o bicho se veio, lento, sem provocação e nem tão ligeiro como se fugisse! Nós, 450 quilos, 5,5 metros; ela, 50 toneladas, cerca de 17 metros, duas ondas de distância, uma fêmea, só!

O que mais me impressionou?
O silêncio respeitoso e emocionado a bordo ante sua passagem, um respeito que ela nos impôs: imagem e som inesquecíveis. Nos olhou devagar, tomou a direita e seguiu sua vida. Mudou a nossa!

Com carinho, ao Popa!

Beto Grassi

Clique na seta no centro da imagem para assistir
o vídeo com a baleia a poucos metros do inflável


Baleia Franca

Quando? Onde?
De julho a novembro, com pico na 2ª qinzena de agosto a 1ª de outubro!
Litoral sul de Santa Catarina.

Que tamanho tem uma Baleia Franca?
As fêmeas podem atingir mais de 17 metros de comprimento, e os machos, um pouco menos.

Como diferenciar uma Baleia Franca de outras baleias?
O corpo é negro e arredondado, sem nadadeira dorsal, e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca. O ventre (região da barriga) apresenta manchas brancas irregulares.

Quanto pesa uma Baleia Franca?
Cerca de 50 toneladas. A camada de gordura que reveste o corpo das baleias francas pode chegar a 40 centímetros de espessura em alguns pontos.

A que velocidade podem as Baleias Francas nadar?
São animais relativamente lentos, atingindo cerca de 12 quilômetros por hora em deslocamento normal. Velocidade que poderíamos alcançar em um veleiro pequeno.

As fêmeas vêm da Antártida para o litoral brasileiro para o período de reprodução e nadam cerca de 15 dias até chegarem a SC.

No ano passado, a ONG Baleia Franca registrou a presença de 150 mamíferos nas praias, de Cidreira a Florianópolis.