Os navegadores e a bandeira
O Dia da Bandeira
Danilo Chagas Ribeiro

19 Nov 2007
Hoje, 19 de novembro, é o Dia da Bandeira. Para nós navegadores a bandeira nacional tem uma conotação especial. A bandeira nacional está constantemente emoldurando nossa visão pela popa, o lugar de honra da embarcação.

Os navegadores de todos os países estão acostumados a ver a bandeira diariamente quando navegam. Sejam embarcações militares, mercantes ou de recreio, todos devem portar a bandeira de seus países.

Hasteando a bandeira de uma nação, um navio passa a ser parte integrante do território dela, nele dominando as suas leis e convenções internacionais.

Quando navegamos ao Uruguai em 2003, via Lagoa Mirim, a lancha Aline passou a exibir também a bandeira desse país amigo. Navios estrangeiros navegando no Brasil devem exibir as bandeiras de seus países de origem e também a do Brasil.

Boa Noite!
Navegando no Navio Veleiro Cisne Branco há alguns anos, conheci o cerimonial da bandeira. Ao pôr-do-sol, aquele enorme pavilhão nacional foi arriado na popa do navio (foto ao lado).

Um grupo de marinheiros, em formação, atendia à cerimônia sob o comando do comandante do navio, com toque de apito. Foi uma cerimônia bonita.

Com a bandeira sendo dobrada nas mãos dos marujos, o comandante encerrou a cerimônia dizendo "Boa noite" aos presentes. Faz parte do costume da Marinha.

Quando a bandeira do Brasil vai hasteada junto a outras, as demais devem ficar abaixo dela, em sinal de respeito (como na foto ao lado).

A utilização da bandeira nacional nas embarcações de recreio é regulamentada pela NORMAM03, da Marinha do Brasil (regras no link indicado abaixo).

Conheça a história e os detalhes da bandeira nacional no belo artigo do Comte Augusto Chagas.

 

Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil

 

Navio Veleiro Cisne Branco em Porto Alegre

 


Foto enviada ao Popa pelo Comte Antonio Joaquim Machado.
Demais fotos Danilo Chagas Ribeiro.

-o-

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics