"Novo tipo de barco"
Revista Yachting Brasileiro nº45 - Julho 1948 (Sem autoria)
Transcrito e enviado ao site por cortesia do Cmte Carlos Altmayer Gonçalves

 

No mês passado apareceu no Rio Yacht Club, procedente dos Estados Unidos, um barco de tipo novíssimo, que julgamos valer a pena descrever nesta página, para informação dos nossos leitores, apesar de o barco não estar à venda, por enquanto, no Brasil.

As características são comuns – 9 pés de comprimento por 4 pés e 2 polegadas de boca e 5 pés e 10 polegadas de contorno, sendo redondo no fundo e com uma pequena quilha fazendo parte integrante do casco. Serve para remo ou motor de popa.

 

 

O interessante está na fabricação e na matéria empregada. O casco é moldado numa só peça, de matéria sintética. Pesa 80 libras apenas (menos de 36 quilos) e agüenta com facilidade um peso de 1.500 libras ou seja mais de 660 quilos. É fabricado pela General Eletric Company para a Beetle Boat Company, de New Bedford, Mass., e cremos que seja o primeiro barco moldado em matéria sintética, exclusivamente. É feito de vidro trançado e algodão em tecido, em lâminas alternadas, impregnado com uma resina especial. A laminação é efetuada pelo processo de baixa pressão e a espessura do casco varia entre 3/32” e 1/4" (2,5 m/m até 7 m/m). Uma vez preparado o material do casco, é processado dentro de molde fechado,sob pressão de 20 libras por polegada quadrada, numa temperatura de 220°F (105°C), aproximadamente, durante o espaço de duas horas, mais ou menos.

 

 

Para assegurar uma qualidade permanente de flutuação, coloca-se, em baixo dos bancos e em contorno do barco, uma “espuma” especial de matéria plástica, fabricada de acetato de celulose. O casco é extremamente leve e, ao mesmo tempo, muito resistente: é inalterável em água salgada, não é atacado por bicho e não sofre modificações sob as condições climáticas mais variadas. Aceita com facilidade qualquer tipo de tinta. Em virtude dessas qualidades a matéria deve ter grandes possibilidades na construção de embarcação.Reproduzimos uma fotografia demonstrando um barco prestes a sair do molde e outra do barco terminado.

-o-